JOSÉ BIDARRA

JOSÉ BIDARRA

Email: jose.bidarra@uab.pt

Breve CV: José Bidarra obteve o grau de Doutor pela Universidade Aberta, no ramo de Ciências da Educação, na especialidade de Comunicação Educacional. É atualmente professor desta universidade onde leciona regularmente unidades curriculares nas áreas de narrativas digitais, multimédia e e-learning, para além de exercer funções como coordenador da Secção de Informática, Física e Tecnologia (SIFT) e membro do Conselho Coordenador do Departamento de Ciências e Tecnologia (DCeT) da Universidade Aberta. É ainda membro da Comissão Coordenadora do Doutoramento em Média-Arte Digital (DMAD), parceria da Universidade Aberta com a Universidade do Algarve.

Interesses de investigação:  As suas atividades estão centradas nas áreas do e-learning, narrativas, jogos e media digitais, tendo a seu cargo a orientação de diversas teses de mestrado e de doutoramento. Colabora frequentemente em projetos transnacionais e presta serviços pontuais de consultadoria e formação profissional junto de diversas instituições.

Publicações mais recentes:

Bidarra, J. & Rusman, E. (2017). Towards a pedagogical model for science education: Bridging educational contexts through a blended learning approach, Open Learning: The Journal of Open, Distance and e-Learning, 32(1), 6-20, DOI: 10.1080/02680513.2016.1265442.

Azevedo, W., & Bidarra, J. (2017). Blendwave: A sound design tool for audiovisual authors. Short paper publicado nas atas da 8th International Conference on Digital Arts – ARTECH 2017, Macau, 6-8 de setembro.

Carvalho, I., Porto, C., & Bidarra, J. (2017). FeelOpo: Feeling the beat of Oporto. Instalação de arte digital publicada nas atas da 8th International Conference on Digital Arts – ARTECH 2017, Macau, 6-8 de setembro.

Rodrigues, P. & Bidarra, J. (2016). Transmedia storytelling as an educational strategy: A prototype for learning English as a second language, International Journal of Creative Interfaces and Computer Graphics (IJCICG): Special Issue on the ARTECH 2015 International Conference, 7(2), 55-66. Disponível em: http://www.igi-global.com/journal/international-journal-creative-interfaces-computer/1161.

Gomes, C.M.C, Figueiredo, M.J.G., Bidarra, J., & Gomes, J.D.C. (2016). Project Flappy Crab: An Edugame for Music Learning. In J.M. Spector et al. (eds.), Competencies in Teaching, Learning and Educational Leadership in the Digital Age, (pp. 287-301). Springer. ISBN: 978-3-319-30295-9

Bidarra, J., & Figueiredo, M. (2016). A aprendizagem online com base nos jogos e na realidade aumentada: Aplicação do modelo AIDLET. In Práticas e Cenários de Inovação em Educação Online, (pp. 128-156). Universidade Aberta. ISBN: 978-972-674-786-4

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES