Divulgação

Investigadoras do CIAC participam no encontro Knowledge Exchange Event
As investigadoras Isabel Carvalho (CIAC/UAb) e Sílvia Leiria Viegas (CIAC/UAlg) integram o Working Group 2 (WG2) da Cost Action 22149 – Research Network for Interdisciplinary Studies of Transhistorical Deliberative Democracy (CHANGECODE). Irão, neste contexto, participar no encontro Knowledge Exchange Event e reunião do WG2 a decorrer na Universitat de les Illes Balears, em Palma de Maiorca (Espanha), nos dias 28 e 29 de Abril.
O evento visa explorar os seguintes tópicos: “Métodos e abordagens para investigar a democracia deliberativa”, abordando, por exemplo, como integrar a teoria normativa e a investigação empírica, e a diversidade dos métodos de investigação; e ainda “O impacto da tecnologia e da arte nas práticas deliberativas”.
O principal objetivo do evento é sistematizar, conceptualizar e actualizar, do ponto de vista epistemológico, o conhecimento teórico e empírico sobre a influência das práticas deliberativas do passado na tomada de decisões contemporâneas. Com esta ênfase, a Ação é colocada no centro dos debates actuais sobre o papel potencial da democracia deliberativa na estabilização das esferas sociais e políticas, bem como na resposta aos desafios e riscos contemporâneos. A Ação destacará as capacidades humanas de prevenir conflitos através da deliberação e de tomar decisões sobre questões de desenvolvimento mediante o diálogo, colocando-as na vanguarda da nossa investigação.
A Ação irá explorar as relações entre as formas de deliberação do passado, do presente e do futuro, tendo em consideração:
- práticas deliberativas históricas (aspectos diacrónicos);
- cultura, cognição e narrativas de legitimidade (aspectos sincrónicos);
- objectivos da democracia deliberativa, definidos como princípios orientadores destinados a assegurar o bem-estar geral e o desenvolvimento positivo da sociedade (nível integrativo).
Neste sentido, a Ação pretende conceber um quadro de investigação que permita testar o seu conceito original e o seu principal método de estudo — a democracia deliberativa trans-histórica.
A Ação estabelecerá colaborações inovadoras com diversos tipos de partes interessadas e criará uma plataforma internacional interdisciplinar, totalmente aberta e flexível, destinada a debater as abordagens de investigação existentes sobre a tomada de decisões, iniciar novas sinergias e desenvolver um conjunto de ferramentas e orientações que permitam aos decisores políticos e outras partes interessadas conceber e implementar políticas tendo em conta os impactos dos padrões de deliberação enraizados a nível local, nacional e transnacional.
A Ação foi concebida com o intuito de incluir jovens investigadores das TIC em ambientes de investigação interdisciplinares e internacionais.
Isabel Carvalho, Melis Cin (Lancaster University, UK), Slávka Kopčáková e Jana Migašová (Institute of Aesthetics and Art Culture, University of Prešov, Slovakia) irão conduzir o workshop Technology and Art on Deliberative Practices. Este workshop explorará a criação de espaços artísticos formais e informais e práticas artísticas assentes em metodologias participativas que facilitem os processos de democracia deliberativa.
Sílvia Leiria Viegas irá apresentar parte do seu trabalho de pesquisa em curso, Refugee Research for (Post)Covid-19. National Measures and Local Actions in the Algarve: A Digital Tour for Access to Adequate Housing and Living Conditions, relacionado com o acesso à habitação e solo rural no Algarve por imigrantes. A sua apresentação Housing crisis and disadvantaged migrants in the Algarve. A digital approach for innovative deliberative practices, focar-se-á em formas de envolvimento cívico com impacto no sistema de governação e em ferramentas digitais de potencial inovador para práticas deliberativas.