RESULTADOS

RESULTADOS

O CIAC continuou a apostar na criação de plataformas digitais que favorecem a divulgação artística e científica, bem como o aprofundamento entre as artes e as tecnologias nos seus diversos aspetos. É nossa preocupação divulgar e promover o trabalho produzido: o website do centro está a ser reformulado tornando-se numa plataforma crossmedia, dinâmica e inovadora, que permite assegurar a divulgação de todos os trabalhos produzidos, estimulando a criação de novas linguagens artísticas e comunicacionais; fazemos uso dos meios disponíveis (redes sociais, plataformas, parcerias) para divulgar a produção do Centro como uma estratégia para responder ao primeiro objetivo que orienta o seu início: inovar a pesquisa no campo das artes e da comunicação e promover a produção e difusão de material, procurando uma verdadeira literacia das artes e dos média.

Recentemente, foi lançada a nova versão da plataforma do projeto romanceiro.pt. Esta plataforma pretende abrir o Arquivo do Romanceiro Português a um público não especializado, oferecendo ao utilizador, através de um website renovado (www.romanceiro.pt), novos recursos e novas ferramentas de pesquisa que lhe permitam um acesso direto e documentado às mais de 10.000 versões de romances da tradição oral portuguesa. Continuamos a desenvolver e alimentar as seguintes plataformas: Invitrolab (http://invitrolab.eu/), uma plataforma transdisciplinar para a arte, tecnologia e ciência que tem permitido apoiar a criação artística digital; a plataforma Os caminhos que se bifurcam (https://oscaminhosquesebifurcam.ciac.pt/), que tem promovido a dinamização de projetos de cinema interativo; a plataforma Ephemeral Expanded (http://www.ephemeral-expanded.net) que tem tornado possível a divulgação de expressões artísticas digitais efémeras.

Celebrámos em 2017 a realização da XI edição das Jornadas do CIAC, um momento de debate entre os investigadores do centro, que partilham, as suas pesquisas e resultados em temáticas associadas à comunicação, à cultura e às artes. Nesta XI edição, destacámos a organização de uma sessão temática dedicada aos jornais cinematográficos, que contou com a participação especial de investigadores internacionais e que permitiu trazer ao Algarve um momento sério de reflexão em torno deste tema, numa perspetiva internacional enriquecedora.

Na mesma linha de difusão de conhecimento, em dezembro de 2016, foi publicado o primeiro livro da Coleção Humanitas: Buñuel e o Surrealismo: a Arquitetura do Sonho, de Mirian Tavares. Esta coleção ensaística visa a divulgação dos resultados da investigação produzida neste centro, refletindo a saudável transversalidade caracterizadora da investigação do CIAC, que abarca as Artes, a Comunicação e a Cultura, as Letras e as Humanidades Digitais. Esta coleção espelha a desejável harmonia entre o estudo das novas linguagens, dos novos processos e métodos e a solidez de saberes que prolongam tradições teóricas e críticas.

Apostámos no fortalecimento das relações com centros de pesquisa em outras áreas de investigação e produção de conhecimento, estabelecendo protocolos com entidades locais, como o Centro Ciência Viva do Algarve, onde realizamos uma mostra de Arte Digital no âmbito do retiro do Doutoramento em Média-Arte Digital.

