JOSÉ BIDARRA
Email: jose.bidarra@uab.pt
Breve CV: José Bidarra obteve o grau de Doutor pela Universidade Aberta, no ramo de Ciências da Educação, na especialidade de Comunicação Educacional. É atualmente professor desta universidade onde leciona regularmente unidades curriculares nas áreas de narrativas digitais, multimédia e e-learning, para além de exercer funções como coordenador da Secção de Informática, Física e Tecnologia (SIFT) e membro do Conselho Coordenador do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da Universidade Aberta. É ainda membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD), parceria da Universidade Aberta com a Universidade do Algarve.
Interesses de investigação: As suas atividades estão centradas nas áreas do e-learning, narrativas, jogos e media digitais, tendo a seu cargo a orientação de diversas teses de mestrado e de doutoramento. Colabora frequentemente em projetos transnacionais e presta serviços pontuais de consultadoria e formação profissional junto de diversas instituições.
Publicações mais recentes:
Vicente, A.T., & Bidarra, J. (2021). O olhar, a tactilidade e a sua representação em fotografia. Invisibilidades – Revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes, 16, 10-19. Disponível em: https://www.apecv.pt/pt-pt/invisibilidades16. Indexado: Latindex.
Tomás, G., Mira da Silva, M., & Bidarra, J. (2021). Supervision of Master Theses Based on Scrum: A Case Study. Education and Information Technologies, 26(2). DOI: https://doi.org/10.1007/s10639-021-10433-2 Indexado: ACM Digital Library, Web of Science, Scopus.
Simonsen, H. K. & Bidarra, J. (2021). Artificial Intelligence and Learning Activities. In G. Ubachs (Ed.) The Envisioning Report for Empowering Universities (pp. 23-25). Maastricht, NL: EADTU. Disponível em: https://tinyurl.com/8253v4un
Rocha, R., Bidarra, J., & Saldanha, A. (2021). Produção da informação dos media sonoros: Desafios e entraves para a comunicação na pós-verdade. Comunicação publicada nas atas do Encontro Novas Dinâmicas dos Conteúdos Sonoros no Ambiente Digital, Universidade de Coimbra, 30 de abril de 2021.
Rocio, V. & Bidarra, J. (2021). Enhancement and extension of the printed book: An online gamification model to complement educational textbooks. Comunicação publicada nas atas da conferência I-HE 2021 – Innovating Higher Education, EADTU, Universidade de Bari, Itália, 3-5 de novembro de 2021.
Holmes, W., Bidarra, J., & Simonsen, H.K. (2021). Artificial Intelligence in Higher Education: A Roadmap and Future Perspectives. In H. K. Simonsen (Ed.) Forsøg med uddannelsesdigitalisering og hybride formater (pp. 121-138). Samfundslitteratur. ISBN: 978-87-7209-427-4.
Ferrão, E., Bidarra, J., & Rocio, V. (2021). Requisitos de um Agente Inteligente de Apoio ao Ensino-Aprendizagem On-Line: Modelo Wizard User. International Journal of Development Research, 11(6). DOI: https://doi.org/10.37118/ijdr.22117.06.2021. Indexado: CrossRef, Qualis-CAPES (A2, Brasil).
Cruz, S. & Bidarra, J. (2021). Um Futuro em (Re)conexão com o Passado. Comunicação publicada nas atas da 10th International Conference on Digital Arts – ARTECH 2021, Aveiro, 13-15 de outubro de 2021.
Bernardino, I., Bidarra, J., Baptista, R., & Mamede, H. (2021). Serious Games for seniors: Learning safe behaviors on the web. Comunicação publicada nas atas da CISTI 2021 – 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies, Chaves, Portugal, 23-26 de junho de 2021.
Bidarra, J., Alves da Veiga, P., & Carvalho, I. C. (2021). 4AP – Empreendedorismo na indústria cultural e criativa. New DATA magazine, 05-09-2021. ISSN 2184-9463.
Balula Dias, S., & Bidarra, J. (2020) A/B/C-Teach Framework: The application of AI in Blended Learning. In G. Ubachs (Ed.) The Envisioning Report for Empowering Universities. (pp. 22-24). Maastricht, NL: EADTU. Disponível em: https://tinyurl.com/empower-report-2020
Bidarra, J. (2020). O Papel do Mobile Learning na Educação. In Santos, V. (Ed.) Novas Tecnologias de Informação ao Serviço do Ensino / Formação. (pp. 170-173). IEFP, Citeforma, NOVA IMS. ISBN: 978-989-638-077-9.
Bidarra, J. (2020). Jogos no Ensino e na Formação. In Santos, V. (Ed.) Novas Tecnologias de Informação ao Serviço do Ensino / Formação. (pp. 134-138). IEFP, Citeforma, NOVA IMS. ISBN: 978-989-638-077-9.
Bidarra, J., & Severo, L. F. (2020). A espacialidade da tela vertical nas narrativas digitais contemporâneas e as reconfigurações do aspect ratio no audiovisual. Tríade: Revista de Comunicação, Cultura e Mídia, 8(19), 177-191. https://doi.org/10.22484/2318-5694.2020v8n19p177-191 Indexado: Latindex. http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/triade/article/view/4136/3861
Bidarra, J., & Sousa, N. (2020). Implementing Mobile Learning Within Personal Learning Environments: A Study of Two Online Courses. International Review of Research in Open and Distributed Learning, 21(4), 181-198. DOI: https://doi.org/10.19173/irrodl.v21i4.4891 Indexado: Scopus
Cruz, S., & Bidarra, J. (2020). Pelo Futuro do Passado – Uma instalação que (re)conecta a relação do homem com a natureza. Comunicação publicada nas atas da 2nd International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, ARTeFACTo 2020, Faro, 26-27 de novembro de 2020.
Køhler Simonsen, H., & Bidarra, J. (2020). Artificial Intelligence and Learning Activities: A Match made in Heaven? Paper publicado nas atas da conferência EDEN 2020 – 11th EDEN Research Workshop, Lisboa, Portugal, 21-23 de outubro de 2020.
Sampaio, K., Bidarra, J., & Araújo, C. (2020). Transmedia Storytelling in Open Educational Resources as a Methodology for Preventing Syphilis Among Young People. Paper publicado nas atas da conferência EDEN 2020 – 11th EDEN Research Workshop, Lisboa, Portugal, 21-23 de outubro de 2020.
Rocha, R. S., Gomes, Â. M., & Bidarra, J. (2020). Backyard Sounds: An Immersive Sound Experience in Almenara-Vale do Jequitinhonha, Brazil. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG), 11(1), 1-17. doi:10.4018/IJCICG.2020010101. Indexado: ACM Digital Library, CrossRef.
Bidarra, J. & Rusman, E. (2017). Towards a pedagogical model for science education: Bridging educational contexts through a blended learning approach, Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning, 32(1), 6-20, DOI: 10.1080/02680513.2016.1265442.
Azevedo, W., & Bidarra, J. (2017). Blendwave: A sound design tool for audiovisual authors. Short paper publicado nas atas da 8th International Conference on Digital Arts – ARTECH 2017, Macau, 6-8 de setembro.
Carvalho, I., Porto, C., & Bidarra, J. (2017). FeelOpo: Feeling the beat of Oporto. Instalação de arte digital publicada nas atas da 8th International Conference on Digital Arts – ARTECH 2017, Macau, 6-8 de setembro.