ÂNGELA SALDANHA

ÂNGELA SALDANHA

Email: amendes@ciac.uab.pt

Breve CV:  Doutorada em Educação Artística, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Mestre em Artes Visuais e Licenciada em Design, pela Universidade de Aveiro. Ângela Saldanha realizou um pós-doutoramento em Média Arte Digital como investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, no pólo da Universidade Aberta, onde também leciona. Tem diversas formações académicas na área da multimédia, cerâmica e produção artística contemporânea. Enquanto artista expõe os seus trabalhos constantemente, a nível nacional e internacional. Normalmente trabalha em obras de teor ativista, de envolvimento comunitário e de reflexão crítica sobre a sociedade. Integra os coletivos: “C3” (grupo de ação e investigação em práticas artísticas interdisciplinares em Educação Artística), “1686” e “Ai ia” (pensamentos e ações artísticas). É vice-presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) e elemento do Conselho Europeu da International Society for Education through Art (InSEA). Autora de diversas publicações em edições de referência e elemento da equipa editorial e Comissão Científica em revistas e eventos nacionais e internacionais.

Interesses de investigação:  Os seus principais interesses centram-se nas práticas artísticas ativistas contemporâneas e educação artística.

Publicações mais recentes:

Saldanha, Â., & Carvalho, E. (2018). Práticas educativas inclusivas no ensino artístico a distância/Prácticas educativas inclusivas en la enseñanza artística a distancia./Inclusive educational practices in distance learningTercio Creciente7(1).

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa T; Medina, Teresa. (2017). No Caminho para Casa Ativismo na investigação artística. In Práticas Artísticas Comunitárias, 198 – 2017. ISBN: 978-989-8550-42-2. Porto: PELE.

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa; Marcos, Adérito. (2016). New master’s degree program in digital arts – European Union and Russia. In Russian creative education in Digital Arts in line with EU standards, 20 – 25. ISBN: 978-5-87627-142-6. Russia: Stroganov Moscow State Academy of Design and Applied Arts, Moscow.

Saldanha, Ângela; Martins, Amílcar. (2016). Lisboa numa visão intercultural de arte digital por estudantes russos de pós-graduação. In Animação Sociocultural – Globalização, Multiculturalidade, educação Intercultural e Intervenção Comunitária, 331 – 341. ISBN: 978-989-97571-9-6. Amarante: INTERVENÇÃO- Associação para a Promoção e Divulgação Cultural/Chaves.

Saldanha, Ângela; Barbero, Ana; Eça, Teresa. (2016). ‘insurgence’ – Activism in art education Research and Praxis. In Convergence of Contemporary Art, Visual Culture, and Global Civic Engagement, ed. IGI, 210 – 223. ISBN: 9781522516651. Universidade de Arizona: IGI. doi: 10.4018/978-1-5225-1665-1

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa. (2016). Arte en Red: Dos Proyectos de Educación Artística activista. In Arte Para ça Convivencia y Educación para la paz, 161 – 184 . México: Ministério da Educação México.

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa T. (2016) Artes Visuais na educação. ed. 1, ISBN: 978- 989-990- 731. Viseu: APECV.

Saldanha, Ângela; Pardiñas, Maria J; Eça, Teresa; Trigo, Cristina. eds. (2015.) Risks and Opportunities for Visual Arts Education In Europe ed. 1, ISBN: 978-989-99073-2-4. Lisboa: APECV.

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES