Divulgação

Gloria Gómez-Escalonilla apresentará dois seminários sobre o papel das redes sociais na divulgação literária


Gloria Gómez-Escalonilla, professora da Universidad Rey Juan Carlos, apresentará dois seminários, nos dia 13 e 14 de outubro, sobre o papel das redes sociais na divulgação literária. Gloria está a realizar uma estadia de investigação no CIAC, que se iniciou a 28 de julho e decorre até 26 de janeiro, nomeadamente para fazer um estudo comparativo sobre a presença e a atividade das editoras portuguesas nas redes sociais, e também dos criadores de conteúdo (bookinfluencers) especializados em livros.

Gloria Gómez-Escalonilla é licenciada e doutorada em Ciências da Comunicação e professora na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidad Rey Juan Carlos. Entre as suas linhas de investigação encontra-se a indústria editorial, participando em diversos projetos e publicações, entre as quais se destaca: “Libro y entorno digital, un encuentro de futuro” (2003, Gedisa). Outra linha de investigação que desenvolve é o jornalismo cultural, que se manifesta tanto na investigação — dirigindo o projeto “Cultural Scape. Cartografía de los modelos de mediación literaria en línea” — como em publicações: “La cultura en los medios: el protagonismo de los eventos culturales” (2019, Dykinson); e também no ensino, lecionando a disciplina “El mercado de la Cultura” no Mestrado em Jornalismo Cultural da Universidad Rey Juan Carlos.


Seminário 1: Mudanças nas formas de recomendação de livros/Alterações na recomendação do livro.

Data e hora: 13 de outubro 10:30-12:30

Local: Sala 3.13. Complexo pedagógico. Campus de Gambelas.

Âmbito: Disciplina Comunicação na Contemporaneidade dos cursos Línguas e Comunicação Intercultural, e Línguas, Literaturas e Culturas.

Moderação e organização: Olivia Novoa Fernández

Resumo: O seminário propõe realizar um retrato sobre as mudanças nas formas de recomendar livros, das críticas e meios convencionais às redes digitais. Aborda um retrato da presença das editoras espanholas e portuguesas nas redes sociais e como são os perfis e as publicações que fazem, realizando uma comparação entre as editoras espanholas e portuguesas.

Analisa-se as principais narrativas, concluindo que em muitas publicações se utilizam os influencers, abrindo a possibilidade de debater sobre essa figura que nas redes sociais tem cada vez mais importância.


Seminário 2: O livro e as redes sociais: editoras em rede e bookinfluencers.

Data e hora: 14 de outubro 10:30-12:30

Local: Sala 1.56. Edifício 1. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Campus de Gambelas.

Âmbito: Disciplina Língua e Cultura Espanholas V dos cursos Línguas e Comunicação Intercultural, e Línguas, Literaturas e Culturas.

Moderação e organização: Olivia Novoa Fernández

Resumo: O seminário propõe uma reflexão sobre o papel que as plataformas digitais desempenham na divulgação e no consumo de literatura atualmente. A partir de uma dupla perspetiva — institucional e social — abordar‑se‑á tanto a estratégia das editoras no ambiente digital como a influência dos novos mediadores de leitura, os chamados bookinfluencers.

Numa primeira parte, será apresentada uma panorâmica da presença das editoras literárias nas redes sociais, comparando os casos de Espanha e Portugal. Analisar‑se‑á como estas instituições adaptaram os seus canais de comunicação aos ambientes digitais, que estratégias de promoção literária desenvolveram e de que modo se relacionam com os seus leitores através dessas plataformas.

Numa segunda parte, o seminário centrar‑se‑á na figura do bookinfluencer: criadores de conteúdo que, por meio de resenhas, recomendações, vídeos ou publicações, emergiram como novos atores prescritivos da leitura. Serão expostos os resultados de uma investigação realizada com estudantes espanhóis que oferece dados sobre o perfil sociológico desses influencers e sobre as características das suas publicações e a interação que geram.

Por fim, compartilhar‑se‑á com os assistentes a metodologia aplicada nesse estudo, com o fim de replicar a experiência no contexto português. Deste modo, convidar‑se‑-á os alunos de Portugal a participar na investigação através de um questionário específico sobre as suas próprias práticas leitoras nas redes sociais.

Esta abordagem comparativa permitirá abrir um espaço de diálogo e análise sobre as semelhanças e diferenças no ecossistema digital do livro em ambos os países, bem como sobre os desafios e oportunidades que a comunicação literária encontra hoje num cenário global.


Estes seminários são apoiados por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UID/04019/2025 – CIAC».

Esta publicação também está disponível em: Inglês