OLIVIA NOVOA FERNÁNDEZ

OLIVIA NOVOA FERNÁNDEZ

Email: onfernandez@ualg.pt

Ciência ID: 6C10-00F0-4BE5

ORCID: 0000-0002-2682-1195

Google Scholar ID: 7ef3KrYAAAAJ

Scopus Author Id: 57211392242

Breve CV: Olivia Novoa Fernández é doutorada em Comunicação, Cultura e Artes (2019) e mestre em Comunicação, Cultura e Artes na especialidade Ciências da Comunicação (2011) pela Universidade do Algarve (Portugal). É licenciada em Filologia Hispânica (2002) pela Universidade de Santiago de Compostela. Foi bolseira da Fundación Ramón Areces e da Consejería de Educación de España em Portugal entre os anos 2007 e 2009. É leitora na Universidade do Algarve desde o ano 2009, onde leciona Língua e Cultura Espanholas e outras disciplinas da área na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e História dos Media na Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Tem desenvolvido investigação em domínios relacionados com a literacia dos media, o cinema e o ensino de línguas estrangeiras, nomeadamente sobre o cinema de Luis Buñuel. Desde 2011 estuda as relações entre Portugal e Espanha e a sua representação nas atualidades cinematográficas de ambos os países. Na atualidade integra também a equipa do projeto Criar uma rota literária no Algarve (2019-2021) da Universidade do Algarve e da Direção Regional da Cultura como investigadora e tradutora de textos turísticos e literários.

Interesses de investigação: Literacia dos Media, Cinema, Newsreels, Ensino de Línguas, Línguas e Literaturas.

Publicações mais recentes:

Martins, A. F., Novoa Fernández, O., & Aguaded, I. (2021). Larga vida a las actualidades. La difusión de imágenes del pasado en los archivos en línea. Fotocinema. Revista científica de Cine y Fotografía, 22, 397-426. https://doi.org/10.24310/Fotocinema.2021.vi22

Martins, A.F., Novoa Fernández, O., Aguaded, I., & Tavares, M. (2019). It’s online, it’s news: appropriation of viral narratives by the digital press. Journal of Science and Technology of the Arts, 11(1), 61-68. https://doi.org/10.7559/citarj.v11i1.597

Novoa Fernández, O., Martins, A. F., & Reia-Baptista, V. (2017). Literacia dos média no ensino de línguas e novos contextos de aprendizagem: os canais de YouTube. Em S. Pereira & M. Pinto (Eds.), Literacia, Media e Cidadania. Livro de Atas do 4.º Congresso (pp. 375-385). Braga: CECS. Recuperado de http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2688

Novoa Fernández, O. (2016). Literacia y memoria audiovisual de las dictaduras: el adoctrinamiento de la hermandad ibérica en los noticiarios. Em J.A. Moreira de Sales & B. Silva (Org.), Arte, tecnologia e poéticas contemporáneas (pp. 307-333). Fortaleza: Universidade Estadual do Ceará. Recuperado de http://hdl.handle.net/10400.1/9090

Novoa Fernández, O. & Martins, A.F. (2016). Dinâmicas no consenso. A mudança de regime no cinema de atualidades em Portugal e Espanha. Em J. Carrega & I. Fechine (Org.), Perpectivas luso-brasileiras em Artes e Comunicação. Vol I. Cinema e outras artes (pp. 95-111). Centro de Investigação em Artes e Comunicação/Universidade Estadual da Paraíba. Recuperado de http://hdl.handle.net/10400.1/9082

Martins, A. F., & Novoa Fernández, O. (2015). Olhares e vozes da mudança social: perspetivas da investigação sobre os jornais cinematográficos em Portugal e Espanha antes e depois da revolução e transição democrática. Em D. Ribas, & M. Penafria (Eds.), Atas do IV Encontro Anual da AIM (pp. 368- 377). AIM. Recuperado de http://www.aim.org.pt/atas/Atas-IVEncontroAnualAIM.pdf

Martins, A. F., & Novoa Fernández, O. (2013). Revolução vs. Transición: Los usos políticos de los noticiarios cinematográficos en Portugal y España. Em Actas Congreso Internacional Hispanic Cinemas. En Transición. “Cambios históricos, políticos y culturales en el cine y la televisión” (pp. 653-663). [CD]. Madrid: TECMERIN.

Novoa Fernández, O. (2013). Literacia del cine y la literatura em el Nazarín de Buñuel (1958) y Galdós (1895). Em T. Baptista & A. Martins, Atas do II Encontro Anual da AIM (pp. 634-648). Associação de Investigadores da Imagem em Movimento. Recuperado de http://hdl.handle.net/10400.1/9089

Barahona, N. & Novoa Fernández, O. (2012). El aprendizaje inductivo y cooperativo en la clase de ELE. Em A. M. Sainz García & E. Tobar Delgado (Eds.), Actas del IV Congreso de la enseñanza del español en Portugal (pp. 145-179). Secretaria General Técnica. Ministerio de Educación Cultura y Deporte. Recuperado de https://sede.educacion.gob.es/publiventa/actas-del-iv-congreso-de-la-ensenanza-del-espanol-en-portugal/ensenanza-lengua-espanola/15485

Reia-Baptista, V, & Novoa Fernández O. (2012). The Heretical Pedagogy of LOS OLVIDADOS (pp. 1288-1294). In A. Costa & R. Capucho (Coord.), Avanca-Cinema 2012. Avanca: Cineclube de Avanca. Recuperado de http://hdl.handle.net/10400.1/9079

Novoa Fernández, O. (2010). Los Olvidados de Buñuel: Preparación, análisis y explotación de películas en el aula de ELE. Em J. Santiago Guervós, H. Bongaerts, J. Sánchez Iglesias & M. Seseña Gómez (Eds.), Del texto a la lengua: la aplicación de los textos a la enseñanza-aprendizaje del español L2-LE (pp. 645-653). Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5420222

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES