Divulgação

CIAC garante financiamento de 473.800 euros do programa EQUIPAR+2 para criar laboratório pioneiro em comunicação de ciência


O Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) viu aprovada uma candidatura ao programa EQUIPAR+2, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O financiamento obtido permitirá a criação do INTERFACE – Laboratório de Tradução Digital, especializadona tradução e visualização de conhecimento científico complexo para o grande público e para a indústria criativa.

A proposta submetida foi uma das selecionadas no âmbito do concurso EQUIPAR+2: Investimento Nacional para o Reforço de Equipamento Científico em Unidades I&D, destinado a modernizar e requalificar o parque científico nacional.

O projeto centra-se na aquisição de equipamento de ponta para produção imersiva e interatividade. De acordo com o coordenador do CIAC, Bruno Mendes da Silva, “o INTERFACE atuará como um laboratório especializado, capaz de transformar dados científicos complexos, por exemplo, da área das ciências da saúde, em narrativas visuais acessíveis e envolventes”​. Os recursos que serão disponibilizados constituirão uma mais-valia para os estudantes dos cursos de Comunicação e Artes da Universidade do Algarve e para os investigadores do CIAC que desenvolvam projetos neste âmbito.

Paralelamente, será criada uma extensão do laboratório, o AI Studio, no polo do CIAC no Instituto Politécnico de Santarém, focando-se em inteligência artificial e literacia digital, com equipamento específico para garantir a inclusão e acessibilidade, como displays braille e periféricos por comando de voz.

A conclusão da instalação e a entrada em pleno funcionamento do laboratório INTERFACE estão previstas para 30 de junho de 2026, cumprindo o calendário de execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta publicação também está disponível em: Inglês