TERESA TORRES DE EÇA

TERESA TORRES DE EÇA

Email: teresatorreseca@gmail.com

Ciência ID: AE16-1166-C298

ORCID: 0000-0002-0124-7377

Breve CV: Artista Plástica e Professora de Artes Visuais no ensino secundário. Realizou a sua tese de doutoramento sobre avaliação em artes visuais na Universidade de Surrey-Roehampton em 2004. É coordenadora do Grupo de Investigação em Artes; Comunidade e Educação (GriArCE). Colabora com o Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), da Universidade do Algarve. Os seus focos de interesse são investigação-ação participativa; educação artística; artivismo; arte participativa; projetos transculturais; Eco-cidadania. Editou vários livros e escreveu vários artigos em revistas internacionais sobre educação artística. É co-editora da revista Invisibilidades. Foi Presidente da International Society for Education Through Art-InSEA entre 2014 e 2019. É Presidente da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual – APECV desde 2008.

Interesses de investigação: Tem dedicado a sua atividade científica às áreas da Educação Artística e Investigação Baseada nas Artes. Tem coordenado projetos e estudos internacionais financiados pela APECV (Projeto Cadernos Artivistas, Soundscapes e Projeto Comparangoleiros) e projectos de Aprendizagem ao longo da Vida financiados pela União Europeia ( 2010 ITEMS PROJECT: INNOVATIVE TEACHING FOR EUROPEAN MUSEUM STRATEGIES; 2015 CREARTE: Creative school Partnerships with Visual Artists; 2018: CIRCLE OF COMPETENCES FOR COMMUNITY WORK WITH ADULTS). É membro do Conselho Científico das Conferências Arts Based Research ; do Conselho Científico da ARTECH (Conferência Internacional em Arte Digital); Congressos Internacionais de Arte, Ilustración y Cultura Visual en Educación Infantil y Primaria: Mediación crítica dentro y fuera de la escuela, congressos internacionais em artes, novas tecnologias e comunicação CIANTEC e das Conferências Europeias de Investigação em Educação (ECER) da European Educational Research Association (EERA). Faz parte do Conselho de Revisão Editorial de várias revistas de educação artística por exemplo Revista Portuguesa de Educação Artística, PT; IMAGINAR, PT; Dobra, PT; @tic. revista d’innovació educativa , ES; Revista Apotheke, do Centro de Artes, da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Communiars Journal, ES; Anastasis; RO; Creative Arts in Education and Therapy (CAET) – Eastern and Western Perspectives, China).

Publicações mais recentes:

Saldanha, A, & Torres de Eça, T (2021) EDITORIAL . Invisibilidades 15,. DOI 10.24981/16470508.15.1 https://www.apecv.pt/pt-pt/invisibilidades15

Saldanha, Â; Torres de Eça, T; Balsa, R.; Ferreira, C.  2021.  Isolate with Love. Malta Review of Educational Research . Volume 15, Supplement Issue, pp. 69-96 Faculty of Education, UM, 2021 http://www.mreronline.org/issues/supplement-issue-on-socially-engaged-art-and-global-challenges-december-2021/

Saldanha, A; Torres de Eça, T; Balsa, R.; Ferreira, C. ( 2021).  Impacts of Socially Engaged Art and Design Projects: The Need for Documentation. In: Documents of Socially Engaged Art. In:  Vella, R.  & Sarantou, M.  (Editors). InSEA , 260-274.  doi:10.24981/2021-DSEA ISBN: 978-989-54830-4-4 https://www.insea.org/wpcontent/uploads/2021/12/DocumentsOfSociallyEngagedArt_web.pdf

Eça, Teresa Torres ( 2021). Topografias Críticas: Memórias e Narrativas através das Artes Visuais. In: Maria Betânia e Silva , M. B & da Costa, R. X.(Org.). Memórias (In)tangíveis. Vol 1.  7-11.  Brasil,  João Pessoa: Editora do CCTA, 2021.ISBN: 978-65-5621-213-5. http://www.ccta.ufpb.br/editoraccta/contents/titulos/artes-visuais/memorias-in-tangiveis-volume-2 

Eça, T. T.; Saldanha, A.; Ferreira, C. ; Balsa, R. (2020). Aprendizagens colaborativas através do fazer artístico com comunidades de pessoas com deficiência. Collaborative learning through art making in communities of people with disabilities . Invisibilidades #13, APECV Portugal. p.71-75. DOI 10.24981/16470508.13.12. https://www.apecv.pt/revista/invisibilidades/13/10.24981.16470508.13.12.pdf

