FERNANDO FARIA PAULINO
Email: fpaulino@ismai.pt
Breve CV: Fernando Faria Paulino, é doutorado em Antropologia (especialidade em Antropologia Visual), Professor Auxiliar no Instituto Universitário da Maia ISMAI, Dept. de Ciências da Comunicação e Tecnologias da Informação (nas áreas de: comunicação audiovisual, comunicação multimédia, semiótica visual, vídeo-documentário, hipermédia e fotografia), investigador integrado do CITEI Centro de Investigação em Tecnologias e Estudos Intermédia e investigador principal do CIAC Centro de Investigação em Artes e Comunicação / Universidade do Algarve. É Coordenador da Licenciatura em Tec. de Comunicação Multimédia do Instituto Universitário da Maia, Coordenador do CLM Centro e Laboratório Multimédia do ISMAI e Coordenador do LabCCCom Centro de Ciências da Comunicação | Estúdio Multiplataforma do ISMAI. É ainda professor convidado na Universidade de Múrcia e na Universidade de Cabo Verde.
Interesses de investigação: antropologia, antropologia visual e antropologia da comunicação visual; metodologia, tecnologia e epistemologia das imagens e da cultura visual e sonora; semiótica visual e cultura visual; medias digitais, multimédia/hipermédia, filme documentário e fotografia documental; documentário interactivo, i-docs e web-docs; antropologia, património cultural, cultura desenvolvimento e turismo.
Publicações mais recentes:
Paulino, Fernando F; Barbosa, Renata. 2017. “Recording the Intangible Heritage of the City in the Metropolitan Area of Porto”, International Conference Cities’ Identity through Architecture and Art, In Proceedings of the International Conference on Cities’ Identity through Architecture and Art, Cairo.
Paulino, Fernando; Oliveira, Ana. 2017. “European Creativity and Urban Regeneration”, The Journal of Public Space 2, 2: 127 – 140.
Paulino, Fernando F. 2015. Património e Memória. Vestígios de uma viagem. In Vestígios. ISBN: 978-989-20-5582-4. Porto: Adriana de Melo
Paulino, Fernando F; Silva, Mário M. D.; Silva, Bruno M. 2015. O Documentário por meio do videojogo. In Arte, Tecnologia e Poéticas Contemporâneas, ed. José Albio Moreira de Sales, Bruno Miguel dos Santos Mendes da Silva , 249 – 271. ISBN: 978-85-7826-262-4. Fortaleza: EdUECE
Paulino, Fernando; Cruz, Tiago; Tavares, Mirian E. N. 2014. “CulturalNature Arga #2”, International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 5, 1: 21 – 31.
Paulino, Fernando F; Silva, Bruno M; Silva, Mário M. D.. 2014. “Between the Sacred and the Profane in the S. João d’Arga’s Festivities: A Digital Art Installation “, International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG) 5, 1: 1 – 20.
Outras informações:
Em 2013 coordenou a equipa do Projeto de “Recolha do Património Imaterial” promovido pela AMP-Área Metropolitana do Porto tendo realizado 17 documentários nas mais diversas temáticas relativas ao património imaterial. Em 2017 iniciou a coordenação do Projeto “Lendas e Narrativas” igualmente promovido pela AMP-Área Metropolitana do Porto.
Desde 2013 é coordenador científico do projeto “Antropologia Visual e Novos Media”, resultante da parceria com a Universidade de Cabo Verde. O seu principal objetivo passa pela utilização das tecnologias digitais nos processos de mediação da cultura e património. Até à data foram realizados neste contexto quatro workshops anuais em Cabo Verde (ilhas de Santiago e Fogo): “Observar, Produzir e Partilhar” (2013), “Imagens Construídas, Imagens Imaginadas” (2014), “As Tecnologias da Comunicação Digital na Construção da Patrimonialidade Cabo-Verdiana” (2015), “Património, Memória e Identidade” (2016) e “Cultura digital – linguagem(s), imagem(s), narrativa(s) (2017).
Em 2017 iniciou, numa parceria entre o Instituto Universitário da Maia, a Universidade de Cabo Verde, a Universidade Federal do Maranhão (Brasil), o INEP Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (Guiné-Bissau) e diversas associações locais desses países, o Laboratório Digital do Património Cultural, do qual é coordenador geral, cujo objetivo geral passa pela recolha e tratamento da informação relativa ao património cultural (essencialmente imaterial) de Portugal, Cabo Verde, Brasil e Guiné-Bissau, essencialmente na área das artes, das formas de representação artística e respetiva produção, do imaginário coletivo, da memória e da identidade.