PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista (props – gíria para proper respect [o devido respeito]) pretende atuar na prevenção e educação para os média, com vista à contenção do discurso de ódio online. Trata-se de um projeto na área das Ciências da Comunicação, que envolve a Universidade do Algarve (instituição proponente), o Instituto Politécnico de Santarém, a Universidade Aberta e a Universidade da Beira Interior.
Jogar um jogo online ou interagir numa rede social, numa comunidade de jogos ou numa plataforma digital faz parte do quotidiano da vida da maioria das crianças, jovens e adolescentes e tem implicações no desenvolvimento da sua personalidade, influência no seu comportamento e na capacidade de gerir conflitos.
Durante a pandemia, sobretudo durante os confinamentos, muitos domínios da vida quotidiana (como a ida à escola) foram transportados para a esfera virtual. Acelerou-se a crescente exposição de crianças, jovens e adolescentes a fenómenos de discurso de ódio, porém sem lhes providenciar as ferramentas e estratégias necessárias para gerir tais situações. Para além disso, a pandemia deu origem a uma nova onda de toxicidade virtual, trazendo consigo um aumento da discriminação e da intolerância, justamente quando as crianças e os jovens estão mais dependentes das plataformas digitais. Embora a legislação europeia e algumas legislações nacionais, bem como o Código de Conduta da União Europeia, tenham dado alguns passos importantes no combate ao discurso de ódio online, estas esferas digitais permanecem ingovernáveis.
É neste contexto que surge o projeto PROPS – Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista, centrado numa abordagem ao discurso de ódio através do desenvolvimento de narrativas interativas, digitais e analógicas, que possam atrair, motivar e envolver educadores, formadores, crianças e jovens a ocupar um lugar ativo na contenção do discurso de ódio online. Propõe-se a análise do fenómeno e o desenvolvimento de ferramentas educativas transmediáticas (com narrativas complementares) que incidam sobre os desafios sociais do discurso de ódio.
A equipa do projeto, liderada pelos investigadores do CIAC Bruno Mendes da Silva e Ana Filipa Martins, é constituída por elementos com vasta experiência nos domínios da educação, dos estudos dos media e literacia mediática e da criação e produção de filmes interativos, videojogos e percursos pedagógicos baseados na gamificação: Mirian Tavares, Carolina de Sousa, António Costa Valente, Susana Costa e Patrícia Dourado (CIAC/UAlg); Maria Potes Barbas e José Dias (CIAC/IPSantarém); José Bidarra (CIAC/UAb); Francisco Merino e Luís Nogueira (Universidade da Beira Interior).
O projeto, com início em março de 2023, é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
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