Têm sido executadas as tarefas previstas no âmbito dos projetos internacionais, em parceria com outras instituições, com financiamento externo, como o Projeto Erasmus , 4CDE (Code, Content, Creation and Culture for Digital Education) na área das competências digitais, que tem como principal objetivo alargar a oferta de recursos educacionais abertos para ajudar formadores e professores a aprender as noções básicas de TIC, nomeadamente através do uso artístico das tecnologias digitais; o projeto ChIMERA, financiado pelo Programa Interreg MED, cujo objetivo principal é melhorar as capacidades de inovação dos atores públicos e privados do sector da indústria cultural e criativa nas regiões participantes e na região mediterrânica, através do reforço da cooperação transnacional e das ligações entre empresas, organismos de investigação e autoridades públicas em setores-chave na região mediterrânica; o Projeto Telemedia -Arte, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, com o propósito de promover a melhoria do processo de ensino e aprendizagem artístico a distância online; o projeto Tutoria Virtual, com o objetivo de criar um mediador da aprendizagem no ensino superior online, desenvolvido pela Universidade Aberta, em parceria com a Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Investigação e Desenvolvimento em Lisboa, o Centro de Investigação em Artes e Comunicação e apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia; o Projeto M5SAR: MOBILE FIVE SENSES AUGMENTED REALITY SYSTEM FOR MUSEUMS, financiado pelo programa Portugal2020, CRESC Algarve 2020 I&DT; que visa desenvolver um sistema de realidade aumentada, concretizado numa plataforma e numa APP com o objetivo de explorar os 5 sentidos humanos.

O Curso de Doutoramento em Média-Arte Digital tem trazido CIAC novos investigadores que estão a desenvolver pesquisa na área da Média-Arte Digital, quer a partir do CIAC na Universidade Algarve, quer a partir do CIAC no polo da Universidade Aberta. É ainda de salientar que alguns dos projetos do Centro, que contemplam a fusão da investigação e das práticas artísticas, têm tido continuidade no período a que respeita este relatório, nomeadamente a programação de exposições na Galeria Trem, a programação de exposições no espaço das Ruínas de Milreu, em Estoi, a participação do CIAC na programação do Atalaia Artes Performativas, bem como na programação do “Projeto da nova arte de fazer ruínas”, acolhido pelo CIAC.

O CIAC tem acolhido vários investigadores de pós-doutoramento nacionais e internacionais, nomeadamente brasileiros, de universidades com as quais o CIAC mantém protocolos de intercâmbio.

