Evento
Aula aberta: práticas artísticas para a transformação sócio-espacial
Rocío Vela Jiménez (Universidad Loyola Andalucía) preparou uma aula aberta sobre Práticas artísticas para a transformação sócio-espacial, que ocorrerá a 5 de março de 2024, às 17h00.
María del Rocío Vela Jiménez é Assistente Social, Licenciada em Antropologia Social e Cultural, Mestre em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento, e Doutorada em Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável. Rocío Vela desenvolve o seu percurso profissional na área da Intervenção Social e Comunitária, com diferentes grupos e contextos em situação de exclusão social. Trabalhou no domínio da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento em vários países da América Latina e América Central. Atualmente é investigadora e professora na Universidad Loyola Andalucía, onde integra o Departamento de Humanidades e Filosofia e o Instituto de Investigação em Políticas para a Transformação Social, e leciona na Faculdade de Comunicação e Artes. O seu trabalho de investigação enquadra-se no reforço dos processos de desenvolvimento local em bairros desfavorecidos da Andaluzia.
Atualmente Rocío Vela é investigadora visitante no CIAC (janeiro/fevereiro de 2024), com supervisão de Sílvia Leiria Viegas, para o desenvolvimento de esboço de projeto de inovação docente. Nesta aula aberta a oradora apresenta o seu trabalho de pesquisa e ensino no campo da sociologia, das artes e transformação social.
Para além da apreciação estética, a arte torna-se aqui um agente de transformação social nos processos que visam a participação e a ação cidadã. Assim, falamos de mediação artística quando a arte pretende ajudar a gerar processos de inclusão e desenvolvimento comunitário, utilizando qualquer linguagem artística: artes visuais, música, teatro, dança, etc. Através da arte geram-se diferentes benefícios, sejam pessoais ou de grupo. Promove-se a participação das pessoas na resolução dos problemas que carecem de transformação, para que estas possam viver uma vida mais digna.
Neste webinar, através da experiência num bairro considerado desfavorecido numa cidade da Andaluzia, em Espanha, iremos explorar a forma como a arte, especificamente a fotografia e o cinema, favorecem a recuperação da história deste bairro a partir das narrativas dos próprios vizinhos. O ponto de partida é, assim, a memória histórica para desestigmatizar e tornar visível uma realidade que, em geral, sempre foi contada por outros, e não pelos seus protagonistas. O objetivo é que os jovens do bairro recebam o que a sua comunidade lhes conta para transformar o seu futuro, e promover processos de desenvolvimento humano centrados nos territórios e nas pessoas.
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória, estando limitada ao número de vagas disponíveis.
A aula será gravada para arquivo digital de acesso público, no quadro do projeto de pesquisa: Refugee Research for (Post)Covid-19. National Measures and Local Actions in the Algarve: A Digital Tour for Access to Adequate Housing and Living Conditions, https://doi.org/10.54499/2021.03008.CEECIND/CP1672/CT0008.
Dados de acesso:
Link para aula aberta (aqui)
ID: 975 2355 8554
Senha: 239951
Esta publicação também está disponível em: Inglês