ANTÓNIO ARAÚJO
Email: antonio.araujo@uab.pt
Ciência ID: B113-5CDF-F72D
ORCID: 0000-0003-0909-5782
Breve CV: António Bandeira Araújo é licenciado em Física (1995) e Doutorado em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011). É professor auxiliar na Universidade Aberta, onde exerce a docência desde 2003.
Interesses de investigação: Tem dividido a sua atividade científica entre duas vertentes do estudo da geometria – no campo da matemática pura, estudou a classificação das curvas legendrianas e a dessingularização de superfícies lagrangeanas. Mais recentemente tem-se dedicado ao estudo das aplicações da geometria às artes visuais, nomeadamente no estudo das perspetivas curvilíneas e anamorfoses, tanto no âmbito das técnicas clássicas como na sua relação com os algoritmos e técnicas da arte digital. Este trabalho mantém uma relação próxima com as suas atividades paralelas no campo das artes plásticas e da ilustração. É membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (pólo UAb) e do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional.
Publicações mais recentes:
Silva, Bruno M.; Tavares, M.; Araujo, A.; Costa, S. (2021), Cadavre Exquis: Forking Paths from surrealismo to interactive film. The Forking Paths: Interactive Film and Media. Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação. ISBN: 978-989-9023-53-6 (suporte impresso) e 978-989-9023-54-3 (suporte eletrónico).
Silva, B., Tavares, M., Araújo, A., & Costa, S. (2021). In B. Silva and J. Carrega (Eds.), Cadavre Exquis: Forking Paths from Surrealism to Interactive Film. In The forking Paths (pp. 79-108). Centro de Investigação em Artes e Comunicação.
Rossi, A., Olivero, L. F., & Araújo, A. (2021). For Representation, a New Reality: Hybrid Immersive Models. In Faces of Geometry (2nd ed., Vol. 172, pp. 263–275). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-030-63702-6_20
Rossi, A., Olivero, L., & Araújo, A. B. (2021). Spazi digitali e modelli immersivi: Applicazioni di prospettiva cubica. In 42th International Conference Of Representation Disciplines Teachers. Congress Of Unione Italiana Per Il Disegno. https://doi.org/10.3280/oa-693.148
Olivero, L. F., Araújo, A. B., & Rossi, A. (2021). Reconstruction of St. Michael’s Church, Hildesheim in cubical perspective. Nexus 20/21 – Retationships between Architecture and Mathematics, 239–244.
Olivero, L., Araújo, A. (2021). I’m watching you/me: Live drawing and VR visualization of spherical perspectives using touch designer. In Proceedings of the 10th International Conference on Digital and Interactive Arts (ARTECH2021). October 13–15, 2021, Aveiro, Portugal. ACM, New York, NY, USA. DOI: https://doi.org/10.1145/3483529.3483778
Lopes, M. M.; Lopes, P. B.; Araújo, A.; Olivero, L. & Marcos, A. F. (Eds.), Book of Proceedings of ARTECH 2021, 10th International Conference on Digital and Interactive Arts (ARTECH 2021) – Hybrid Praxis – Art, Sustainability & Technology. October 13–15, 2021, Aveiro, Portugal. ACM ISBN 978-1-4503-8420-9/21/10; https://doi.org/10.1145/3483529.3483684
Flores, M., Araújo, A. (2021). Applications of anamorphosis and mixed reality in a classroom setting. In Proceedings of the 10th International Conference on Digital and Interactive Arts (ARTECH2021). October 13–15, 2021, Aveiro, Portugal. ACM, New York, NY, USA. DOI: https://doi.org/10.1145/3483529.3483532
Flores, M., Araújo, A., & Figueiredo, M. (2021). O Contributo Das Tecnologias Imersivas Para O Estudo Da Perspetiva Na Disciplina De Educação Visual: Um Projeto Com Alunos Do 9.º Ano. In Challenges 2021: XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação Na Educação. Braga, Portugal. https://www.nonio.uminho.pt/challenges/wp-content/uploads/dlm_uploads/2022/01/draft_challenges2021.pdf
Azevedo, H., Araújo, A. (2021). Anatomy Primitives. In Proceedings of the 10th International Conference on Digital and Interactive Arts (ARTECH2021). October 13–15, 2021, Aveiro, Portugal. ACM, New York, NY, USA. DOI: https://doi.org/10.1145/3483529.3483760