Em 2015, da investigação realizada no CIAC salientamos os seguintes resultados: na linha da literacia, foram apresentadas na Cinemathèque Française as conclusões do projeto Framework for Film Literacy in Europe. Deste projeto resultou a implementação de diferentes plataformas europeias de literacia fílmica – PLF, entre as quais a de língua portuguesa albergada no sítio do CIAC, dando assim visibilidade aos trabalhos de Literacia Fílmica que se desenvolvem em Portugal, nomeadamente no campo da formação avançada e de base;  tiveram lugar as IX jornadas do CIAC, um momento de balanço e divulgação da investigação desenvolvida no Centro. Esta edição foi concebida para dar a conhecer algumas das investigações de mestrado e doutoramento em curso, no âmbito dos programas em Comunicação, Cultura e Artes da Universidade do Algarve e em Média-Arte Digital, uma oferta conjunta da UAlg e da Universidade Aberta. Também marcaram presença alunos de pós-doutoramento que desenvolvem investigação no CIAC, tanto os residentes como os de programas estrangeiros que levam a cabo estâncias investigacionais; na área das artes computacionais e media criativos arrancou o projeto INVITRO – Centre for Transdisciplinary Art & Tecnology que resulta de uma parceria entre a Universidade Aberta, o CIAC e a Artech International e tem como missão trabalhar para o desenvolvimento de artefactos tecnológicos baseados na intersecção inter, multi e transdisciplinar, colaboração entre sectores, inovação e pensamento criativo. Em 2015 foram concretizados programas de residência internacional, um programa curatorial e um programa público de workshops, mesas redondas e seminários; no grupo de investigação Texto & Cena, além de inúmeras publicações na linha de produção de pensamento crítico, pesquisa aplicada e bibliografia especializada no contexto da escrita para a cena de teatro e teatro e comunidade, salienta-se o projeto “Dramas de Princesas. A Morte e a Donzela” coordenado por Alexandre Calado. No âmbito deste projeto foram traduzidos textos inéditos da escritora austríaca Elfriede Jelinek, bem como realizaram-se residências artísticas, ações de Formação, Colóquios e vários espetáculos, em Almada, em Lisboa, em Torres Vedras e em Palmela. A Peste – Associação de Pesquisa Teatral/Laboratório de Teatro e Artes Performativas apresentou o espetáculo Na Leprosaria, uma criação coletiva a partir de textos de poetas portugueses contemporâneos; foi concluído o projeto “Os caminhos que se bifurcam”, do qual resultou a criação de uma patente ligada ao cinema interativo. Deste projeto resultou ainda a criação de uma plataforma de cinema digital, dois filmes interativos (Neblina e O Livro dos Mortos), apresentados em vários festivais nacionais e internacionais, dos quais destacamos o Festival Internacional de Cinema de Avanca e o Festival Internacional de Arte Eletrônica – File 2015, em São Paulo, no Brasil. Foram publicados artigos, em revistas científicas nacionais e internacionais, e apresentadas comunicações em Congressos; foi disponibilizada a plataforma do projeto “Ephemeral Expanded” com o objetivo de desenvolver investigação teórica e prática e contribuir para a construção da futura memória das artes efémeras. Além da plataforma, realizaram-se aulas abertas sobre práticas efémeras e as suas teorias;
teve lugar a 7ª Conferência Internacional sobre Artes Digitais – ARTECH 2015, organizada pela Universidade Aberta, pela ARTECH International e pelo CIAC; promovemos ainda vários seminários e conferências. Destacamos o seminário “Las humanidades digitales ante el discurso disruptivo: el impacto de la tecnología y la cultura digital en la investigación”, com Paul Spence, professor de Humanidades Digitais do King´s College, com o objetivo de promover a discussão em torno das humanidades digitais, bem como abrir novas perspetivas de trabalho colaborativo entre os investigadores do CIAC e do King´s College; a Conferência “1946-1976: O Cinema da Europa Mediterrânea do Pós-Guerra à Queda das Ditaduras” e a conferência “Flâneur – Novas Narrativas Urbanas”, em parceria com a Procur.arte, a DINÂMIA’CET/ISCTE e o Instituto de História da Arte/UNL. Esta conferência marcou o momento de lançamento ao público do projeto Flanêur – projeto de arte no espaço público, tendo por base a fotografia contemporânea, o território urbano e o trabalho em rede;
em 2015, a parceria entre a Câmara Municipal de Faro e o CIAC foi continuada com sucesso, através de várias exposições na galeria TREM, das quais destacamos: “Arte: Um Assunto de Mulheres”, “gabinete > gregório” de Pedro Saraiva; “Ridi Pagliaccio” de Pedro Cabrita Reis na Galeria e “3285 dias”, organizada pelos professores/artistas do Curso de Artes Visuais; o Ciclo de Artes Visuais prosseguiu em 2015, mantendo o objetivo de promover um diálogo entre artistas, agentes culturais e comunidade académica;
ainda relativamente a parcerias e projetos regionais, destacamos a concretização da exposição, “Ruínas”, resultante do protocolo entre o CIAC e a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg) para o desenvolvimento conjunto da programação de exposições na Casa Rural das Ruínas Romanas de Milreu, localizadas junto à aldeia de Estói (Faro). Esta importante parceria tem como objetivo dinamizar a interação entre as comunidades académica e local, estimulando diálogos entre arte e património cultural da região;
o CIAC esteve presente na Noite Europeia dos Investigadores, divulgando alguns dos projetos mais inovadores do Centro e participou, pelo segundo ano consecutivo, na II Mostra de Projetos de Ciência e Tecnologia, em Tavira, inserida na Semana da Ciência e da Tecnologia, em parceria com o Centro de Ciência Viva;
no âmbito do grupo de investigação “Arquivo e memória” foi coordenado e publicado o livro Miscelánea de estudios sobre el romancero. Homenaje a Giuseppe Di Stefano, em parceria com a Universidade de Sevilha.

