MARIA EUGÉNIA VASQUES

MARIA EUGÉNIA VASQUES

Email: vasquese48@gmail.com

Breve CV:  Eugénia Vasques nasceu em Coimbra em 1948. Viveu e estudou em Paris, entre 1970 e 1975, onde frequentou a Universidade de Paris VIII. Regressada a Portugal, ingressou no Conservatório Nacional, onde concluiu o Curso de Formação de Actores/Encenadores (1980). Prosseguiu os seus estudos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (Línguas e Literaturas Modernas//Português-Francês, 1985). Obteve, em 1992, o Doutoramento em Hispanic Language and Literature na University of California, Santa Barbara, E.U.A., com equivalência a Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. Foi crítica de Teatro, no semanário Expresso, entre 1985-2001, e colaboradora em várias revistas. É Professora-Coordenadora na Escola Superior de Teatro e Cinema/Instituto Politécnico de Lisboa, antiga Escola de Teatro do Conservatório. É Membro do Conselho Científico e membro do Conselho de Biblioteca. É também docente do Doutoramento em Artes (Universidade de Lisboa/ESTC).

Interesses de investigação:  Tem prestado colaboração a instituições da Cultura, nomeadamente ao Ministério da Cultura/Secretaria de Estado da Cultura, ao Ministério da Educação e Ciência e a variados outros organismos (Plano Nacional da Leitura, etc.). Tem igualmente participado em júris de prémios de Teatro (SPA, TEC, etc.) e prestado colaboração a projectos no âmbito da pedagogia teatral ou artística. É Investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve). É membro da direcção do Clube UNESCO para a Educação Artística.

Publicações mais recentes:

Vasques, E. (2018). “Teatro”. in Reis, A., Rezola M., e Santos, P. Dicionário de História de Portugal: o 25 de AbrilVolume 8. Porto: Figueirinhas.

Vasques, Eugénia (2015) Jorge de Sena: Uma Ideia de Teatro 1938-71 (Lisboa: Cosmos, 1998; Lisboa: Guimarães, 2015)

Vasques, Eugénia (2014) Educação Artística: Para um Currículo de Excelência (com Ana Caldas; Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2014).

Vasques, Eugénia (2012) A Escola de Teatro do Conservatório: Contributos para a História do Conservatório de Lisboa (1839-1901), (Lisboa, Gradiva, 2012).

Vasques, Eugénia (2010) Para a História da Encenação em Portugal (Sá da Costa, 2010)

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES