Divulgação
Armando Nascimento Rosa participa na conferência “A ação da censura no cinema e nas artes performativas”
Armando Nascimento Rosa, investigador do CIAC, é orador convidado para abordar o tema da censura à criação teatral durante o Estado Novo na conferência A ação da Censura no Cinema e nas Artes Performativas. A iniciativa conta ainda com os dois outros oradores convidados, Cristina Lopes, Hugo Castro, e terá moderação de Cristina Fernandes.
Durante o Estado Novo, a censura esteve sempre ativíssima em todas as vertentes culturais e será o principal tema de conversa desta conferência, que se realiza no âmbito do ciclo sobre a censura em Portugal, na literatura, na arte e na imprensa, desta vez, dedicada à censura no cinema e nas artes performativas.
Armando Nascimento Rosa é doutorado em Estudos Portugueses — Literatura Dramática do século XX (2001), mestre em Estudos Literários Comparados (1994) e docente na Escola Superior de Teatro e Comunicação desde 1998. É detentor do título de Especialista em Teatro [Dramaturgia] pelo IPL, obtido em 2023. Iniciou percurso profissional de dramaturgista em 1990 no Teatro da Politécnica, é investigador membro do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação) desde a sua criação, em 2007. Tem duas dezenas e meia de livros de dramaturgia original e ensaio publicados, incluindo bibliografia crítica sobre Samuel Beckett, António Patrício, Fernando Pessoa, e Natália Correia, autora cuja obra dramática completa publicou em 2023, na INCM.
A iniciativa realiza-se na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, no dia 8 de novembro de 2024, pelas 18h00. O evento é promovido pela Associação Cultural Calafrio, integrado nas comemorações do 50.º aniversário da Revolução de Abril.
Mais informações (aqui).
Esta publicação também está disponível em: Inglês