Em 2014, o CIAC fortaleceu a sua vertente de investigação na área das artes digitais, quer através da criação de um polo na Universidade Aberta que sedia o DMAD – Doutoramento em Media-Arte Digital, quer com a integração de investigadores do ISMAI e da UAb que trabalham nas áreas híbridas da produção de conteúdos e de investigação em e para plataformas digitais. Na sua terceira edição, o DMAD promoveu dois retiros doutorais, nos meses de julho de 2013 e de 2014, nos quais foram realizadas master classes, exposições de arte digital e defesas de projetos de teses inovadores nesta área. Está a ser criado um laboratório em média-arte digital, com o apoio da Universidade de Stanford, no polo CIAC/Universidade Aberta e alguns investigadores/artistas têm produzido exposições e participado de festivais internacionais e eventos que promovem e refletem sobre a criação artística contemporânea mediada pelas novas tecnologias.

Foram potenciadas as redes internacionais de investigação, através das parcerias com a Universidade Autónoma de Barcelona, Universidade Complutense de Madrid, Universidade de Huelva, Universidade de Sevilha, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Bahia, Universidade de São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi e mais recentemente a Universidade Federal de Juiz de Fora. O CIAC prosseguiu com a organização de eventos de cariz científico na área das artes e da comunicação, dos quais são exemplo: VII Artech International Conference on Digital Arts; Artes e Ciências em Diálogo; A Peregrinação; Sailing in Troubled Waters e o IV Encontro Anual da AIM (coorganização). Ciclo de Palestras: Mestres e Discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades; Livro: passado, presente e futuro e o IV e o V Ciclo de Artes Visuais. Workshops: 1º e o 2º WEO – Workshop em Ensino Online, Ciclo de workshops em Dança Somática e Tecnológica. Seminários / Master classes: European Theatre seen from the North; Literacia de la violencia de género en medios de comunicación; Cultura 2020 – Seminário Património e Território. Simpósio Corporalidades Pós-Humanas. Exposições: As coisas que não existem são mais bonitas, Mapland; Pedro Cabral Santo – Barba Azul a Preto e Branco; Privado; Devorar e não digerir; Desenhos – Manuel Baptista; RAUM: Residências Artísticas Online; 3265 dias; Edgar Massul – #Other Free Works; Rudolfo Quintas – EVERYTHING WE HEAR AND MANY THINGS WE DON´T; VII Mostra de Arte Contemporânea (Universidade Federal Fluminense/CIAC).

Dando continuidade ao projeto das Jornadas do CIAC, momento único de troca de experiências e de reflexões entre os membros integrados e colaboradores do CIAC e a comunidade, realizaram-se quatro jornadas, três em Faro e uma em Lisboa, na ESTC. As atas foram disponibilizadas online no website do Centro.

Finalizamos o Projeto RECARDI – Rede de Cultura e Arte Digital (Aprovado pela Agência de Inovação ao abrigo do QREN). Tratou-se de um projeto em consórcio liderado pela empresa EDIGMA.COM, em parceria da Universidade Aberta e das seguintes entidades:  Metatheke, Centro de Computação Gráfica, Universidade Aberta, Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Universidade de Coimbra e CIAC/Universidade do Algarve. O projeto “O Arquivo do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2010): sua preservação e difusão”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, está em fase de conclusão e o Projeto desenvolvido com o British Film Institute, “Showing films and other audiovisual content in European schools  – Obstacles and best practices”, financiado pela the European Commission, apresentou os resultados 2013, através de uma publicação difundida na página do BFI.

