Publicação

Adriana Freire Nogueira publica capítulo no livro Hercules Performed


A investigadora Adriana Freire Nogueira, do CIAC, escreveu um dos capítulos do livro Hercules Performed: The Hero on Stage from the Enlightenment to the Early Twenty-First Century, publicado recentemente.

“Herakles in Twenty-First Century Music” é o nome do capítulo 15, escrito pela investigadora do CIAC, que trata do contexto do uso do nome Herakles/Hércules na cena musical do século XXI. O texto analisa as letras e videoclipes de músicos de diferentes línguas, como inglês e português, para compreender como Hércules tem sido utilizado por esses artistas: o que eles escolheram do herói e o que deixaram de lado.

Os exemplos abordados incluem “Hercules & Love Affair”, o grupo de rap Traffik & DJ Pro Style e o rapper brasileiro C4bal. A discussão visa determinar se Hércules é apenas o mito ou se há uma referência clássica mais específica e refletir sobre por que Hércules, e não outros heróis, é mencionado, considerando os diferentes significados e referentes de Hércules.

O capítulo de Adriana Nogueira integra o livro Hercules Performed, da série, Metaforms (vol. 25). É um dos quatro a serem publicados, que examina a figura extraordinariamente persistente de Héracles-Hércules na cultura ocidental, reunindo académicos de diversas disciplinas para oferecer uma visão única sobre o apelo perene do herói.

O livro explora a receção do antigo herói grego Héracles/Hércules no palco ocidental, desde o século XVI até aos dias atuais, com foco no teatro ao vivo, incluindo tragédia, comédia e drama musical. Cada capítulo examina uma obra ou tema específico em detalhes, explorando a interação entre os modelos clássicos e uma ampla variedade de contextos de performance moderna.

Esta publicação também está disponível em: Inglês