ANTÓNIO ARAÚJO

ANTÓNIO ARAÚJO

Email: antonio.araujo@uab.pt

ORCID: 0000-0003-0909-5782

Breve CV: António Bandeira Araújo é licenciado em Física (1995) e Doutorado em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2011). É professor auxiliar na Universidade Aberta, onde exerce a docência desde 2003.

Interesses de investigação: Tem dividido a sua atividade científica entre duas vertentes do estudo da geometria – no campo da matemática pura, estudou a classificação das curvas legendrianas e a dessingularização de superfícies lagrangeanas. Mais recentemente tem-se dedicado ao estudo das aplicações da geometria às artes visuais, nomeadamente no estudo das perspetivas curvilíneas e anamorfoses, tanto no âmbito das técnicas clássicas como na sua relação com os algoritmos e técnicas da arte digital. Este trabalho mantém uma relação próxima com as suas atividades paralelas no campo das artes plásticas e da ilustração. É membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (pólo UAb) e do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional.

Publicações mais recentes:

Araújo, A. B.; Olivero, L. F.; Rossi, A. (2019). Boxing the Visual Sphere: towards a systematic solution of the cubical perspective. In Congresso de la UID, 41, Perugia. p. 33–40. doi:10.36165/1004
https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/8730 

Araújo, A.;Serranho, P. (2019). On the use of quasi-equidistant source points over the sphere surface for the method of fundamental solutions, Journal of Computational and Applied Mathematics, Volume 359, Pages 55-68. https://doi.org/10.1016/j.cam.2019.03.019

Araújo, A.B.. (2018). International Conference on Transdisciplinary Studies in Arts, Technology and Society. 1, Lisboa. “ARTeFACTo 2018 [Em linha]: proceedings”. Editado por Pedro Alves da Veiga; António Araújo; Adérito Marcos. [S.l.]: Artech-International, 2018. 136 p. ISBN 978-989-99370-7-9 https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/7868.

Araújo, A, (2018). Ruler, compass, and nail: constructing a total spherical perspectiveJournal of Mathematics and the Arts. 12:2-3, 144-169, https://doi.org/10.1080/17513472.2018.1469378.

Araújo, A. (2018). Drawing Equirectangular VR Panoramas with Ruler, Compass, and ProtractorJournal Of Science And Technology Of The Arts. 10(1), 15-27. doi:http://dx.doi.org/10.7559/citarj.v10i1.471.

Araújo, A.B.. (2018). Let’s Sketch in 360°: Spherical Perspectives for Virtual Reality Panoramas. In Proceedings of Bridges Stockholm. Eds. E. Torrence et al., Tesselations Publishing, pp. 637-644. (link).

Araújo, António (2017). Guidelines for Drawing Immersive Panoramas in Equirectangular Perspective, In Artech 2017, Macau, China, Proceedings of the 8th International Conference on Digital Arts, Carlos Caires et al (Eds.), ACM ISBN 978-1-4503-5273-4, pp.93-99.

Araújo, António (2017). Cardboarding Mixed Reality with Dürer Machines, In Proceedings of the 5th Conference on Computation, Communication, Aesthetics & X, Lisbon, 2017. URL: http://2017.xcoax.org/

Araújo, António (2017). Anamorphosis: Optical games with Perspective’s Playful Parent, In Proceedings of Recreational Mathematics Colloquium v – G4G (Europe), 2017, pp. 71–86.URL: http://ludicum.org/ev/rm/17

Araújo, A, Flores, M., Figueiredo, M.(2017). Anamorfoses e outras tecnologias imersivas no contexto da educação artística in Atas do II Colóquio – Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores, Eds. Maria Flores et al., Universidade do Minho, Instituto de Educação, Centro de Investigação em Estudos da Criança, pp.243-250 . http://www.univ-ab.pt/~aaraujo/papers/aaraujomfloresmfigueiredo243-250final.pdf

Araújo, A. (2017). “A geometria (descritiva) da anamorfose e das perspectivas curvilíneas”, Atas do Workshop “Matemática e Arte”, Eds. S. Vinagre e A. I. Santos, Sociedade Portuguesa de Matemática, pp. 15-22.http://www.univ-ab.pt/~aaraujo/papers/aaraujomfloresmfigueiredo243-250final.pdf

Araújo, António (2016). Topologia, Anamorfoses, e o bestiário das Perspectivas Curvilíneas, Convocarte (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), no. 2 (Setembro 2016): 51-69. URL: http://convocarte.belasartes.ulisboa.pt/index.php/category/httpconvocarte-belasartes-ulisboa-ptrevistaconvocarte/

Marcos A., Martins A., Saldanha A., Araújo A., et al. (2016) Enhancement of Russian Creative Education: new post-graduation programme, In digital art practice. Russian Creative Education in Digital Arts in line with EU standards, ISBN 978.587627-142-6, part 2, Ed. Sergei Kurasov, Moscovo, pgs. 26-42, 2016.

Fernandes-Marcos, A.; Martins, A.; Saldanha, A.; Araújo, A.; Carvalho, E.; Bidarra, J.; Coelho, J.; Shirley, P.; Veiga, P. (2016). Enhancement of Russian Creative Education: new post-graduation programme in digital art practice (Universidade Aberta, Portugal), in Russian Creative Education in Digital Arts in Line with EU Standards, Sergei Kurasov (Ed.), Moscow, 26-42, ISBN 978.587627-142-6.

Araújo, A., Neto, O. Limits of tangents of quasi-ordinary hypersurfaces, Proc. Am. Math. Soc., 141(1), Janeiro 2013, 1–11. http://www.ams.org/journals/proc/2013-141-01/S0002-9939-2012-11126-8/

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES