Divulgação

Investigadoras do CIAC publicam artigo: “Videoarte — identidade de género e território na prática da Cidadania Digital”
As investigadoras do CIAC, Sílvia Venturinha Jermias, Ana Isabel Soares, Isabel Cristina Carvalho, publicaram o artigo científico: “Videoarte — identidade de género e território na prática da Cidadania Digital”.
Um resumo do artigo escrito pelas autoras: “Este artigo explora o potencial da Média-arte Digital em prol dos valores da Cidadania e enaltece o ecofeminismo na construção de uma sociedade mais completa, equilibrada e justa. O mundo visual e digital, as imagens em movimento e o cinema são uma referência e influência para a construção atual da sociedade.” e “A identidade de género e território é apresentada conceptualmente como enquadramento sociocultural para a abordagem artística à videoarte da criação da autora, Somos Todos Mar. A análise da referida videoarte reflete a relação entre a mulher e a infância, a poesia e a calma do mar. Este choque de identidade retrata a relação com o mundo — o mar (industrializado). Enquanto caso de estudo, reflete sobre como a videoarte explora as fronteiras de territórios com a intervenção da mulher. A relação estabelecida com o mar transcende-o enquanto fronteira, produtor de oxigénio; ou seja, enquanto elemento que, cultural e historicamente, sustenta e constrói comunidades.”
“Videoarte — identidade de género e território na prática da Cidadania Digital” faz parte da revista internacional de arte e antropologia das imagens e integra: “Cinema (NO) Feminino — n.º9 de 2024 ” na Revista Cinema & Território (C&T), produzida pela Universidade da Madeira (UMa), sob a direção de Christine Escallier.
Mais informações (aqui).
Esta publicação também está disponível em: Inglês