ANA ISABEL SOARES
Email: asoares@ualg.pt
Ciência ID: D210-8245-81AB
ORCID: 0000-0003-2324-8319
Breve CV: Ana Isabel Soares é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (Português/Inglês) pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL; 1993) e Doutorada em Teoria da Literatura pela mesma Faculdade (2003), onde, em 2009, completou uma investigação de pós-doutoramento sobre cinema português e poesia. Tem exercido a docência universitária na Universidade do Algarve, onde é Professora Auxiliar, tendo já ensinado um semestre no Programa em Teoria da Literatura da FLUL e vários cursos intensivos em universidades estrangeiras. Integrou a equipa de fundadores da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento, de que foi a primeira Presidente (2010-2014).
Interesses de investigação: A sua atividade científica tem-se relacionado com as áreas da Teoria da Literatura, e com obras multiartísticas (David Wojnarowicz), fílmicas (Manoel de Oliveira, António Reis e Margarida Cordeiro) e literárias (nomeadamente, poesia portuguesa do século XXI). Os ensaios resultantes da suas reflexões têm sido publicados em revistas portuguesas e brasileiras. Traduziu, com Merja de Mattos-Parreira, a épica finlandesa Kalevala, que se viu publicada na editora Dom Quixote em 2013. É membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve). Escreve semanalmente na revista online Algarve Informativo.
Publicações mais recentes:
Pinto, J., Cardoso, T. & Soares, A.I. (2021). Da tela gigante ao pequeno ecrã das redes sociais: o Plano Nacional de Cinema em tempos de COVID-19. In P. Silveira, R. Morais, J. Dias (Eds.) (2021). As Gerações dos Ecrãs: Práticas e Experiências Relacionadas com o Online. Lisboa: IADE Press. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/11553
Pinto J., Cardoso, T. & Soares A. I. (2021). Portuguese National Film Plan, Literacies and Social Networks: Mapping good practices during the COVID-19 confinement. In C. Dias; L. Cardoso; V. Correia & C. Santos (Coords.) Proceedings of International Congress on 21st Century Literacies (ICCL2021), pp. 145-166. Polytechnic Institute of Portalegre, Portugal. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/11582
Pinto J., Cardoso, T. & Soares A. I. (2021) Plano Nacional de Cinema: uma ferramenta de promoção da literacia dos media na educação de jovens In Livro de Resumos do XXVIII Colóquio da AFIRSE Portugal – Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education (pp. 197-198). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/10948
Pinto, J., Cardoso, T., & Soares, A. I. (2021). Zoom Out / Zoom In às Redes Sociais Digitais do Plano Nacional de Cinema: Um visionamento em tempos pandémicos. In O Contemporâneo visto pelo Ecrã: Políticas, Culturas, Memórias e Identidades, Revista Ciências Humanas, 14(2). UNITAU, Taubaté/SP – Brasil. https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/11039
Cucinotta, C., Pereira, A. C., & Soares, A. I. (2021). Languidness of August (1984): Cesare Pavese’s The Beach (1945) in Jorge Silva Melo. Fotocinema. Revista Científica De Cine Y Fotografía, 23, 349-381. https://doi.org/10.24310/
Soares, A. I. (2021). Bairros Alegres (curta-metragem) https://vimeo.com/623200156.
Soares, Ana Isabel. (2021). Dom Roberto, Filme-Manifesto?. Revista Arte e Cultura Visual, 0(2), pp.37-52. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/50404/2/CIEBA_ACV2_Digital.pdf
Soares, A. I. (2021) Dossiê Pedagógico – Os Maias de João Botelho. Lisboa, Portugal: Plano Nacional de Cinema. https://pnc.gov.pt/10-os-maias
Soares, Ana Isabel (2020). “Notas sobre um currículo”. In Imitações da Vida: Cinema Clássico Americano, ed. Rowland, Clara; Guerreiro, Fernando; Bértolo, José, pp. 415-428. RIAL – Realidade e Imaginação nas Artes e na Literatura, Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.