Em geral, foram cumpridos todos os objetivos e indicadores a que o CIAC se propôs ao longo de 2014 apresentando os seguintes resultados:

  • Foram estabelecidas diversas relações nacionais e internacionais, nomeadamente através de parcerias/protocolos com as seguintes entidades: Centro de Ciência Viva do Algarve, Fundação EDP, CRIA – Centro Regional para a Inovação no Algarve, Oficina Bartolomeu dos Santos, Fundação Manuel Viegas Guerreiro, Biblioteca Municipal de Faro, Biblioteca Municipal de Tavira, Algarve Film Comission, Associação Cultural “Ar Quente”, CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística, Associação de Músicos do Algarve; Museu Municipal de Faro; Câmara Municipal de Loulé e de Faro. A nível internacional, foram estabelecidas as seguintes parcerias: British Film Institut; Universidade de Lund, Universidade de Stanford, Universidade Complutense de Madrid, Universidade Federal Fluminense, Universidade Autónoma de Barcelona, Universidade Europeia de Madrid, Fundação António Machado, Fundação Menendéz Pídal e Grupo de Humanidades Digitais Hispânicas (HDH). Destes destacamos a colaboração com a Fundação Menendéz Pidal, que resultou na aprovação de um projeto financiado em Espanha, com a participação de investigadores do CIAC e que dá continuidade ao projeto desenvolvido no Centro com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian na área do Romanceiro Ibérico.
  • Foram organizados eventos científicos de relevo na área das artes e da comunicação, entre eles: Colóquios Internacionais: VII Artech International Conference on Digital Arts; Artes e Ciências em Diálogo; A Peregrinação; Sailing in Troubled Waters e o IV Encontro Anual da AIM (coorganização). Ciclo de Palestras: Mestres e Discípulos nas Artes, nas Ciências, nas Humanidades; Livro: passado, presente e futuro e o IV e o V Ciclo de Artes Visuais. Workshops: 1º e o 2º WEO – Workshop em Ensino Online, Workshop Cultura Low Cost para tempos de crise; Projeto RECARDI; Ciclo de workshops em Dança Somática e Tecnológica. Ciclo de aulas abertas Serviço Público de Rádio e Televisão em Portugal – Quais os Caminhos. Seminários: Transferências de Temas, Discursos e Linguagens entre o Cinema e a Publicidade; European Theatre seen from the North; Literacia de la violencia de género en medios de comunicación; Cultura 2020 – Seminário Património e Território; Masterclass O Neo-Realismo Italiano. Simpósio Corporalidades Pós-Humanas. Jornadas do CIAC VI, VII e VIII; Jornadas da Revista Verónica. Exposições: A branco e preto; Conselhos Úteis para evitar magoar doentes com esquizofrenia; A Tentação da Imortalidade; Impróprio para Consumo; Play; TAO; As coisas que não existem são mais bonitas, Mapland; Pedro Cabral Santo – Barba Azul a Preto e Branco; Privado; Devorar e não digerir; Desenhos – Manuel Baptista; RAUM: Residências Artísticas Online; 3265 dias; Edgar Massul – #Other Free Works; Pedro Cabral Santo Unconditionally; Rudolfo Quintas – EVERYTHING WE HEAR AND MANY THINGS WE DON´T; VII Mostra de Arte Contemporânea (Universidade Federal Fluminense/CIAC. Conferências: I Conferência Internacional Urban Interventions; Massimo Canevacci – Etnografia Digital (ou Sincretika Digitalia); A turbulência das emoções; O Western: perspectivas sobre um género; Imaginar o Fim do Mundo; Que palco para os clássicos?
  • Foram fortalecidos os meios de comunicação do CIAC nomeadamente através do desenvolvimento e alimentação de páginas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube) e da associação a sites de divulgação de eventos (Viral Agenda).
  • Alguns projetos do CIAC conseguiram financiamento externo através de outras entidades, nomeadamente o projeto “O Arquivo do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2010): sua preservação e difusão”, aprovado pela Fundação Calouste Gulbenkian e o Projeto RECARDI – Rede de Cultura e Arte Digital (Aprovado pela Agência de Inovação ao abrigo do QREN).

