O projeto de cruzamentos disciplinares Parole Soufflée, financiado pela Direção Geral das Artes, é dinamizado e coordenado pelo investigador do CIAC, Alexandre Pieroni Calado.

Este projeto promove a visibilidade da função do Ponto de Teatro, ao mesmo tempo que a discute enquanto imagem da condição do sujeito na sua relação com a linguagem. O projeto propõe a realização de uma investigação documental e em situação junto dos pontos em atividade no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, como via para a criação de uma peça de Autoteatro, de uma instalação sonora e de uma edição reunindo os resultados da pesquisa. Além de um período de residência de trabalho na mencionada instituição, esta proposta prevê ainda a realização de uma ação de formação sobre texto e interpretação, bem como colóquios sobre temas conexos ao projeto. Investigamos e damos o nosso contributo para a valorização das artes da cena em Portugal, para a pesquisa do que pode ser o teatro hoje.

A lógica do projeto, contudo, não pretende encerrar-se na elaboração de um objeto performativo, mas abrir-se a um intenso diálogo com os circuitos e as organizações culturais, ao longo de cerca de seis meses de atividades públicas, prevendo a realização de “Paroles, paroles, paroles” (Ação de Formação), “Intervalo” (Peça Sonora), “Os Pontos no Teatro Nacional D. Maria II” (Edição de Livro), “Teatros da Palavra: Voz, Memória/A Palavra e o Poder: Peter Handke/Nos Limites do Mundo: Filosofia e Linguagem” (Conferências), bem como conversas com estudantes, ensaios abertos, entre outras atividades.

Esta publicação também está disponível em: Inglês