JOSÉ BOGALHEIRO
Email: jbogalheiro@estc.ipl.pt
Breve CV: : José Bogalheiro é Professor Coordenador no Departamento de Cinema da Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), instituição em que, desde 1981, exerceu várias funções de direcção e de que é, presentemente, vice-presidente e director do Departamento de Cinema.
Estudou Jornalismo na Faculdade de Filosofia da Université Libre de Bruxelles (ULB). Formou-se em Psicologia pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Fez o Curso de Cinema da Escola de Cinema do Conservatório Nacional. É doutorado em Psicologia, especialidade de Psicanálise, pelo Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA-IU).
Na ESTC leciona unidades curriculares da Licenciatura em Cinema (“Estética” e “Psicologia e Cinema”), do Mestrado em Desenvolvimento de Projecto Cinematográfico (“Produção Independente e Mercados”) e do Doutoramento em Artes – Artes Performativas e da Imagem em Movimento (“Imagem”).
Interesses de investigação: Na sequência da formação em cinema e de uma primeira experiência profissional na Equipa TV/Cinema da Secretaria de Estado da Emigração (1977-78), na actividade profissional no cinema exerceu várias funções com destaque para as de produtor na Trópico Filmes (1985-1995).
Tendo, como bolseiro do governo italiano, desenvolvido no Centro Sperimentale di Cinematografia de Roma (1979-81) uma investigação sobre “Ponto de vista em cinema e neo-realismo cinematográfico”, fez depois acompanhar toda a sua actividade docente com a questão colocada à produção cinematográfica contemporânea, indagando se “haverá cinema moderno que não tenha feito a sua viagem a Itália?”, focando-se na sua tese de doutoramento na experiência fílmica enquanto experiência paradoxal do espectador ou no “verso e reverso da imagem” de que, mais recentemente, se ocupa.
Publicações mais recentes:
Bogalheiro, José. (2014) Empatia e Alteridade: A Figuração Cinematográfica Como Jogo. Lisboa: Sistema Solar / Documenta, 2014. ISBN: 9789898566409
Outras informações: No âmbito da representação internacional do Departamento de Cinema que, desde 1990, assegura no CILECT – Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et de Télévision, foi membro do Comité Executivo do GEECT – Groupement Européen des Écoles de Cinéma et de Télévision (1993-97) e membro do Comité de Acompanhamento do projecto VISIONS – Atelier europeu de Realização documental dedicado à formação e produção de projectos de documentário (1992-99), acompanhando e participando na reflexão sobre o ensino do cinema e nas actividades promovidas no seio destas associações em que estão filiadas as mais importantes escolas de cinema.