Publicamos mais de 150 artigos, sendo que a maior parte foi publicada em revistas indexadas. Entre exposições, espetáculos, vídeos, performances, o CIAC promoveu, apoiou ou participou da realização de um total de 161 produções artísticas.

No ano de 2013, o CIAC apresentou os seguintes resultados:

  • Foram estabelecidas diversas relações nacionais e internacionais, nomeadamente através de parcerias/protocolos com as seguintes entidades: Centro de Ciência Viva do Algarve, Fundação EDP, CRIA – Centro Regional para a Inovação no Algarve, Oficina Bartolomeu Santos, Fundação Manuel Viegas Guerreiro, Biblioteca Municipal de Faro, Biblioteca Municipal de Tavira, Algarve Film Comission, Associação Cultural “Ar Quente”, CHAIA – Centro de História de Arte e Investigação Artística, Associação de Músicos do Algarve. A nível internacional foram estabelecidas as seguintes parcerias: Universidade de Lund, Universidade de Stanford, Universidade Complutense de Madrid, Universidade Federal Fluminense, Universidade Autónoma de Barcelona, Universidade Europeia de Madrid, Fundação António Machado, Fundação Menendéz Pídal e Grupo de Humanidades Digitais Hispânicas (HDH).
  • A linha editorial do CIAC foi desenvolvida, através da Coleção “Artes e Media”, com a publicação do livro “Novas & Velhas Tendências no Cinema Português Contemporâneo” e o lançamento de mais um volume da coleção multimédia “CIAC FILES” – o documentário “Um Filme Português”.
  • Foram organizados eventos científicos de revelo na área das artes e da comunicação, entre eles: IV Ciclo de Artes Visuais, I Colóquio Internacional “Artes e Ciências em Diálogo”, Conferência Universidade e Democracia, Curso Livre “Revisitar o Canto de Intervenção”, Exposição “A branco e preto”, Exposição “Conselhos Úteis para evitar magoar doentes com esquizofrenia”, Exposição “A Tentação da Imortalidade”, Exposição “Impróprio para Consumo”, Exposição “Play”, Exposição “TAO”, Exposição “As coisas que não existem são mais bonitas”, VII Mostra de Arte Contemporânea, Conferência “O Western: perspectivas sobre um género”, Conferência “Imaginar o Fim do Mundo”, Conferência “Que palco para os clássicos?”, Ciclo de Gravura Contemporânea – Réplica, Seminário “European Theatre seen from North”, I Conferência Internacional “Urban Interventions”, VI Jornadas de Investigação do CIAC, WEO – Workshop em Ensino Online 2013, Workshop Cultura Low Cost para tempos de crise.
  • Foram fortalecidos os meios de comunicação do CIAC nomeadamente através do desenvolvimento e alimentação de páginas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Meo Kanal) e da associação a sites de divulgação de eventos (Viral Agenda).
  • Alguns projetos do CIAC conseguiram financiamento externo através de outras entidades, nomeadamente o projeto “O Arquivo do Romanceiro Português da Tradição Oral Moderna (1828-2010): sua preservação e difusão”, aprovado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Foram publicados um total de 24 artigos, entre eles artigos com peer-review, indexados nas principais bases de dados da área – SCIELO e LatINDEX.
  • O CIAC foi um dos parceiros do British Film Institute no estudo europeu “Film Literacy in Europe”.
  • Foi desenvolvido o projeto RECARDI, projeto internacional integrado pelo CIAC que tem como objetivo criar, disseminar e expandir uma rede de excelência nacional na área da arte da cultura digitais através da criação de uma plataforma de disseminação do conhecimento. O projeto foi ainda apresentado, ao longo de 2013, em diversos locais e eventos científicos.
  • O Doutoramento em Média-Arte Digital, um dos cursos de formação avançada associados ao CIAC, realizou em julho de 2013 um retiro doutoral em Óbidos no qual foram realizadas diversas intervenções artísticas digitais nos espaços da cidade, dando lugar à produção de diversos artefactos digitais.

