PROJETO

Play Your Role: GAMIFICATION AGAINST HATE SPEECH – Rights, Equality and Citizenship


Play your Role resulta de uma parceria entre 7 instituições internacionais (Itália, Lituânia, Alemanha, Portugal, Polónia e França) de entre as quais podemos encontrar o CIAC (UAlg) como um dos parceiros participantes. A equipa nacional do projeto é composta pelos investidores Mirian Tavares e Bruno Mendes da Silva (coordenador local).

O desafio que este projeto propõe é o reforço de comportamentos positivos em adolescentes através dos videojogos, promovendo a consciencialização e compreensão do discurso de ódio xenófobo e racista online, através da criação de novas ferramentas pedagógicas (narrativas online em forma de atividades de jogos), para professores e animadores juvenis, que permitam consolidar a empatia.

Resultados esperados para os próximos 24 meses:

  • Empoderamento de organizações da sociedade civil e escolas para combater o discurso de ódio online com novos itinerários pedagógicos para professores e jovens trabalhadores, baseado na cultura de videojogos;
  • Aumento da conscientização dos jovens e do público em geral sobre o discurso online de ódio, aumentando a percepção do público sobre o assunto.
  • Fortalecimento da cooperação entre escolas, instituições de juventude e indústria de videojogos para combater o discurso de ódio online.

    Mais informações em https://www.playyourrole.eu/