A investigação de pós-doutoramento de Sandra Boto tem como objetivo consumar a edição crítico-genética do Romanceiro de Almeida Garrett (1799-1854). Teve início em 2013, após uma longa etapa prévia de estudo e análise de todos os testemunhos conhecidos referentes a esta obra legados pelo poeta romântico português.

A par das coleções impressas de romances que publicou em vida e das versões, completas ou fragmentárias, estampadas em obras de teatro ou em prosa da sua autoria, Garrett legou-nos ainda um espólio manuscrito abundante (essencialmente constituído por autógrafos), disperso por distintos núcleos documentais localizados em Portugal.

Somando à exponencial heterogeneidade do corpus baladístico garrettiano os objetivos ambiciosos da própria edição em curso, que visa criar proporcionar vários níveis de leitura, o digital impôs-se como a única forma viável de “representar” editorialmente esta obra, em ambiente hipermédia (embora assumindo os conhecidos riscos da instabilidade associada à materialidade digital).

A edição crítica digital em curso, é, assim, o resultado final de um projeto apoiado diretamente pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através da concessão de uma bolsa individual de pós-doutoramento em Estudos Literários, no concurso de 2012, que se encontra atualmente no segundo triénio.

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