PEDRO ALVES DA VEIGA
Email: me@pedroveiga.com
Página pessoal: https://pedroveiga.com
Ciência ID: 4E19-DA38-48BA
ORCID: 0000-0001-9738-3869
Breve CV: Pedro Alves da Veiga é um artista e investigador transdisciplinar, licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, pós-graduado em Estudos Avançados de Média-Arte Digital pela Universidade Aberta e doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. Exerce a atividade de docente no Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Aberta e ainda na Cascais School of Arts & Design, tendo estado ligado durante mais de duas décadas à atividade empresarial, e contando com vários prémios de webdesign e multimédia. É investigador do CIAC e partilha regularmente resultados da sua investigação em conferências e publicações científicas especializadas sobre o papel social e as influências das economias da atenção e experiência no ecossistema da média-arte digital. Desenvolve ainda atividade artística em assemblage, programação criativa generativa e audiovisuais digitais. As suas obras já foram expostas individual e coletivamente em Portugal, China e Estados Unidos da América.
Interesses de investigação: Arte generativa, arte e sociedade, sustentabilidade, artivismo, hactivismo, curadoria de arte digital. Tem participado em vários projetos de investigação envolvendo arte, ciência e tecnologia.
Publicações mais recentes:
Veiga, Pedro Alves da. (2021). Média Arte locativa em realidade aumentada enquanto catalizador de laços comunitários Peri-Urbanos e Inter-Geracionais”. . Revista Húmus. V11, nº25: Brasil e Portugal leituras, experimentações, práticas comunitárias e coesão social e territorial. 11 25 (2021):http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/revistahumus/article/view/16535
Veiga, P.A. (2021). Método e registo: uma proposta de utilização da a/r/cografia e dos diários digitais de bordo para a investigação centrada em criação e prática artística em média-arte digital. Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes, 2, pp. 16-24. https://doi.org/10.34623/y2yd-0x57
Veiga, P.A. (2021). Realidade Pós-Fake: Uma Visão Através da Arte Digital. In Cristian Yáñez Aguilar, Élmano Ricarte e Lawrenberg Advincula (eds.), Cenários Comunicacionais: Novos Diálogos. Porto: Media XXI.
Veiga, P.A. (2021). The Everywhere Museum of Everything: The Curatorship Challenge, from Digital Urban Art to NFTs. In Helena Barranha and Joana Simões Henriques (eds.), Art, Museums and Digital Cultures → Rethinking Change. Lisboa: IHA, NOVA, FCSH & MAAT. ISBN: 978-989-54405-4-2, https://doi.org/10.34619/hwfg-s9yy
Veiga, P.A. & Sá, V. (eds.) (2021). International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 12(1). IGI-Global.
Veiga, P.A. & Sá, V. (2021). Advances on Digital and Interactive Arts. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics 12(1), IGI-Global, pp. i-iv.
Bidarra, J., Alves da Veiga, P., & Carvalho, I. C. (2021). 4AP – Empreendedorismo na indústria cultural e criativa. New DATA magazine, 05-09-2021. ISSN 2184-9463
Veiga, P. A. (2020). “A/R/COGRAFIA: A CRIATIVIDADE INVESTIGADA NA INVESTIGAÇÃO CRIATIVA”. Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologia, Publicações Universidade Fernando Pessoa. https://bdigital.ufp.pt/handle/10284/8875
Veiga, P. A. (2020). “Curating the Everywhere Museum of Everything”. Digital Creativity. https://doi.org/10.1080/14626268.2020.1782438
Veiga, P. A. (2020). O Museu de Tudo em Qualquer Parte. Arte e Cultura Digital: inter-ferir e curar. Coleção Humanitas, CIAC.
Veiga, P. A. (2020). “A/r/cografia – A Criatividade Investigada na Investigação Criativa”. In Investigação-Experimentação-Criação: em Arte-Ciência-Tecnologi, Marques, D.; Gago, A. (Eds.) 51-74. Porto: Publicações Universidade Fernando Pessoa.
Veiga, P. A. (2020). “Hello, An Interactive Cinematic Generative Artwork”. Paper presented in Eleventh International Conference on Computational Creativity, Coimbra.
Veiga, P. A. (2020). “Speciesism | Ageism | Racism”. Paper presented in Avanca International Cinema Conference 2020, Avanca.
Veiga, P. A.; Tavares, M. (2020). “The End of Imperviousness”. Preface to International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics, Special Issue on Advances in Digital Media-Art, edited by Veiga, Pedro Alves; Tavares, Mirian, v-viii. Hershey, PA, United States: IGI-Global. https://www.igi-global.com/journal/international-journal-creative-interfaces-computer/1161.
