MARIA POTES BARBAS
Email: mariapbarbas@gmail.com
Página pessoal: http://mariapotesbarbas.com/
Ciência ID: 0618-068A-FDB4
ORCID: 0000-0001-8598-1650
Breve CV: Maria da Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas é Professora Coordenadora (Comunicação e Multimédia Educacional); Investigadora responsável no Instituto Politécnico de Santarém e Professora convidada da Universidade Aberta de Lisboa (30%). É Pró-Presidente de Projetos e Inovação e Membro efetivo do CIAC-UAB. É doutorada em Comunicação e Educação Multimídia pela Universidade Aberta e Pós-Doutorada pela Universidade de Aveiro (UA). Possui uma especialização em Educação e e-learning pela UAb. É Professora Coordenadora (Comunicação e Educação Multimédia) no ESE-IPS e professora convidada associada na Universidade Aberta. Também é Chefe dos Projetos e Internacionalização, Presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Educação de Santarém (Portugal). Leciona as unidades curriculares de Projeto, Seminário e Argumento Interativo na Escola Superior de Educação de Santarém; tem experiência no desenvolvimento de ferramentas e projectos para a gestão do conhecimento sobre tecnologias de inovação, capitalização e estratégias de disseminação, intercâmbio transnacionalização e actividades de aprendizagem, eventos de concepção, apoio a decisores políticos). A sua área de investigação é “Tecnologia Educacional: comunicação, alfabetização digital e inclusão social”. Foi recentemente convidada para se tornar embaixatriz de “e-Skills for Jobs” em Portugal, uma iniciativa da UE baseada numa parceria que facilita a colaboração entre provedores de negócios e educação, atores públicos e privados, através de ações que atraiam jovens e promovam emprego. A pesquisa transnacional que realiza aborda o conceito de comunicação, média, ambientes digitais e virtuais. Colaborou no Centro de Ricerca della Sapienza per la Tutela della Persona del Minore (Universidade La Sapienza, Roma, Itália) e na Imagens do Grupo de Pesquisa, Palavras e Ideias (GIPI) na Faculdade de Humanidades da Universidade de Alcalá, Espanha. Tem sido proativa nos últimos anos em conectar empresas através do programa “Grand Coalition for Jobs”.
Interesses de investigação: Internet das coisas; Alfabetização digital; Ética; Género; Migrantes; Aplicações Eurostars; Avaliador (júri) em vários Exames Públicos para Especialista, Realidade aumentada; MOOC; Alliance do conhecimento – HIE_Businesses; Educação para Empreendedorismo, Interfaces naturais, eLearning, TV interativa, b-learning, e-Portfolios; Histórias da vida; Requalificação na Sociedade do Conhecimento; REDE ; Plataformas de desenvolvimento; Software de avaliação; Hipermedia, Desenvolvimento e Avaliação de Projeto e Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação; Mundos virtuais (Second Life); Fab_Labs, Redes Sociais, Voluntariado.
Publicações mais recentes:
Barbas, M. P., Leal, S., Pedro, R., José, M. & Kalamata, G. (2020). Handbook Pedagogical and Didactical Guideline – European project: The Starting Up – Accelerators of entrepreneurship 4 inclusion. IPSantarém School of Education. ISBN: 978-989-54541-2-9. https://pt.calameo.com/read/0050412748552a8d48b15
Barbas, Maria P. & others (2020). Handbook – Training Course “Digital Literacy for the Labour Market”. ISBN: 978-989-54541-1-2 https://pt.calameo.com/books/0050412745906cdef772a
Barbas, Maria P.; Lopes, Nádia (2020). Curso de Literacia digital para o Mercado de Trabalho: formação de jovens com dificuldades intelectual e desenvolvimento (DID. (Pg 7-15). Funcionamento Histórico e Ideológico das Políticas Públicas de Inclusão em Confronto com as Políticas Educacionais para a Diversidade Social. Ana Claudia de Oliveira Pavao Eliamar Godoi Eliana Lucia Ferreira Flavio Iassuo Takakura (organizadores). Universidade Federal de Juiz de Fora,. Dados internacionais de Catalogação na Publicação F979_CDD371.9. http://hdl.handle.net/10400.15/3133
