MARÍA JESÚS BOTANA VILAR

MARÍA JESÚS BOTANA VILAR

Email: mjvilar@ualg.pt

Breve CV: Mª Jesús Botana Vilar é licenciada em Filologia Galego-Portuguesa e Filologia Románica pela Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela. Nesta mesma universidade fez cursos de doutoramento na área de Estudos Clásicos e Medievais e é doutorada em Literatura pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve (2016). Exerce a docência na universidade do Algarve desde o ano 2002, sendo leitora do Centro de Estudos Galegos.

Interesses de investigação: A sua atividade científica começou como bolseira de investigação no Centro ‘Ramón Piñeiro’ para a Investigación en Humanidades (CIRP), no projecto «Galicia Medieval», edição das Cantigas de Loor, de Afonso X (coordenado por Elvira Fidalgo e editado no ano 2003). Cooperou também na elaboração de vozes literárias para a editorial Ir Indo e foi membro da Associaçom Obradoiro da Historia, publicando em vários números do seu boletim poético Segrel. É atualmente membro do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (Universidade do Algarve).

Publicações mais recentes:

Tradução português-castelhano: A rota do mosaico romano. O Sul da Hispânia (Andaluzia e Agarve), ed. Departamento de História, Arqueologia e Património da Universidade do Algarve, Equipa MOSUDHIS (Interreg IIIA), Universidades do Algarve e de Huelva, Museu histórico-municipal de Écija, Equipa lusofrancesa “Mosaicos do sul de Portugal”, 2008.

Botana Vilar, «El alma femenina en las Cantigas de Santa María», in Colloque International Le masque: une «inquiétante étrangeté» (29-30 septembre 2010), Université Jean Monnet, Saint Etienne, 2013.

Botana Vilar, Campos sémicos e campos léxicos do sufrimento nas Cantigas de Santa María, in Revista do Centro de Estudos Galegos da Universidade do Algarve (dir. Pedro Ferré da Ponte), Xunta de Galicia e Universidade do Algarve, 2017 (no prelo).

Outras informações: Bolseira de investigação no Centro de Investigación para Artes e Humanidades ‘Ramón Piñeiro’ (CRPIH), no projeto da edição das Cantigas de Loor (2000 – 2002); Professora-Bolseira da Xunta de Galicia (2002-2008) na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (Universidade do Algarve); Bolseira AECI do Ministerio de Asuntos Exteriores de España (2003 – 2006).

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES