ANA ISABEL SOARES

ANA ISABEL SOARES

Email: asoares@ualg.pt

Ciência ID: D210-8245-81AB

ORCID: 0000-0003-2324-8319

Breve CV: Ana Isabel Soares é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL; 1993) e Doutorada em Teoria da Literatura pela mesma Faculdade (2003), onde, em 2009, completou uma investigação de pós-doutoramento sobre cinema português e poesia. Tem exercido a docência universitária na Universidade do Algarve, onde é Professora Auxiliar, tendo já ensinado um semestre no Programa em Teoria da Literatura da FLUL e vários cursos intensivos em universidades estrangeiras. Integrou a equipa de fundadores da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, de que foi a primeira Presidente (2010-2014).

Interesses de investigação: A sua atividade científica tem-se relacionado com as áreas da Teoria da Literatura, e com obras multiartísticas (David Wojnarowicz), fílmicas (Manoel de Oliveira, António Reis e Margarida Cordeiro) e literárias (nomeadamente, poesia portuguesa do século XXI). Os ensaios resultantes da suas reflexões têm sido publicados em revistas portuguesas e brasileiras. Traduziu, com Merja de Mattos-Parreira, a épica finlandesa Kalevala, que se viu publicada na editora Dom Quixote em 2013. É membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve). Escreve semanalmente na revista online Algarve Informativo.

Publicações mais recentes:

Pinto, J., Cardoso, T. & Soares, A.I. (2021). Da tela gigante ao pequeno ecrã das redes sociais: o Plano Nacional de Cinema em tempos de COVID-19. In P. Silveira, R. Morais, J. Dias (Eds.) (2021). As Gerações dos Ecrãs: Práticas e Experiências Relacionadas com o Online. Lisboa: IADE Press. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/11553

Pinto J., Cardoso, T. & Soares A. I. (2021). Portuguese National Film Plan, Literacies and Social Networks: Mapping good practices during the COVID-19 confinement. In C. Dias; L. Cardoso; V. Correia & C. Santos (Coords.) Proceedings of International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), pp. 145-166. Polytechnic Institute of Portalegre, Portugal. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/11582

Pinto J., Cardoso, T. & Soares A. I. (2021) Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta de promoção da literacia dos media na educação de jovens In Livro de Resumos do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal – Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (pp. 197-198). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/10948

Pinto, J., Cardoso, T., & Soares, A. I. (2021). Zoom Out / Zoom In às Redes Sociais Digitais do Plano Nacional de Cinema: Um visionamento em tempos pandémicos. In O Contemporâneo visto pelo Ecrã: Políticas, Culturas, Memórias e Identidades, Revista Ciências Humanas, 14(2). UNITAU, Taubaté/SP – Brasil. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/11039

Cucinotta, C., Pereira, A. C., & Soares, A. I. (2021). Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach (1945) in Jorge Silva Melo. Fotocinema. Revista Científica De Cine Y Fotografía23, 349-381. https://doi.org/10.24310/Fotocinema.2021.v23i.12366

Soares, A. I. (2021). Bairros Alegres (curta-metragem) https://vimeo.com/623200156.

Soares, Ana Isabel. (2021). Dom Roberto, Filme-Manifesto?. Revista Arte e Cultura Visual, 0(2), pp.37-52. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/50404/2/CIEBA_ACV2_Digital.pdf

Soares, A. I. (2021) Dossiê Pedagógico – Os Maias de João Botelho. Lisboa, Portugal: Plano Nacional de Cinema. https://pnc.gov.pt/10-os-maias

Soares, Ana Isabel (2021). “Lisbon Revisited – Edgar Pêra”. In Preces para Afugentar Tempestades, Insectos Malignos, etc., pp. 91-111. Artadentro.
Soares, Ana Isabel (2021). Margarida Gil: Quatro décadas de audiovisual. Húmus – 12catorzebold.
Soares, Ana Isabel. “Sobrepondo cidades”. Húmus 11 25 (2021): pp. 105-118. Disponível em http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16627
Caterina Cucinotta; Ana Catarina Pereira; Ana Isabel Soares. “Languidez de Agosto (1984): A Praia de Cesare Pavese (1045) em Jorge Silva Melo”. Fotocinema. Revista Científica de Cine y Fotografía 23 (2021): pp. 349-381. Disponível em https://doi.org/10.24310/Fotocinema.2021.v23i.12366
Pinto J.; Cardoso, T. & Soares, A. I. (2020) Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta para promover a Literacia mediática e a inclusão digital? In Revista Investigar em Educação – Liberdade, Equidade e Emancipação I, n. 11-12, 2ª série, (pp. 95-109). Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/11605
Soares, Ana Isabel (2020). “Four decades on screen: The fiction films of Margarida Gil”. In Women’s Cinema in Contemporary Portugal, ed. Liz, Mariana; Owen, Hilary, pp. 43-62. Bloomsbury Academic.
Soares, Ana Isabel. (2020) “Isolamento: Cinco tablettes”. Arte e Cultura Visual: Revista do Centro de Investigação e de Estudos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa 1, pp. 103-110. Disponível em https://issuu.com/fbaul/docs/arteeculturavisual_1/104

Soares, Ana Isabel (2020). “Notas sobre um currículo”. In Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano, ed. Rowland, Clara; Guerreiro, Fernando; Bértolo, José, pp. 415-428. RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Soares, Ana Isabel (2020). “O Apelo do Caos: Pier Paolo Pasolini, António Reis, poesia e cinema”. In Procesos intermediales. Cine, literatura, espacio, edited by Paulo Cunha; Filipa Rosário; Fernando González García, pp. 69-94. Grupo Editorial Sial Pigmalión – LITECOM.
Soares, Ana Isabel (2020). Poesia Portuguesa Contemporânea – Notas sobre os primeiros quinze anos do século XXI. Húmus.

 

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES