Divulgação

Galeria João Bailote em Albufeira acolhe exposição A.R.T.E. de Júlio Antão


A Galeria Municipal João Bailote, em Albufeira, acolhe até ao dia 6 de setembro a exposição «A.R.T.E.», do artista plástico Júlio Antão, natural de Albufeira. A mostra foi inaugurada no passado dia 9 de agosto e conta com curadoria do Professor António Costa Valente, docente da Universidade do Algarve (UAlg) e investigador do CIAC.

Recém-distinguido com o primeiro prémio da Bienal Cores e Formas dos Nossos Artistas, Júlio Antão apresenta uma reflexão crítica nesta exposição e sensível sobre o papel da arte na sociedade contemporânea. Mais do que uma mostra de obras visuais, «A.R.T.E.» propõe-se ser um manifesto de resistência e de intervenção artística.

Segundo o texto curatorial de António Costa Valente, a proposta do artista «é um manifesto de resistência e de intervenção artística perante os caminhos da globalização que, mais do que democratizar a arte, impuseram um padrão de superficialidade e consumo rápido». O curador acrescenta ainda que A.R.T.E. é uma chamada de atenção “provocadora e poética” para o que a arte pode e deve ser: pensamento, confronto, criação, libertação.

O percurso de Júlio Antão tem vindo a afirmar-se pela ligação ao território, à identidade e à experimentação artística, com uma linguagem visual própria e multidisciplinar. O artista é membro fundador e presidente, até 2023, da PAS – Peace and Art Society (Portugal) e detém cargos honorários em instituições culturais e artísticas na Holanda, Coreia do Sul, Turquia e Alemanha, tendo já exposto em diversos países da Europa, América e Ásia.

A inauguração contou com a presença do artista e do curador, proporcionando ao público um contacto direto com uma das vozes mais promissoras das artes visuais no Algarve.

A entrada é livre e a exposição pode ser visitada no horário habitual da Galeria Municipal João Bailote, em Albufeira.