Divulgação

Carlos Santos ministra seminário de Ciências da comunicação sobre “Jornalismo Transnacional: Um olhar ao estudo de caso dos Media em Cabo Verde”


O próximo Seminário de Ciências da Comunicação, com o tema “Jornalismo Transnacional: ameaças, desafios e novas oportunidades. Um olhar ao estudo de casos dos Media em Cabo Verde.”, será ministrado pelo Jornalista Carlos Santos. A sessão realiza-se no dia 21 de março, no Anfiteatro 1.3 (híbrido) do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, da Universidade do Algarve, às 15h e estará disponível online, aberto ao público.

O jornalista Carlos Santos começou a exercer o jornalismo em 1991, período de abertura do país ao multipartidarismo e à democracia. A sua atividade profissional tem sido, essencialmente, na rádio nacional, com breve passagem pela televisão e colaborações em jornais. Desde 2013, é correspondente da RDP-Africa em Cabo Verde. Vencedor do Prémio Nacional de Jornalismo por três vezes, em 2014, 2016 e 2023. Foi Gestor Único da Agência Cabo-Verdiana de Notícias, INFORPRESS; presidente do Sindicato dos Jornalistas de Cabo Verde (2018–2020); e diretor da Rádio Nacional de Cabo Verde (2006–2008 e 2011–2013). É utor do livro “O Megafone do Poder”, publicado em 2017.

O seminário será em modo híbrido e é promovido no âmbito da Unidade Curricular de Comunicação Transnacional lecionada pela Professora Cármen Monereo aos alunos de 2.º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação. Link (aqui).

Ciclo de Seminários de Ciências da Comunicação é uma iniciativa que tem vindo a desenvolver-se nos últimos anos, em articulação com profissionais e comunidade. As sessões são promovidas pelos investigadores do grupo de trabalho em Ciências da Comunicação do CIAC, docentes nos cursos de licenciatura em Ciências da Comunicação e mestrado em Comunicação e Media Digitais da ESEC-UAlg.


Esta conferência é apoiada por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos «UIDB/04019/2020» e «UIDP/04019/2020».