Divulgação

Investigadora do CIAC realiza comunicação no Cultural Heritage and the Female Gaze Seminar na FAUP do Porto


A investigadora do CIAC Juliana Wexel participa nesta quinta-feira, 2 de outubro, no Cultural Heritage and the Female Gaze Seminar, promovido pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). No evento, apresenta a comunicação Autoficção e autoescritura nômade na videoarte ARETUSA hydro_VOX (2023-2024)um relato da experiência de criação da videoarte autoficcional que propõe uma reinterpretação feminista do mito da ninfa grega Aretusa, inspirada na fonte d’água homônima da pequena ilha de Ortigia, em Siracusa, na Sicília, Itália. Siracusa é conhecida como città aretusea por sua profunda conexão cultural e arquitetônica com a fonte mitológica. A narrativa de ARETUSA hydro_VOX é resultado de uma escrita autobiográfica e nômade, baseada na incursão artística de Juliana Wexel ao viver em Ortigia entre 2021 e 2023. 

A comunicação concentra-se em especial no fragmento meta_SQUIRT, elaborado por videoanimações generativas 3D criadas por inteligência artificial (IA) e que envolvem representações quanto à sexualidade e à genitália feminina em analogia à fauna, à flora e à água da fonte Aretusa, em Ortigia. ARETUSA hydro_VOX integra uma trilogia de artefactos ciberfeministas oriundos da práxis artística da tese-criação “VULVA É MÍDIA: VULVA ART, VULVARTIVISMO E MÉDIA-ARTE DIGITAL” e foi exibida na categoria vídeo experimental no AVANCA Film Festival 2024 e XV Curta Açores Festival 2024, em Portugal. 
A obra é também processo e resultado do método autoral CyberPerformanCity, que interconecta espaço público, intervenção performativa e ciberespaço, e foi elaborada a partir do cruzamento de metodologias, como a pesquisa feminista baseada em artes, autoetnografia e practice-based research, vinculado aos projetos europeus CyPeT (2022-2023) e COST (European Cooperation in Science and Technology) Action Writing Urban Places: New Narratives of the European City (2020-2023). 
A investigação doutoral de Juliana Wexel é financiada através da Bolsa de Pesquisa UI/BD/150845/2021, pelo Projeto UIDP/04019/2020 no âmbito do Protocolo de Colaboração para Financiamento do Plano Plurianual de Bolsas de Investigação para Estudantes de Doutoramento, celebrado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Unidade de I&D Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), Universidade do Algarve, circunscrita no Doutoramento em Média-Arte Digital-DMAD.
A comunicação Autoficção e autoescritura nômade na videoarte ARETUSA hydro_VOX (2023-2024) integra a Session 2, entre 11h15 e 12h45.A entrada é gratuita.

Sobre o evento Cultural Heritage and the Female Gaze Seminar

Pesquisas recentes têm ampliado a visibilidade das mulheres em projetos arquitetónicos, destacando sua atuação num campo historicamente dominado por protagonistas masculinos. Para além da autoridade, a relação entre mulheres e património cultural revela práticas e experiências diversas que enriquecem a compreensão do ambiente construído. Em homenagem a Raquel Soeiro de Brito, Suzanne Daveau e Gritli von Mitterwallner — nascidas em 1925 e cujos legados continuam a inspirar reflexões sobre gênero e produção de conhecimento —, o programa conta com palestras de Oliver Kessler (Universidade de Bonn) e Antonieta Reis Leite (CES-UC).

A programação completa está disponível (aqui).


Esta publicação também está disponível em: Inglês