MARIA FÁTIMA NUNES

MARIA FÁTIMA NUNES

Email:mnunes@ismai.pt

Breve CV:  Maria Fátima Nunes é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1986), mestre em Relações Interculturais pela Universidade Aberta (1998) e doutorada em Antropologia (especialidade de Antropologia Visual) pela Universidade Aberta (2009). Exerceu a docência na universidade Aberta, sendo, desde 1999, Professora auxiliar no Instituto Universitário da Maia de Semiótica da Imagem Dinâmica e de Projecto Intermédia II (Estudos Fílmicos).

Interesses de investigação:  Tem dedicado a sua atividade científica – publicada em Portugal e no estrangeiro (Espanha, Brasil) – à imigração chinesa em Portugal, ao cinema chinês, ao diálogo entre antropologia e artes. É atualmente membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve). Fruto da sua formação em Antropologia Visual tem realizado filmes documentários antropológicos e artísticos, organizado exposições dedicadas a homenagear mestres da poesia (Eugénio de Andrade) e do cinema (Manoel de Oliveira) e mostras de cinema e cultura e participado com filmes em exposições de artes plásticas.

Publicações mais recentes:

Nunes, Maria Fátima, Rodrigues, Carlos Miguel (no prelo). Antropologia e artes em diálogo (aceite em dezembro de 2016). In Revista de Linguagem do Cinema e do Audiovisual.

Nunes, Maria Fátima (2015). Imigrantes Chineses na Área Metropolitana do Porto. Do ciclo da seda à era digital. Novas Edições Académicas.

Nunes, Maria Fátima (2013). O cinema como construção da memória e da história da China na obra de Jia Zhang-Ke, In Avanca Cinema 2013, Avanca, pp. 713-719.

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES