O projeto INVITRO-Gerador é liderado pela Artech-Int: Associação Internacional de Arte Computacional, em consórcio com a Universidade Aberta e o CIAC. O projeto terá a duração de 12 meses e foi aceite para financiamento pela DGARTES – Direção-Geral das Artes na área das artes digitais. Este projeto conta ainda com o apoio institucional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) e da International Society for Education Throught Art (INSEA).
O projeto INVITRO-Gerador visa dinamizar o espaço INVITRO, localizado no Palácio Ceia, através de um programa anual de residências artísticas, workshops, exposições, entre outros, ajudando a transformar a Universidade Aberta em ator cultural e artístico no panorama da cidade de Lisboa e a nível nacional/internacional. Este projeto tem por ambição suportar a criação artística digital, estruturando-se sobre uma base tripla de ação: (1) criação; (2) exposição/fruição e (3) debate/formação.
O programa expositivo será ativado em dois momentos. No primeiro, no espaço INVITRO e hall do Palácio Ceia, em Lisboa, traduzir-se-á por nove exposições individuais. No segundo momento concretizar-se-á numa exposição coletiva em que se mostrará uma síntese do projeto global, envolvendo os nove artistas, em pelo menos dois locais do país: Faro e Lisboa.
Cada exposição de cada artista produzirá uma publicação, que funcionará não só como catálogo, mas sobretudo como registo do processo criativo, de desenvolvimento e de análise dos impactos junto do público/audiência, servindo assim também um propósito educativo. Cada artista será responsável por ministrar um workshop e/ou palestra. O programa residencial será espaçado no tempo por forma a articular os vários eventos no calendário, espaçando-os ao longo do ano de duração do programa residencial na sua globalidade. O programa encerrará com uma conferência e publicação finais, reunindo não só todos os intervenientes, mas também aberta à participação e divulgação internacionais.
Esta publicação também está disponível em: Inglês