Em 2012 os principais resultados da investigação realizada no CIAC foram os seguintes: ao nível da internacionalização do Centro foi organizada a 6ª edição da ARTECH- Conferência Internacional em Artes Digitais que reuniu mais de 100 participantes em torno da cultura digital e da sua intersecção com a arte e a tecnologia. Também a IV International Academic Conference of Analytical Psycology and Jungian Studies foi coorganizada pelo Centro, servindo de plataforma de contacto com estudiosos de diversas áreas do saber ligados às universidades.

Num outro âmbito foi também prolongada a colaboração da coordenadora do CIAC, na condição de consultora, e do coordenador da linha de Estudos Fílmicos, na condição de especialista, no EU Film Literacy Tender Bid, projeto europeu coordenado pelo British Film Institute.

A promoção de eventos artísticos afirmou-se, este ano, como uma aposta com a organização das exposições “Pollitically Excited”, “É perigoso olhar para dentro” e com a continuação do bem sucedido “Ciclo de Artes Visuais”, que visou dar a conhecer trabalhos dos alunos finalistas do curso de Artes Visuais. As mencionadas exposições resultam de um protocolo com a Galeria Trem (Município de Faro) cabendo ao CIAC a promoção dos eventos e ficando a programação da galeria de arte a cargo do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve.

Na área do Teatro, foram levados à cena no âmbito do CIAC dois espetáculos de investigação teatral pelo grupo de teatro “A Peste” e realizaram-se as I Jornadas do Teatro Amador do Algarve.

Ainda no que respeita ao estabelecimento de parcerias, foram organizados o LUSODOC – Mostra de Cinema Documental de Loulé (com o Município de Loulé) e o Colóquio Narração Oral Hoje, em parceria com o IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional, da Universidade Nova de Lisboa. Foi ainda assinado um protocolo com o Observatório Político – Associação de Investigação e Estudos Políticos.

Como meio de divulgar a investigação desenvolvida no seio do Centro, o CIAC organizou as IV e V Jornadas do CIAC e as Jornadas da Revista Verónica.
A linha editorial do CIAC foi também fortalecida com o lançamento do livro “A Escola de Teatro do Conservatório (1839-1901) – Contributo para uma História do Conservatório de Lisboa”, na coleção Artes e Media, da Gradiva, partindo da investigação de Eugénia Vasques sobre a escrita para teatro.

Ao nível de produção de conteúdos foi lançado em DVD, como resultado do projeto The Main Trends, financiado pela FCT, o documentário “Um Filme Português”.

Este ano foi também lançada a coleção de DVD “Ciac Files” que reúne os registos de vídeo de alguns dos principais eventos organizados pelo Centro, com o principal objetivo de tornar a investigação produzida no Centro mais acessível ao público.

Adicionalmente estabeleceu-se e iniciou atividade um projeto de consórcio, o “Recardi”, que propõe uma estreita relação entre academia e empresas, tendo como objetivo central o desenvolvimento de uma plataforma com funcionalidades de criação (colaborativa) digital em rede, de exibição virtual, de ensino e treino online.

Objetivos Atingidos no biénio 2011/2012:

