SANDRA BOTO
Email: scboto@ualg.pt
Ciência ID: 701A-DA0C-8874
ORCID: 0000-0003-1529-1261
Breve CV: Sandra Boto é Investigadora Auxiliar do CIAC/Universidade do Algarve desde 2019. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses pela Universidade do Algarve e em 2012 doutorou-se em Línguas, Literaturas e Culturas – Estudos Literários pela Universidade Nova de Lisboa, com a tese ‘As Fontes do Romanceiro de Almeida Garrett. Uma Proposta de Edição Crítica’. A sua investigação de doutoramento foi desenvolvida com o apoio de uma bolsa concedida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Realizou, entre 2013 e 2019, o pós-doutoramento no CIAC/UAlg e no CLP/UC, também com bolsa atribuída pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Atualmente, frequenta o Master em Humanidades Digitais da Universidad de Enseñanza a Distancia de Madrid. Da sua atividade científica, destaca-se o projeto Romanceiro.pt, do qual é responsável científica, e a coordenação do “Garrett Online”, investigação que ganhou recentemente um projeto da Fundação Calouste Gulbenkian. Ensinou na Universidad de Huelva, na Universidade do Algarve e na Universitat Autònoma de Barcelona, onde dirigiu o Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões. Da sua experiência docente, destaca-se o ensino de Português para Estrangeiros e de Literatura Espanhola.
Interesses de investigação: Apresenta muito regularmente o produto da sua investigação em encontros científicos nacionais e internacionais. Foi participante convidada com bolsa atribuída no workshop “Code and Collation” organizado pelo projeto “DIXIT – Digital Scholarly Editions Initial Training Network” financiado pelo Programa Marie Curie (Amesterdão, novembro de 2016). É membro do Conselho Executivo do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Foi a coordenadora geral do V Congresso Internacional do Romanceiro, que teve lugar na Universidade de Coimbra, a 22, 23 e 24 de junho de 2017 (organizado pelo Centro de Literatura Portuguesa e pela Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra em parceria com a Fundación Ramón Menéndez Pidal).
Publicações mais recentes:
Tavares, M. e Boto, S. (coord.) (2018). Digital Culture – A State of the Art. Coimbra, Grácio.
Boto, Sandra. (2018). A filologia digital em discussão: o caso da edição do Romanceiro de Almeida Garrett in Mirian Tavares e Sandra Boto (coords.), Digital Culture – a State of the Art, “Humanitas” do CIAC, Coimbra: Grácio Editor, 2018, pp. 17-34.
Boto, Sandra. (2018). Nos vértices do triângulo: Carolina Michaëlis de Vasconcellos (Ramón Menéndez Pidal) e María Goyri através da correspondência in Dimitri Almeida, Vanda Anastácio, María Dolores Martos Pérez (eds.), Mulheres em Rede / Mujeres en red. “LIT ibéricas”, Münster: LIT Verlag, 2018, pp. 242-272.
Boto, Sandra (2017). Recensão crítica a Isabel David Cardigos e Paulo Jorge Correia (2015). Catálogo dos Contos Tradicionais Portugueses (com as versões análogas dos países lusófonos), Revista Memoriamedia nº 1, Art. 8. [url: http://review.memoriamedia.net/index.php/critical-review-on-catalogue-of-portuguese-traditional-folktales]
Boto, Sandra (2017). O subsídio de José Pedro Martins Barata para a divulgação do romanceiro português In José Pedro Martins Barata, Nordeste Alentejano – Etnografia, Literatura, Oralidades, Arqueologia e História–Montalvão, Póvoa e Meadas e Castelo de Vide (org. de Ana Maria Paiva Morão), Lisboa, Edições Colibri / Associação Cultural de Montalvão Vamos à Vila, pp. XXVII-XXXII.
Boto, Sandra (2016). Para a História da edição do romanceiro no Algarve: protagonistas, textos, suportes e uma falsa questão, Promontoria Monográfica História do Algarve 03. Apontamentos para a História das Culturas de Escrita: da Idade do Ferro à Era Digital, Dez./2016, pp. 313-334.