PROJETO

PROJETO

O Projeto Outdoor Jovens Criadores, inserido no Programa 365º Algarve, resulta de uma parceria entre a P28, Associação Cultural, o CIAC e o Município de Faro. Este projeto, previsto em três fases, com inaugurações de novos outdoors em espaços específicos do Algarve, teve início em outubro de 2016 e prolonga-se até junho de 207.

O responsável e promotor do projeto é o artista e investigador Sandro Resende. No CIAC, este projeto tem coordenação de Mirian Tavares e Pedro Cabral Santo. Outdoor Jovens criadores pretende assumir um papel dinamizador ao adotar um formato pouco convencional na arte pública contemporânea, que se replica por manifestações de jovens e artistas emergentes na região do Algarve ainda pouco reconhecidos no panorama artístico nacional, mas sob uma vertente “site specific” – obra específica para o espaço. Esta solução conceptual compreende uma necessidade estética, orientada pelo suporte utilizado (neste caso um outdoor publicitário) para a receção de obras.

Pretende-se o reaproveitamento de um tipo de suporte, por demais omnipresente na paisagem urbana, recuperando aquela que é a sua reconhecida eficácia comunicacional para as finalidades da arte. A ideia subjacente a este programa geral surge de uma perspetiva pragmática: implicar espaços incontornáveis no atual paradigma do tecido social e urbano por forma a trazer a arte para o quotidiano, ao fazer uso de suportes publicitários e informativos, espaços de transição e superfícies comerciais como meios/veículos de programação artística.

Para lá da fruição estética, a ocupação de espaços normalmente conotados com outros propósitos e tradicionalmente alheios à Arte permitirá uma maior equidade no seu acesso, capitalizando a disponibilidade do cidadão comum, indo diretamente ao seu encontro e “forçando-o” a aceder a propostas de arte contemporânea. Ao interiorizar as premissas anteriores e equacionar a apropriação de Outdoors nos centros nevrálgicos do Algarve, o projeto acentua, mais uma vez, este seu carácter democrático, disponibilizando-se em espaços exteriores, públicos, algo quase sempre confinado a ambientes expositivos e museais.

Com esta orientação estética (mas também pragmática) acreditamos atingir um ideal conotado com a massificação do acesso à Arte, numa verdadeira manifestação do conceito de arte-pública, na qual esta entra em contacto com o espetador de modo espontâneo. Outdoor Jovens criadores possibilita uma mais fácil, rápida e eficaz disseminação da Arte por todos os Públicos.