TERESA TORRES DE EÇA

TERESA TORRES DE EÇA

Email: teresatorreseca@gmail.com

Breve CV: Artista Plástica e Professora de Artes Visuais. Doutorada pela Universidade de Surrey Roehampton (UK). Presidente da International Society for Education Through Art-InSEA entre  2014 e 2019; Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual – APECV desde 2008; Diretora do Centro de Formação de Professores Almada Negreiros (APECV); Artista Plástica e Professora de Artes Visuais na Escola Secundária Alves Martins.

Colabora com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) – Universidade Aberta, Portugal. Tem coordenado projetos internacionais de Educação intercultural, Educação para o desenvolvimento sustentável, Educação para a Paz, e Artivismo, Membro do grupo de investigação através das artes : C3 . Editou vários livros e escreveu vários artigos em revistas internacionais sobre educação artística. É co-editora das E-publicações IMAG (InSEA Emagazine) e revista Ibero-Americana de Pesquisa em Educação, Cultura e Artes Invisibilidades

Interesses de investigação: Tem dedicado a sua atividade científica às áreas da Educação Artística e Investigação Baseada nas Artes. Tem coordenado projetos e estudos internacionais financiados pela APECV (Projeto Cadernos Artivistas, Soundscapes e Projeto Comparangoleiros) e projectos de Aprendizagem ao longo da Vida financiados pela União Europeia ( 2010 ITEMS PROJECT: INNOVATIVE TEACHING FOR EUROPEAN MUSEUM STRATEGIES; 2015 CREARTE: Creative school Partnerships with Visual Artists; 2018: CIRCLE OF COMPETENCES FOR COMMUNITY WORK WITH ADULTS). É membro do Conselho Científico das Conferências Arts Based Research ; do Conselho Científico da ARTECH (Conferência Internacional em Arte Digital); Congressos Internacionais de Arte, Ilustración y Cultura Visual en Educación Infantil y Primaria: Mediación crítica dentro y fuera de la escuela, congressos internacionais em artes, novas tecnologias e comunicação CIANTEC e das Conferências Europeias de Investigação em Educação (ECER) da European Educational Research Association (EERA). Faz parte do Conselho de Revisão Editorial de várias revistas de educação artística por exemplo Revista Portuguesa de Educação Artística, PT; IMAGINAR, PT; Dobra, PT; @tic. revista d’innovació educativa , ES; Revista Apotheke, do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Communiars Journal, ES; Anastasis; RO; Creative Arts in Education and Therapy (CAET) – Eastern and Western Perspectives, China).

Publicações mais recentes:

Teresa Torres de Eça & Ângela Saldanha (2019). Some Iberian Perspectives about Arts-Based and Artistic Research in Arts Education. In: Irwin, Rita & Sinner, Anita(Orgs) Provoking the Field: International Perspectives on Visual Arts PhDs in Education.London: Intellect. p203-213.ISBN: 1783209917 / 9781783209910

Prólogo em Natalia Poncela López (2018). Nem tudo é arte? Mod@s de olhar. Santiago de Compostela: Ed. Através. Coleção Alicerces.

EÇA, Teresa Torres (2018). Trabalho de Rede: projetos internacionais entre teoria e práticaInternacionalização do ensino superior : concepções e experiências. Rachel de Sousa Vianna, Delzi Alves Laranjeira (organizadoras). Belo Horizonte : EdUEMG, 2018. pp128-139.ISBN 978-85-5478-010-4

EÇA, Teresa Torres (2018). Do outro lado do espelho: na aula de artes visuais. Revista Gearte v. 5, n. 3 (2018) acessível em https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/88483/51622

EÇA, Teresa Torres. (2018). MapeandoRevista Digital do LAV, Santa Maria: UFSM, v. 11, n. 2, p. 274-292, mai./ago. 2018. Acesso: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/32944

de Eça, T.; Elzerman, Hester and Maksimovic, Maja (2017). CONTEMPORARY Art as a curriculum strategy. In: Martins, C. (Ed) (2017).Creative Primary School Partnerships with Visual Artists. Project Erasmus + CREARTE. Porto: FBAUP .pp 17-46. isbn   978-989-99839-8-4

de Eça, TT (2017) . Mochila de Sobrevivência: algumas reflexões sobre aprendizagens na agenda educativa do milénio. In: Dobra nº1. Lisboa: Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – Patrimónios, Artes e Cultura (IELT),

Torres de Eça, T. ; Milbrand, M. K.; Shin, R. ; Hsieh, K. (2017). Visual Arts Education and the challenges of the Millennium goals. In: Barton, G. & Baguley, M. (ED) The Palgrave Handbook of Global Arts Education. Palgrave Macmillan. Pp 91-105. ISBN 978-1-137-55585-4. DOI 10.1057/978-1-137-55585-4

de Eça, TT; Saldanha, A (2017). Per-corremos, Re-paramos, Re-tornamos e Re-tornar: a importância do conceito de Viagem na Educação. VIS – Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB V.16 nº2/julho-dezembro de 2017,Brasília. ISSN- 1518-5494 e ISSN (versão eletrônica) – 2447-2484 128

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa T; Medina, Teresa. (2017). No Caminho para Casa Ativismo na investigação artística. In: Práticas Artísticas Comunitárias, 198 – 2017. ISBN: 978-989-8550-42-2. Porto: PELE.

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa; Marcos, Adérito. (2016). New master’s degree program in digital arts – European Union and Russia. In: Russian creative education in Digital Arts in line with EU standards, 20 – 25. ISBN: 978-5-87627-142-6. Russia: Stroganov Moscow State Academy of Design and Applied Arts, Moscow.

Saldanha, Ângela; Barbero, Ana; Eça, Teresa. (2016). ‘insurgence’ – Activism in art education Research and Praxis. In: Convergence of Contemporary Art, Visual Culture, and Global Civic Engagement, ed. IGI, 210 – 223. ISBN: 9781522516651. Universidade de Arizona: IGI. Doi: 10.4018/978-1-5225-1665-1

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa. (2016). Arte en Red: Dos Proyectos de Educación Artística activista. In: Arte Para la Convivencia y Educación para la paz, 161 – 184 . México: Ministério da Educação México.

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa T. (2016) Artes Visuais na educação. ed. 1, ISBN: 978- 989-990- 731. Viseu: APECV.

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES