Divulgação

Carlos Santos ministra seminário de Ciências da comunicação sobre “Jornalismo Transnacional: Um olhar ao estudo de caso dos Media em Cabo Verde”
O próximo Seminário de Ciências da Comunicação, com o tema “Jornalismo Transnacional: ameaças, desafios e novas oportunidades. Um olhar ao estudo de casos dos Media em Cabo Verde.”, será ministrado pelo Jornalista Carlos Santos. A sessão realiza-se no dia 21 de março, no Anfiteatro 1.3 (híbrido) do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, da Universidade do Algarve, às 15h e estará disponível online, aberto ao público.
O jornalista Carlos Santos começou a exercer o jornalismo em 1991, período de abertura do país ao multipartidarismo e à democracia. A sua atividade profissional tem sido, essencialmente, na rádio nacional, com breve passagem pela televisão e colaborações em jornais. Desde 2013, é correspondente da RDP-Africa em Cabo Verde. Vencedor do Prémio Nacional de Jornalismo por três vezes, em 2014, 2016 e 2023. Foi Gestor Único da Agência Cabo-Verdiana de Notícias, INFORPRESS; presidente do Sindicato dos Jornalistas de Cabo Verde (2018–2020); e diretor da Rádio Nacional de Cabo Verde (2006–2008 e 2011–2013). É utor do livro “O Megafone do Poder”, publicado em 2017.
O seminário será em modo híbrido e é promovido no âmbito da Unidade Curricular de Comunicação Transnacional lecionada pela Professora Cármen Monereo aos alunos de 2.º ano da licenciatura em Ciências da Comunicação. Link (aqui).
O Ciclo de Seminários de Ciências da Comunicação é uma iniciativa que tem vindo a desenvolver-se nos últimos anos, em articulação com profissionais e comunidade. As sessões são promovidas pelos investigadores do grupo de trabalho em Ciências da Comunicação do CIAC, docentes nos cursos de licenciatura em Ciências da Comunicação e mestrado em Comunicação e Media Digitais da ESEC-UAlg.
Esta conferência é apoiada por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito dos projetos «UIDB/04019/2020» e «UIDP/04019/2020».