ANA LOUREIRO
Email: ana.loureiro@ese.ipsantarem.pt
Breve CV: Ana Loureiro é licenciada em Novas Tecnologias da Comunicação (1998), Mestre em Multimédia em Educação (2006) e Doutorada em Ciências e Tecnologias da Comunicação (2013) pela Universidade de Aveiro. Exerceu docência no Instituto Politécnico de Viseu, sendo atualmente Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Santarém – Escola Superior de Educação e Professora Adjunta convidada (desde 2014) na Escola Superior de Educação de Lisboa, no Domínio de Artes Visuais, Tecnologias e Multimédia. A sua internacionalização, enquanto docente, passou pelo exercício de funções (Instructor) na University of the People (curso Online Education Strategies), e pelos convites ao abrigo da mobilidade docente (Erasmus) para lecionar na Universitatea de Vest din Timisoara, Roménia e na Mustafa Kemal University, Antakya – Turquia. Desde 2012 que é tutora na escola doutoral de verão Joint European Summer School on Technology Enhanced Learning.
Interesses de investigação: ensino a distância e Technology Enhanced Learning (TEL), mundos virtuais imersivos 3D, social media e ferramentas web 2.0 para a aprendizagem colaborativa, cooperativa e social e aprendizagem ao longo da vida, literacia digital e da informação, content curation, tecnologias educativas.
Nos últimos anos, tem coordenado e colaborado em vários projetos nacionais e internacionais, e tem publicado uma grande variedade de artigos peer reviewed.
Publicações mais recentes:
Melo, A.; Loureiro, A. (2017). Impacto do Estudo da Informática na Melhoria do Pensamento Crítico e Autonomia Intelectual: um Estudo com Mulheres na Modalidade Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista da UIIPS, v. 5, n. 3, pp. 115-128. (ISSN: 2182-9608).
Barbas, M.; Branco, P.; Loureiro, A.; Matos, P. (2017). NEETin with ICT. Universal Journal of Educational Research Vol. 5(4), pp. 537-543. doi:10.13189/ujer.2017.050402. [http://www.hrpub.org/journals/article_info.php?aid=5799].
Loureiro, A., & Messias, I. (2016). Competences and Learning Profiles of Digital Age’s Students. In M. Pinheiro, & D. Simões (Eds.) Handbook of Research on Engaging Digital Natives in Higher Education Settings (pp. 171-191). Hershey, PA: Information Science Reference. IGI Global. doi:10.4018/978-1-5225-0039-1.ch008 [http://www.igi-global.com/chapter/competences-and-learning-profiles-of-digital-ages-students/148537]
Correia, M.; Santos, R.; Loureiro, A. (2016). Projetos Interdisciplinares em Educação Ambiental no Ensino Superior. Atas do II Congresso Internacional – Educação, Ambiente e Desenvolvimento, pp. 208-220. Leiria: Edições OIKOS. (ISBN: 978-989-99054-2-9) [http://ambiente.ipleiria.pt/files/2017/04/Livro_Atas_IICIEAD_AF-1.pdf]
Loureiro, A. (2015) E-Skills IP – Mastering the 21st Century Skills, INTED2015 Proceedings, pp. 132-140. International Association of Technology, Education and Development (IATED). ISBN: 978-84-606-5763-7. ISSN: 2340-1079. [https://library.iated.org/view/LOUREIRO2015ESK]