VITOR TOMÉ

VITOR TOMÉ

Email: vitor@rvj.pt

Breve CV:  Vitor Tomé é licenciado em Professores do Ensino Básico – Português/Francês pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco (2002), pós graduado em Ciências da Educação – Tecnologias Educativas, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2004), pós-graduado em Jornalismo em Língua Portuguesa, pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), doutorado em Desenvolvimento Curricular e Avaliação em Educação (Educação para os Media), pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (2008) e está a concluir um Pós-doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade de Algarve (SFRH/BPD/77874/2011; 2012-2018), sendo financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Foi professor-adjunto convidado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco e na Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, professor auxiliar convidado na Universidade Nova de Lisboa, além de professor convidado na Universidade de Hosei (Tóquio, Japão) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil).

Interesses de investigação:  Tem dedicado a sua carreira à Educação para os Media/Literacia dos Media e Educação para a Cidadania Digital. Atualmente é membro da equipa de oito especialistas que desenvolvem o projeto “Digital Citizenship Education” (2016-2019), do Conselho da Europa. É investigador da Ação COST IS1410 – The digital literacy and multimodal practices of young children – DigiLitEY (2015-2018), do projeto Competências Mediáticas para a Cidadania (2015-…), da Rede interuniversitária euroamericana AlfaMed. Em resultado do pós-doutoramento, coordena o projeto Educação para a Cidadania Digital e Participação Democrática no Concelho de Odivelas, um projeto de investigação-ação com alunos de Pré-escolar, 1º e 2º Ciclos, bem como professores, encarregados de educação e restante comunidade educativa. Em termos de projetos de investigação concluídos, a nível internacional integrou os seguintes: Factores-chave para o sucesso e continuidade dos percursos escolares dos ciganos: indivíduos, famílias e políticas públicas (PTDC/IVC-PEC/4909/2012; 2013-2015), Mediane – Media in Europe for Diversity Inclusiveness (2013-2014; Conselho da Europa e União Europeia); No Hate Speech – Young People for Human Rights Online (2012-2014; Conselho da Europa); The use of social media for democratic participation (2012-2014; Conselho da Europa); Media Against Racism in Sport (2012-2014; Conselho da Europa e União Europeia); EuroMeduc – A European exchange network for media literacy-EuroMeduc (2008-2009; União Europeia). A nível nacional foi investigador nos projetos “Educação para os Média no Distrito de Castelo Branco” (PTDC/CED/70600/2006; 2007-2011), que teve como base a sua investigação de doutoramento; Crianças e Jovens em Notícia (POCI/COM/60200/2004; 2004-2008), tendo ainda coordenado o estudo “Monitorização de informação comercial relativa a produtos alimentares e bebidas em escolas do 1º Ciclo em Portugal” nos anos de 2012, 2013 e 2014, financiado pela Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN).

Publicações mais recentes:

Pacheco, Raquel; Jorge, Ana; Tomé, Vitor. (2018). Um dia na vida de 3 meninos portugueses com menos de 3 anos. In UM DIA NA VIDA: Metodologia Audiovisual em Psicologia, Educação e Comunicação, editado por Claudia Stella. Brasil: Juruá Editorial LTDA. (no prelo)

Tomé, V. e Abreu, B. (Eds.) (2018). The Journal of Media Literacy: Praxis & Partnerships. Nº 65.

De Abreu & Tomé, V. (2017). Mobile Learning through Digital Media Literacy. New York: Peter Lang.

Tomé, V. (2017). Assessing Media Literacy in Teacher Education. In Melda N. Yildiz, Steven Funk & Belinha De Abreu (Eds.) Promoting Global Competencies through Media Literacy. Hershey (PA): IGI Global (no prelo).

Tomé, V. (2017). O jornalismo pós-Snowden em contextos de aceleração social. In A. Moreira, E. Araújo & H. Sousa (Eds.), Comunicação e Política: tempos, contextos e desafios (pp. 291-311). Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade.

Tomé, V. (2017). Online social networks use by youngsters, teachers and parents: perceptions of risk and opportunities. In Belinha De Abreu, Paul Mihailidis, Alice Lee, Jad Melki & Julian McDougall (Eds.), pp. 127-143, The International Handbook of Media Literacy Education. New York: Routledge.

Tomé, V. & De Abreu, B. 2016. Developing digital citizenship in children aged from 3 to 9: a pilot project in the Portuguese region of Odivelas. Special Issue of the Journal Media Education: Studi, Ricerche, Buone Pratiche. 7, 2, 215-233. doi: 10.14605/MED721604

Tomé. Vitor. 2016. Cidadania na era digital: um projeto-piloto de formação de crianças dos 3 aos 9 anos em contexto formal e informal de aprendizagem. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 13, 31, 372-403.

Tomé, Vitor. 2016. Media education in Portuguese curricula. The Journal of Media Literacy, 63, 1-2, 42-49.

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES