Divulgação

Filme “Criadores de Ídolos”, produzido por investigador do CIAC, premiado nos Estados Unidos
A longa-metragem “Criadores de Ídolos”, realizada por Luís Diogo e produzida em parceria com o Professor António Costa Valente, investigador do CIAC, foi distinguida no 11.º Cobb International Film Festival, que decorreu no histórico Strand Theatre de Marietta, em Atlanta, Estados Unidos.
O filme conquistou o prémio de Melhor Longa-Metragem Internacional, impondo-se num panorama competitivo de produções de todo o mundo. Paralelamente, o ator português Ricardo Carriço foi galardoado com o prémio de Melhor Ator Secundário, pela sua interpretação intensa e aclamada pela crítica.
Este novo reconhecimento internacional surge após o sucesso alcançado recentemente no 29.º AVANCA – Festival Internacional de Cinema, onde “Criadores de Ídolos” recebeu o prémio de Melhor Longa-Metragem da Competição Avanca. Estreado no FANTASPORTO, onde venceu o prémio de Melhor Filme Português, o filme segue agora um percurso sólido em festivais de cinema internacionais.
Com uma narrativa ousada e crítica sobre os mecanismos da fama e da manipulação mediática, «Criadores de Ídolos» acompanha a história de Sofia (Rafaela Sá), que descobre a misteriosa Ordem dos Criadores de Ídolos, um grupo clandestino que eterniza celebridades através da eliminação física. O elenco conta ainda com nomes como José Fidalgo, Oceana Basílio e Virgílio Castelo, entre outros.
Produzido pelo Cine-Clube de Avanca e pela Filmógrafo, o filme foi rodado na Trofa e em Castelo Branco, contando com o apoio institucional dos respetivos municípios e do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual.
A vitória nos Estados Unidos marca mais um capítulo de sucesso para o cinema português e para o trabalho de António Costa Valente, consolidando a presença internacional da produção cinematográfica associada ao CIAC.
Mais informações: (Aqui).