Barbas, M. P., Lopes, N., Matos, P., Novo, C., Luís & José, M (2020). Literacia Digital para o Mercado de Trabalho: Formação Inclusiva no Ensino Superior. Plano Nacional de Leitura 2027. http://hdl.handle.net/10400.15/3095
Barbas, M. P., Lopes, N., José, M. & Matos, P. (2020). Curso Literacia Digital para o Mercado de Trabalho. Atas do VI Congresso Internacional Educação Inclusiva: Olhares pelo Caminho. 24 a 26 outubro, Lisboa, Portugal, pp. 196-203. https://vicongressoproinclusao.weebly.com/uploads/1/6/4/6/16461788/atas_parte_i_textos_completos_vi_congresso_final.pdf
Barbas, M. P. & José, M. (2020). Estudo sobre os perigos da Internet: O fenómeno do Catfishing em contexto de produção multimédia em educação. In Revista UIIPS, vol. 8 n. º2 (2020), pp. 47-56. http://hdl.handle.net/10400.15/3055
Barbas, M. P. & Matos, P. (2020). Uma Experiência em Ensino Superior: A unidade curricular de Relações Laborais antes e durante a pandemia COVID-19. In Revista UIIPS, vol. 8 n. º2 (2020), pp. 57-68. http://hdl.handle.net/10400.15/3056
Barbas, M. P., Torres, A. & Lopes, N. (2020). Adaptação da unidade curricular “Educação a Distância” face ao surto pandémico COVID-19. Revista UIIPS, vol. 8 n. º2 (2020), pp. 102-110. http://hdl.handle.net/10400.15/3054
Barbas, M. P.; Matos, P.; Novo, C.; Dias, M.; Loureiro, A. (2020). The T21 Project: A European Initiative for Young People With Special Educational Needs. In Revista UIIPS, vol. 7 n.º 2 (2019), (pp. 4-17). Doi: https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19269
Barbas, M. P. & Matos, P. (2020). Did.Value: A Project Focused On Developing A Holistic Model For Inclusion Of Disadvantaged Communities In Internships And Jobs,INTED2021, November 19th, 2020 https://iated.org/concrete2/abstract_preview.php?abstract_id=86640
Barbas, M. P., Lopes, N. & José, M. (2020). CICLO project “Strengthening the circular economy skills of the EU Labour Services” – Circular economy in Portugal. ICERI2020, the 13th annual International Conference of Education, Research, and Innovation http://hdl.handle.net/10400.15/3152
Barbas, M. p.; Pedro, R.; Leal, S.; José, M.; Kalamata, G. & Vukovic, D. (2020). Entrepreneurship training course for mentors and pupils: a MOOC experience in HEI and business, 13th International Conference of Education, Research, and Innovation (ICERI) Proceedings, November 9-10, pp. 5036-5040. http://hdl.handle.net/10400.15/3099
Barbas, M. P., Babic,J., Car, Z., Gace, I., Lovrek, I,. Podobnik, V., Topolovac, I., Vdovic, H., Zilak, M., Gourves, A., Sable, C., Papp, I., Zichar, M., Franco, C., Foix, F., Keselj, A., Zubrinic, K., Brnardic, T., Vukovic, D. (2020). Analysis Of Emerging Technologies For Improving Social Inclusion Of People With Disabilities. http://hdl.handle.net/10400.15/3096
Barbas, M. P., Matos, P. & Lopes, N. (2020). Digital literacy for the labour market: inclusive training in higher education. ICERI2020, the 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation. http://hdl.handle.net/10400.15/3093
Barbas, M. P. (2017). Dicionary in Education for Emploiability (DEE). Topic Coordination “Poliempreende”. Gabinete de Educação para o Empreendedorismo e Cidadania: https://skillsup.pt/dicionario/
Dias, Isabel Barros, Barbas, Maria Potes, Padeira, Ana Rita, & Matos, Pedro. (2017). Uptake ICT: a network of Stakeholders against digital illiteracy. Zenodo. http://doi.org/10.5281/zenodo.858661
Matos, Pedro, Barbas, Maria Potes, & Barros Dias, Isabel. (2017). Uptake ICT – MOOC on Digital Employability. Zenodo. http://doi.org/10.5281/zenodo.858679
Branco, Paulo; Barros Dias, Isabel; Falé, Isabel; Potes Barbas, Maria (2017). Uptake ICT, an Idea that stands against Digital Illiteracy. IJEDICT – International Journal of Education and Development using ICT. http://ijedict.dec.uwi.edu/
Barbas, Maria; Matos, Pedro; Duarte, Mário; Barros Dias, Isabel. (2017). MOOC. Digital Employability. Projeto Uptake ICT for life Cycle. http://handsontime.ipsantarem.pt/digital-employability-entrepreneurship/pt/