Araújo, A. B. (2021). Spherical Perspective. In B. Sriraman (Ed.), Handbook of the Mathematics of the Arts and Sciences (pp. 1–61). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-70658-0_100-1
Araújo, A. B. (2021). Workshop—Drawing Equirectangular Perspectives for VR Panoramas with Eq A Sketch 360. 2021 7th International Conference of the Immersive Learning Research Network (ILRN), 1–3. https://doi.org/10.23919/iLRN52045.2021.9459397
Araújo, A. B., Olivero, L., & Rossi, A. (2021). Reconstruction of St. Michael’s Church, Hildesheim in Cubical Perspective. In Kim Williams (Ed.), Nexus 20/21 – Relationships between Architecture and Mathematics, 239–244. Kim Williams Books. https://nexus2021.architektur.uni-kl.de/
Araújo, A. B. (2020). A GeoGebra Tool for Drawing Immersive Perspectives. In B. M. Silva (Ed.), ARTeFACTo2020, International Conference on Digital Creation in Arts and Communication (pp. 155–160). Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação. http://invitrolab.eu/ARTeFACTo2020_BookOfProceedingsWeb.pdf
Araújo, A. B. (2020). Anamorphosis Reformed: From Optical Illusions to Immersive Perspectives. In Sriraman B. (eds) Handbook of the Mathematics of the Arts and Sciences. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-70658-0_101-1
Araújo, A. B. (2020). Dürer Machines Running Back and Forth. Proceedings of Bridges 2020: Mathematics, Art, Music, Architecture, Education, Culture (pp. 525–532), Tessellations Publishing http://archive.bridgesmathart.org/2020/bridges2020-525.html
Araújo, A. B. (2020). Explorations in Rational Drawing. Journal of Mathematics and the Arts, 14(1–2), 4–7. https://doi.org/10.1080/17513472.2020.1734437
Araújo, A. B., (2020), Spherical Perspective Methods for Immersive Architectural Sketches , in As fórmulas na arquitectura / 4.º Seminário Internacional de Arquitectura e Matemática, (pp. 45-60), Univ. Lusiada Editora.
Araújo, A. B., Olivero, L. F., & Rossi, A. (2020). A Descriptive Geometry Construction of VR panoramas in Cubical Spherical Perspective. Diségno, 6, 35–46. https://doi.org/10.26375/disegno.6.2020.06
Azevedo, H., Araújo, A. B., (2020). Towards a Canon for Digital Human Anatomy 3D Modeling. In B. M. Silva (Ed.), ARTeFACTo2020, International Conference on Digital Creation in Arts and Communication (pp. 121–126). Edições Centro de Investigação em Artes e Comunicação. http://invitrolab.eu/ARTeFACTo2020_BookOfProceedingsWeb.pdf
Olivero, L., Rossi, A., Araújo, A., (2020), Applications of cubical perspective in architecture, engineering and product design, in As fórmulas na arquitectura / 4.º Seminário Internacional de Arquitectura e Matemática, (pp. 63-86), Univ. Lusiada Editora.
Araújo, António Bandeira. (2019). “A fisheye gyrograph: Taking spherical perspective for a spin”. In S. Goldstine, D. McKenna, & K. Fenyvesi (Eds.), Proceedings of bridges 2019: Mathematics, art, music, architecture, education, culture (pp. 659–664). Tessellations Publishing.
Araújo, A. B.; Olivero, L. F.; Rossi, A. (2019). Boxing the Visual Sphere: towards a systematic solution of the cubical perspective. In Congresso de la UID, 41, Perugia. p. 33–40. doi:10.36165/1004
https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/8730
Araújo, António B. (2019). “Eq A Sketch 360, a Serious Toy for Drawing Equirectangular Spherical Perspectives”. Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, 1–8. https://doi.org/10.1145/3359852.3359893
Araújo, António Bandeira, Olivero, L. F., & Antinozzi, S. (2019). “HIMmaterial: Exploring new hybrid media for immersive drawing and collage”. Proceedings of the 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, 1–4. https://doi.org/10.1145/3359852.3359950
Araújo, A.;Serranho, P. (2019). On the use of quasi-equidistant source points over the sphere surface for the method of fundamental solutions, Journal of Computational and Applied Mathematics, Volume 359, Pages 55-68. https://doi.org/10.1016/j.cam.2019.03.019