Chamada de trabalhos

Chamada de Trabalhos para a revista ROTURA a decorrer até 30 de abril de 2025


ROTURA — Revista de Comunicação, Cultura e Artes tem a decorrer a chamada de trabalhos. O dossiê temático será sobre “Visualidade situada e partilhada: representações de e desde as mulheres”. O período de submissão de artigos encerra-se em 30 de abril de 2025.

Nesta edição, pretende-se “enfatizar o acordo com os postulados da epistemologia feminista, visando explorar as relações entre o poder, o conhecimento e a representação, atendendo às narrativas visuais com potencial transformador desde a criação colaborativa, propostas de pensamento, ação ou análise que imaginem e abram possibilidades encerradas” (Butler, 2020). Procura-se entender “o poder das representações contemporâneas que surgem da relação entre pessoas e imagens e movem-nos à ação” (García Varas, 2019) para indagar como articular novos e/ou radicais modos de interpelar os sistemas dominantes da produção cultural de e desde as mulheres.

A proposta apresentada enquadra-se na “intenção de ativar uma reflexão coletiva sobre os modos de representação visual de e desde as mulheres que implicam uma localização política, não neutra” (Rich, 1994), assim como em prestar atenção a uma visualidade situada que se articula através das práticas de representação materializadas e corporificadas, pois, como assinala Haraway (1995), “nenhum conhecimento está desligado do seu contexto nem da subjetividade de quem o emite, (…) e ocupar um lugar implica responsabilidade nas nossas práticas”.

São aguardadas contribuições que abordem os seguintes eixos temáticos-analíticos: imaginários e mitos sobre ruralidades desde a cultura e a arte contemporâneas; imagens de arquivo, arquivo de imagens desde uma perspetiva ética e feminista; mediações culturais e visualidades materializadas; a mulher como narradora de histórias e imaginários através das representações visuais e audiovisuais, atrás da câmara ou perante o olhar; visões que explorem a relação entre a terra e a visualidade, e como esta interação é afetada por questões de género e poder; estudos sobre a produção e circulação de imagens que desafiem as narrativas dominantes e proponham novas formas de ver, pensar, sentir, estar e/ou ser.

A edição deste número da revista ROTURA ficará a cargo de Gema Pastor Andrés (Universidade Rey Juan Carlos), Diana Fernández Romero (Universidad Rey Juan Carlos) e Silvia Magro Vela (Universidad Rey Juan Carlos).

Datas Importantes:
Data limite para envio de artigos: 30-04-2025
Notificação de aceitação: 28-06-2025

Envio da versão final: 13-09-2025

Publicação: 30-09-2025

A chamada para a secção Varia, que acolhe artigos com temas livres, bem como Crónicas de Arte e Entrevistas, permanece aberta em fluxo contínuo.

Mais informações (aqui).


Esta publicação também está disponível em: Inglês