Saldanha, A. & Eça, T. T. (2020). Errar – Partilhar – Aprender. O ensino transdisciplinar e holístico através de técnicas das Artes Visuais (experiências em quatro continentes). Revista Gearte v. 7, n. 2, p. 283-315, doi.org/10.22456/2357-9854.100762https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/88483/51622

Teresa Torres de Eça & Ângela Saldanha (2019). Some Iberian Perspectives about Arts-Based and Artistic Research in Arts Education. In: Irwin, Rita & Sinner, Anita(Orgs) Provoking the Field: International Perspectives on Visual Arts PhDs in Education.London: Intellect. p203-213.ISBN: 1783209917 / 9781783209910

Prólogo em Natalia Poncela López (2018). Nem tudo é arte? Mod@s de olhar. Santiago de Compostela: Ed. Através. Coleção Alicerces.

EÇA, Teresa Torres (2018). Trabalho de Rede: projetos internacionais entre teoria e práticaInternacionalização do ensino superior : concepções e experiências. Rachel de Sousa Vianna, Delzi Alves Laranjeira (organizadoras). Belo Horizonte : EdUEMG, 2018. pp128-139.ISBN 978-85-5478-010-4

EÇA, Teresa Torres (2018). Do outro lado do espelho: na aula de artes visuais. Revista Gearte v. 5, n. 3 (2018) acessível em https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/88483/51622

EÇA, Teresa Torres. (2018). MapeandoRevista Digital do LAV, Santa Maria: UFSM, v. 11, n. 2, p. 274-292, mai./ago. 2018. Acesso: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/32944

de Eça, T.; Elzerman, Hester and Maksimovic, Maja (2017). CONTEMPORARY Art as a curriculum strategy. In: Martins, C. (Ed) (2017).Creative Primary School Partnerships with Visual Artists. Project Erasmus + CREARTE. Porto: FBAUP .pp 17-46. isbn   978-989-99839-8-4

de Eça, TT (2017) . Mochila de Sobrevivência: algumas reflexões sobre aprendizagens na agenda educativa do milénio. In: Dobra nº1. Lisboa: Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – Patrimónios, Artes e Cultura (IELT),

Torres de Eça, T. ; Milbrand, M. K.; Shin, R. ; Hsieh, K. (2017). Visual Arts Education and the challenges of the Millennium goals. In: Barton, G. & Baguley, M. (ED) The Palgrave Handbook of Global Arts Education. Palgrave Macmillan. Pp 91-105. ISBN 978-1-137-55585-4. DOI 10.1057/978-1-137-55585-4

de Eça, TT; Saldanha, A (2017). Per-corremos, Re-paramos, Re-tornamos e Re-tornar: a importância do conceito de Viagem na Educação. VIS – Revista do Programa de Pós-graduação em Arte da UnB V.16 nº2/julho-dezembro de 2017,Brasília. ISSN- 1518-5494 e ISSN (versão eletrônica) – 2447-2484 128

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa T; Medina, Teresa. (2017). No Caminho para Casa Ativismo na investigação artística. In: Práticas Artísticas Comunitárias, 198 – 2017. ISBN: 978-989-8550-42-2. Porto: PELE.

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa; Marcos, Adérito. (2016). New master’s degree program in digital arts – European Union and Russia. In: Russian creative education in Digital Arts in line with EU standards, 20 – 25. ISBN: 978-5-87627-142-6. Russia: Stroganov Moscow State Academy of Design and Applied Arts, Moscow.

Saldanha, Ângela; Barbero, Ana; Eça, Teresa. (2016). ‘insurgence’ – Activism in art education Research and Praxis. In: Convergence of Contemporary Art, Visual Culture, and Global Civic Engagement, ed. IGI, 210 – 223. ISBN: 9781522516651. Universidade de Arizona: IGI. Doi: 10.4018/978-1-5225-1665-1

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa. (2016). Arte en Red: Dos Proyectos de Educación Artística activista. In: Arte Para la Convivencia y Educación para la paz, 161 – 184 . México: Ministério da Educação México.

Saldanha, Ângela; Eça, Teresa T. (2016) Artes Visuais na educação. ed. 1, ISBN: 978- 989-990- 731. Viseu: APECV.

NOTÍCIAS

PUBLICAÇÕES