Divulgação

Ana Isabel Soares participa no colóquio “Conversa Inacabada: Literatura e Cinema em Portugal”


Investigadora do CIAC, Ana Isabel Soares participa no colóquio “Conversa Inacabada: Literatura e Cinema em Portugal”. A sua participação será no Painel 1 – A escrita da imagem, a imagem da escrita, com a temática A literariedade do cinema português.

O colóquio, que propõe o diálogo entre a literatura e o cinema, remonta ao surgimento da sétima arte, quando personagens e episódios do mundo dos livros foram levados para o ecrã do cinema mudo. Nas primeiras décadas do século XX, cineastas como D.W. Griffith, Louis Feuillade e Victor Sjöström começaram a utilizar textos literários como base para os seus filmes, consolidando os primeiros processos de adaptação ao mesmo tempo que estabeleciam o modelo narrativo no meio cinematográfico. Numa época em que o cinema ainda não era considerado uma forma de arte, mas sobretudo uma “atração”, a ligação à literatura tornou-se um meio de legitimar o cinema e de o elevar ao estatuto de forma de arte aos olhos de espetadores cultos e potencialmente céticos.

Ao mesmo tempo, vários escritores literários começaram a interessar-se pelo cinema. Alguns escreveram sobre o novo meio (Máximo Górki, Robert Desnos, Virginia Woolf…), enquanto outros o viram como tema ou fonte de inspiração para as suas criações (Luigi Pirandello, Ramón Gómez de la Serna…).

A profícua relação entre literatura e cinema é explorada nos meios académicos a partir de pontos de vista cada vez mais conscientes da sua complexidade, sobretudo no âmbito dos estudos de adaptação, e mais especificamente nos casos anglo-americano, francês e italiano. No contexto português, vários passos importantes são dados no sentido de aprofundar este campo de investigação nas últimas décadas, embora a visão e o reconhecimento que dele temos hoje permaneçam fragmentados e dispersos.

Inspirado no título Conversa Acabada (1981), filme de João Botelho sobre a correspondência entre Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro, este simpósio pretende dar um contributo necessário para consolidar a reflexão sobre o longo, complexo e multiforme diálogo entre literatura e cinema em Portugal, desde os seus primórdios até à atualidade.

O colóquio acontecerá na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no anfiteatro III, nos dias 10 e 11 de abril de 2025. O Painel no qual Ana Isabel Soares irá participar terá inicio às 9h30 no dia 10 de abril.

Organização: Amândio Reis (CEComp | Universidade de Lisboa), José Bértolo (IELT | Universidade Nova de Lisboa), Rita Novas Miranda (CRIMIC | Sorbonne Université)

Mais informações (aqui).


Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos UIDB/00509/2020 e UIDP/00509/2020. Este trabalho é financiado por Fundos Nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto UID/00657, Instituto de Estudos de Literatura e Tradição — Patrimónios, Artes e Culturas.

Esta publicação também está disponível em: Inglês