Veiga, P. A.; Travasso, R. (2020). “Auschwitz do Pós-Moderno: Ação ou Abstenção?”. Paper presented in ARTeFACTo 2020, International Conference on Digital Creation in Arts and Communication, Faro.
Arantes, P., Sá, V., Veiga, P.A., Marcos, A.F. (Eds.) (2019). Proceedings of Artech 2019, 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, Braga, Portugal. ACM: Nova Iorque, Estados Unidos da América. ISBN: 978-1-4503-7250-3
Veiga, P.A. (2019). A/r/cography – Art, Research and Communication. In Proceedings of Artech 2019, 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, Braga, Portugal. DOI: 10.1145/3359852.3359859
Marques, A.C & Veiga, P.A. (2019). Digital Artivism and Collaborative Artistic Practices – Introduction in the School Environment as a Citizenship Development Tool. In Proceedings of Artech 2019, 9th International Conference on Digital and Interactive Arts, Braga, Portugal. DOI: 10.1145/3359852.3359863
Veiga, P.A. (2019). Digital Art in the Age of Blackboxing and Blurring. Arts In Society 2019, Fourteenth International Conference on The Arts in Society, Lisboa, Portugal.
Veiga, P.A. (2019). Arte Quântica. In INTERACT, Revista Online de Arte, Ciência e Cultura, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens e CIC.Digital, Pólo FCSH, Lisboa, Portugal. Disponível em: http://interact.com.pt/30-31/arte-quantica/
Veiga, P.A. (2019). Principium: investigação criativa versus criatividade investigada. 1º Seminário Universidade Fernando Pessoa em Investigação Criativa, no cruzamento de Arte(s), Ciência(s) e Tecnologia(s), Porto, Portugal.
Dias, José Rodrigues; Penha, Rui; Morgado, Leonel; Alves da Veiga, Pedro; Carvalho, Elizabeth Simão; Fernandes-Marcos, Adérito (2019). Tele-Media-Art: Feasibility Tests of Web-Based Dance Education for the Blind Using Kinect and Sound Synthesis of Motion. International Journal of Technology and Human Interaction (IJTHI), 15(2). IGI-GLOBAL, pp. 11-28.
Veiga, Pedro (2018). You&Me. Artech-Int. Editions: Lisbon. ISBN: 978-989-99370-8-6
Veiga, Pedro (2018). You&Me (the infinite constellation of our senses). Proceedings of ARTeFACTo 2018, 1st International Conference of Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society. Universidade Aberta, Lisboa.
Veiga, Pedro; Araújo, António; Marcos, Adérito (Eds.) (2018). Proceedings of ARTeFACTo 2018, 1st International Conference of Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society. Artech-Int. Editions: Lisbon. ISBN: 978-989-99370-7-9
Veiga, Pedro (2017). Blended Reality: An analysis through the recent evolution of digital media art ecosystems. In Con la Red / En la Red: creación, investigación y comunicación cultural y artística en la era Internet, Lidia Bocanegra Barbecho (Medialab UGR), Ana García López (Eds.). Universidade de Granada, Downhill Publishing: New York, pp. 420-442.
Veiga, Pedro; Tavares, Mirian & Alvelos, Heitor (2017). Ecossistemas na blended-society: a experiência da média-arte digital. In CIBERCULTURA Circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento, Helena Pires, Manuel Curado, Fábio Ribeiro, Pedro Andrade (Coords.). Edições Húmus: V. N. Famalicão, pp: 115-132.
Veiga, Pedro (2017). Alchimia: A Non-Touch Interactive Artwork. International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG), 8(2). IGI-GLOBAL, pp. 13-22.
Veiga, Pedro (2017). Alchimia: an inexplicable or mysterious transmutation, a seemingly magical process of transformation, creation or combination. Proceedings of ARTECH International Conference 2017. Universidade de São José, Macau, pp. 175-178.
Veiga, Pedro (2017). From Generative to Performing. Proceedings of xCoAx 2017 International Conference. FBAUL, Lisboa. pp. 193-203.
Veiga, Pedro; Tavares, Mirian & Alvelos, Heitor (2017). How experience, attention and ubiquity economies affect the role of digital media art and artists. Journal of Spatial and Organizational Dynamics V(3), pp. 222-238.
Veiga, Pedro (2017). Generative Theatre of Totality. Journal of Science and Technology of the Arts, [S.l.], 9(3), p. 33-43.
Veiga, Pedro (2016). Bridging the divide: e-society or ecosystem? An analysis through digital-media art. Proceedings of IADIS e-Society Conference 2016, Vilamoura.
Veiga, Pedro (2016). Principium. ISBN: 978-136-67693-3-6.