Exposição

Exposição Desenho, Construção e Vertigem de XANA na Fortaleza de Sagres


A exposição Desenho, Construção e Vertigem do artista plástico Xana (Alexandre Barata) inaugura no próximo sábado, dia 21 de setembro, pelas 15h00, no Centro de Arte Contemporânea da Fortaleza de Sagres.

Com a curadoria de Mirian Tavares e Pedro Cabral Santo, a exposição reúne cerca de 130 desenhos, criados entre 2011 e 2023, organizados em quatro núcleos — OLEB, FELCIA e LBRD; Milagre OLEB; CENTRO; A Passagem. A exposição também apresenta um conjunto de cinco esculturas inéditas, em madeira policromada, concebidas especialmente para este espaço dedicado à Arte Contemporânea.

A abertura da exposição contará com uma vernissage apoiada pela Quinta do Barranco Longo. A mostra ficará patente até ao dia 14 de dezembro de 2024, e pode ser visitada entre as 9h30 às 17h30, sendo a última entrada possível até às 17h00. A folha de sala pode ser consultada (aqui).

Sobre o artista:

Xana nasceu em Lisboa em 1959. Licenciado em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1984. Vive e trabalha em Lisboa, Lagos e Faro, onde foi coautor do projeto de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve, e onde leciona desde 2005. 

Doutorado em Comunicação Cultura e Artes em 2019, pela Universidade do Algarve, com o projeto “Amor, Liberdade e Sabedoria — Dialética de uma construção Visual”. Atualmente, integra a equipa de investigação do CIAC.

Desde 1981 tem vindo a realizar diversas exposições, cenografias ou intervenções em espaços públicos. Em 2005 a Culturgest, em Lisboa, apresentou uma antologia das suas obras intitulada “Arte Opaca e Outros Fantasmas”. 

O seu trabalho mais recente tem-se centrado criação de instalações e construções temporárias de arte pública. Destaca-se a construção, em 2009, do “Arco do Triunfo” no Passeio de Gràcia em Barcelona. Apresentou em 2010, nos jardins da Fundação Calouste Gulbenkian, a instalação “Assembleia”, integrada na exposição “Res Publica”. Em 2012 realizou no Museu do Chiado a instalação “Nova Assembleia e algumas próteses”. 

Constrói, na primavera de 2012, no Parque de Escultura Contemporânea Almourol, Vila Nova da Barquinha, a intervenção escultórica “Uma Casa no Céu”. Realizou a instalação “Amor Libera Lux” no âmbito da iniciativa “Vicente’ 2013” em Belém, Lisboa. Em 2016 realiza intervenções no espaço público do Algarve, no âmbito do projeto “Watt?” (org. LAC e Fundação EDP) 

Em 2017, iniciou a série “Labirinto” no Teatro da Politécnica de Lisboa, com a obra “Labirinto X001”, continuada em 2019 com “Labirinto X002”, na Associação 289, em Faro. Xana está representado em diversos museus e coleções públicas, nomeadamente: o Museu de Serralves no Porto, Kunstlerhaus-Musonturm em Frankfurt, a Fundação Luso-Americana e Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa. 


Centro de Arte Contemporânea da Fortaleza de Sagres
Rua da Fortaleza 8650, 8650-360 Sagres

Horário:
Aberto todos os dias, das 9h30-17h30
(última entrada às 17h00)

Esta publicação também está disponível em: Inglês