  • Foram criados diversos laboratórios de criação e ensino artístico: nomeadamente o laboratório de estudos teatrais, o laboratório de estudos fílmicos e o laboratório de produção audiovisual.
  • Foram desenvolvidas e potenciadas as redes de investigação, captando o CIAC diversas parcerias/protocolos, entre eles: Universidade Autónoma de Barcelona, Universidade Complutense de Madrid, Universidade de Huelva, Universidade de Sevilha, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal da Bahia, Universidade de São Paulo, Universidade Anhembi Morumbi.
  • Foi desenvolvida a linha editorial do CIAC através da Colecção Artes e Media, uma colecção que resulta de um protocolo entre o CIAC e a editora Gradiva e que tem como principal objectivo revitalizar os estudos nas áreas das manifestações artísticas, sobretudo no que diz respeito às relações com os media. O primeiro livro publicado foi “Nas margens. Ensaios sobre teatro, cinema e meios digitais”, organizado por Gabriela Borges, que visa estabelecer um diálogo e uma reflexão entre as principais linhas de investigação do CIAC: teatro, cinema e novos media.
  • O CIAC prosseguiu com a organização de eventos de cariz científico na área das artes e da comunicação, dos quais são exemplo: Artech 2012 – 6th Conferência Internacional em Artes Digitais, 2º Colóquio Internacional “Narração Oral Hoje”, Seminário Internacional “Estudos de Televisão: diálogos Portugal-Brasil”, Simpósio Internacional “Interactive-non-Interactive: videogame meets video art”, as exposições “Pollitically Excited”, “É perigoso olhar para dentro”, “As coisas que não existem são mais bonitas”, “a branco e preto” e com a continuação do bem sucedido “Ciclo de Artes Visuais”.
  • O CIAC promoveu ainda novos canais de comunicação da investigação realizada no Centro, nomeadamente através da criação de um website do Centro (www.ciac.pt), marcação de presença nas redes sociais (Facebook, Twitter, Meo Kanal) e da criação de uma plataforma crossmedia (www.crossmediaplatform.ciac.pt) para divulgação da produção artística e científica do Centro.
  • O CIAC expandiu ainda a sua oferta ao nível da formação avançada, contando atualmente com os seguintes cursos: Doutoramento em Média-Arte Digital (em parceria com a Universidade Aberta); Doutoramento em Comunicação, Cultura e Artes; Mestrado em Comunicação, Cultura e Artes; Mestrado em Teatro (em parceria com a Escola Superior de Teatro e Cinema); Mestrado em Desenvolvimento de Projeto Cinematográfico (em parceria com a Escola Superior de Teatro e Cinema) e a Pós-Graduação em Artes Visuais e Performativas.

Em 2011, da investigação realizada no CIAC devem salientar-se os seguintes resultados: o projeto The Main Trends, financiado pela FCT, editou um livro online, para fins educativos e realizou um documentário que estreou no Festival DOC Lisboa 2011. A parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian no Projeto Próximo Futuro continuará por mais 3 anos e o Centro passou a integrar, no âmbito deste projeto, o Observatório de África e da América Latina. A coordenadora do CIAC e o coordenador da linha de Estudos Fílmicos participam, como parceiros de investigação e consultores, no EU Film Literacy Tender Bid, projeto europeu coordenado pelo British Film Institute.

Na linha da literacia dos Media, o CIAC organizou um painel com a participação de investigadores integrados e jovens investigadores no I Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania, na Universidade do Minho. O I Encontro Internacional da AIM – Associação dos Investigadores Imagem em Movimento, foi coorganizado pelo CIAC e realizou-se na UAlg. Na vertente da internacionalização, foram organizados o Simpósio Internacional Interactive-non-interactive: videogame meets vídeo Art e o Seminário Internacional Estudos de Televisão, uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Globo Universidade. A Plataforma digital para a divulgação da produção artística e científica do CIAC ficou online, dando continuidade ao projeto com a Universidad Complutense de Madrid.

No plano dos estudos pós-graduados, o CIAC participou da criação do Doutoramento em Média e Artes Digitais, acreditado pela A3S, cuja primeira edição foi a de 2012-2015 e associou-se ao Doutoramento em Património de Influência Portuguesa, do CES/Universidade de Coimbra no âmbito da Cátedra Odebrecht-Capistrano de Abreu, sediada no CIAC. Em parceria com o curso de Artes Visuais da UAlg, foi organizado um Ciclo de Artes Visuais que contou com a presença de galeristas, curadores e artistas nacionais e internacionais com continuidade em 2012. Na área do Teatro foi organizado o I Encontro de Escritas de Cena, na ESTC, em parceria com a Universidade Católica de Lisboa.