MARINA ESTELA GRAÇA

MARINA ESTELA GRACA

Email: mgraca@ualg.pt

Breve CV: Marina Estela Graça é Professora Coordenadora na Universidade do Algarve tendo contribuído para a criação dos cursos de 1º ciclo em Design de Comunicação (1992) e em Imagem Animada (2010). Foi docente e investigadora em Animação na Universidade de Aalborg, Dinamarca, entre 2003 e 2006, participando na criação do curso de 1º e 2º ciclo em Medialogy.

É doutorada em Ciências da Comunicação, Especialidade Cinema/Cinema de Animação, pela Universidade Nova de Lisboa, 2003, e desenvolve investigação em Teoria Crítica da Animação, refletindo sobre as condições e processos pelos quais a Animação se concretiza em discurso. É autora de dois livros e de artigos em revistas científicas. Tem orientado mestrados e doutoramentos e participado em júris, conferências, seminários e comissões científicas internacionais na sua área de investigação.

Realizou duas curtas-metragens de animação: Interstícios (2001) e Claro Azul Ausente (2005). Tem, ainda, experiência na coordenação pedagógica, técnica e tecnológica de equipas de realização de audiovisuais animados, de grupos etários diferentes, com formações e literacias, capacidades cognitivas e situações sociais e culturais diferenciadas.

Trabalhos relevantes:

Realização, animação e grafismos da curta-metragem Interstícios (2001, 6’, HD/35mm). Prémio Cartoon Portugal, CINANIMA 2001; Prémio Especial do Júri na 12ª Semana de Cinema Experimental de Madrid de 2002; Prémio da Melhor Curta-Metragem, I Festival Int. de Cinema de Angra do Heroísmo, 2002. Projeto financiado pelo ICA, Ministério da Cultura, Portugal.

Graça ME (2006). Entre o Olhar e o Gesto. S. Paulo (Brasil): Ed. SENAC.

Graça ME, ed. (2004). O Experimentalismo na Produção de Documentos Animados. Simpósio Arte e Animação, Porto: Casa da Animação.

AAVV (2007). Teaching with Animation (manual para a realização de instrumentos de ensino/aprendizagem com base em técnicas fílmicas de imagem por imagem destinado a professores de todos os grupos disciplinares e para ser usado em todas as fases etárias dos alunos do ensino básico). Projeto financiado pela Comunidade Europeia (ref: DK/05/B/F/PP-145 513).

AAVV (2010). Reflexões sobre a Animação Portuguesa contributo para uma estratégia de desenvolvimento, relatório realizado por profissionais do setor profissional da animação portuguesa. Relatório, em coautoria, enquanto manifesto de um grupo de profissionais, apresentado ao ICA, Instituto do Cinema e do Audiovisual, em 21 de março de 2011.

Graça ME (2016). Análise do discurso em animação. In Boto S, Mestre I (eds), Atas das VIII Jornadas de Investigação do CIAC. CIAC, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve, pp. 91-100.

Graça ME (2008). Creative Animation Methodologies With Children: State of the Research. In Repse H (ed.), Zbornik Slon – The Elephant Anthology, Anthology on Education in Animation Film, Pedagogical Materials for Teachers and Parents. Ljubljana (Eslovénia): Two Reels – Association for the Reanimation of Storytelling/Javni zavod Kinodvor, pp. 22-29.

Graça ME (2007). Between Looking and Gesturing: Pierre Hébert’s Concept of ‘Animation d’Observation’. Observatorio (OBS*) Journal, 1, pp.163-172.

Graça ME (2006). Handmade Films: Questioning and Integrating Cinematic Technology – Ontological and epistemological implications of direct-on-film animation. The International Journal of the Humanities, Vol. 3, Issue 3, pp.101-106.

Graça ME (2006). Cinematic Motion by Hand. Animation Studies, Online Journal for Animation History and Theory. Society of Animation Studies, v. 1, n. 1, pp. 1-7.

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