O artista brasileiro Eustáquio Neves faz da fotografia uma ferramenta de provocação político-social, transformando a imagem em espaço e tempo propícios à interlocução sobre as relações da atualidade —e sobre o que elas têm em comum com aspectos fundantes da sociedade brasileira.
O clamor político e a complexidade visual são construídos por processos híbridos, que misturam técnicas de diversas linguagens em camadas sobrepostas. É inevitável o reconhecimento da natureza complexa dessas imagens, resultante de processos que se entrelaçam entre si e com a conjuntura em que são desenvolvidos e utilizados; de um hibridismo de técnicas e procedimentos que se desdobra em outra complexidade —espaço-temporal; material, sensível e intelectual— estabelecida nos vínculos entre autor, obra e observador.
Neste livro, as imagens de autoria de Neves são pontos de partida para uma ampla discussão sobre a fotografia e, ainda, sobre a imagem de arte. Resultado de encontros entre a autora e o artista, além de visitas ao atelier e entrevistas realizadas com ele, o livro toma forma ao transpor a complexidade dos processos à própria escrita acadêmica, no estabelecimento de vínculos teóricos e na renúncia a purismos. Inicia-se, assim, a reflexão sobre a produção de sentido por meio dos processos de criação.
Data de publicação: 2021
Suporte: Impresso | PDF
ISBN: 978-989-9023-07-9 (PDF)
Páginas: 170
Dimensões: 215,9 × 279,4 mm
Coordenação: Mirian Nogueira Tavares e Cecilia Almeida Salles
Edição: Ana Isabel Soares, Patrícia Dourado, Paula Martinelli e Wagner de Miranda
Esta publicação também está disponível em: Inglês