Divulgação

Adriana Nogueira participa no Congresso CLASTEA


Adriana Nogueira, investigadora do CIAC, participa no VII Congresso CLASTEA — Clássicos e o Teatro, onde apresentará a comunicação “Diz-me o que vestes e dir-te-ei quem és: o figurino e a caracterização das personagens do teatro antigo nos palcos contemporâneos”.

O VII CLASTEA foca-se em perspectivas académicas no teatro, teórico ou prático, Greco-Latino ou de raiz Greco-Latina, de qualquer época histórica ou da contemporaneidade, de modo a promover um amplo debate a respeito das suas contribuições, dos seus usos e abusos, das suas características e das suas várias versões e subversões.

A apresentação de Adriana Nogueira centrar-se-á em outros elementos que dependem do texto, mas não só: os figurinos, como elemento cenográfico significante. Responderá a duas perguntas principais no seu trabalho, “O trabalho do figurinista é valorizado ou tem importância residual? As companhias têm um figurinista entre os seus membros? Veja-se José Carlos Faria, licenciado em Belas-Artes, ator, músico, cenógrafo e figurinista do Teatro da Rainha; ou contratam ‘designers’ do mundo da moda? Veja-se Valentim Quaresma, “designer” de joias e professor na Lisbon School of ‘Design’, convidado pelo Teatro Livre. Qual o processo de decisão sobre o figurino a adotar?” e “será que o figurino faz a personagem? Qual o lugar do corpo? Qual a perceção que o público tem, de imediato, das personagens? Que nos dizem uma Antígona sem roupa ou um Guarda com uniforme do tempo do Estado Novo Qual a fundamentação (fontes literárias ou visuais da antiguidade? Influência do cinema?) para o figurino escolhido? Pode o figurino alterar a compreensão da peça? Qual o significado para o, qual o figurino é o significante?”

O congresso realiza-se de 6 a 8 de novembro de 2024, na PUC – Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro (Brasil).

Mais informações (aqui).


Esta publicação também está disponível em: Inglês