Divulgação

CIAC promove conferência “Metodología e hipótesis para el análisis de las imágenes entre España y Portugal”
O CIAC com o Centro de Estudos Galegos (CEG-UAlg), organizam a conferência “Metodología e hipótesis para el análisis de las imágenes entre España y Portugal”, que terá como orador principal o Doutor Carlos Pazos-Justo (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho).
Um resumo do que será o evento descrito pelos organizadores: “O estudo das imagens, na sua dimensão de discursos de representação do Outro ou do Nós, tem interessado diferentes áreas, desde os estudos de literatura comparada ao “marketing”. Nesta apresentação, enquadrada no campo dos estudos culturais, daremos conta de uma linha de investigação sobre as diferentes imagens em jogo no espaço peninsular, nomeadamente em relação ao caso de Espanha em Portugal e vice-versa. Assim, daremos conta do quadro teórico utilizado, das hipóteses identificadas e de alguns desafios.”
Carlos Pazos-Justo (Redondela, 1975), Doutor em Ciências da Cultura pela Universidade do Minho, é Licenciado em Filologia Galega (1998) e em Filologia Portuguesa (1999) pela Universidade de Santiago de Compostela. Como bolseiro do Instituto Camões é pós-graduado pela Universidade do Porto (2001). É Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa pela Universidade do Minho (2009) e Master em “Cultura Española Contemporánea” (2009) pela Universidade de Alcalá. Foi Leitor do Centro de Estudos Galegos (2003/2008) e na atualidade é Professor da Área de Estudos Espanhóis e Hispano-Americanos do Departamento de Estudos Românicos da Universidade do Minho, onde dirigiu o Mestrado em Espanhol, Língua Segunda e Língua Estrangeira. Ganhou o Prémio Carvalho Calero de Investigação em 2009 com Trajectória de Alfredo Guisado e a sua relação com a Galiza (1910–1921) e presidiu a Asociación Internacional de Estudos Galegos (2022–2024).
A conferência acontecerá no dia 19 de março de 2025, no Anfiteatro C, às 09 horas da manhã.
Esta publicação também está disponível em: Inglês