Divulgação

Investigadores do CIAC publicam artigo sobre teatro no ambiente digital
Bruno Miguel Pinheiro, Paulo Duarte Branco e Pedro Alves da Veiga, investigadores do CIAC, publicaram o artigo “Aperfeiçoamento da Formação de Bombeiros Através da Realidade Virtual: Perspetivas Sobre Benefícios, Desafios e Integração Tecnológica”.
Este artigo explora os benefícios e os desafios da integração da RV em programas de formação, destacando as suas vantagens no desenvolvimento de competências práticas e na preparação para situações de emergência complexas. O realismo proporcionado pela RV facilita a imersão dos bombeiros em ambientes virtuais onde podem praticar manobras e tomada de decisões sem os riscos inerentes ao uso de fogo real, aumentando a segurança e permitindo a repetição de cenários sem custos adicionais significativos.
Bruno Miguel Pinheiro é bombeiro sapador no Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa desde 2005. É licenciado em Engenharia de Multimédia e em Informática pelo Instituto Superior de Tecnologias Avançadas de Lisboa. Tem uma pós-graduação em Realidade Virtual e concluiu o mestrado em Informática, no ramo de Dispositivos Móveis e Multimédia, também no mesmo instituto. Atualmente, é doutorando em Média-Arte Digital, numa parceria entre a Universidade do Algarve e a Universidade Aberta.
Paulo Duarte Branco é professor associado e coordenador do Departamento de Projectos e Internacionalização do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas. Para além disso, é professor auxiliar convidado na Escola Superior de Educação de Santarém. Dentro da comunidade do Instituto Superior de Tecnologias Avançadas, assume responsabilidades chave, dirigindo a licenciatura em Engenharia Multimédia e supervisionando o curso de formação profissional em Desenvolvimento de Produtos Multimédia. Doutorou-se em Multimédia na Educação pela Universidade de Aveiro. É membro ativo do Conselho Científico do Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Tem orientado inúmeras teses de mestrado, contribuindo significativamente para o crescimento académico dos seus alunos. Ativamente envolvido em vários projetos de investigação, demonstra empenho em alargar as fronteiras do conhecimento. Para além do domínio académico, é coordenador de projetos Internacionais, nomeadamente no âmbito do programa Erasmus+, promovendo a colaboração global e enriquecendo a experiência educativa.
Pedro Alves da Veiga é doutorado em Média-Arte Digital pela Universidade do Algarve e Universidade Aberta. É professor auxiliar na Universidade Aberta, e vice-diretor do doutoramento em Média-Arte Digital. Foi empreendedor durante mais de duas décadas, com trabalhos premiados de webdesign e multimédia. É membro integrado do Centro de Investigação em Artes e Comunicação, e colaborador do ID+ Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura. A sua investigação centra-se na influência das economias da atenção e experiência no ecossistema da média-arte digital, métodos de investigação baseada em prática artística, e curadoria digital. Utiliza assemblage, programação criativa generativa e audiovisuais digitais nas suas criações artísticas, regularmente expostas em Portugal, Espanha, França, Itália, Holanda, Roménia, Rússia, China, Tailândia, Brasil e Estados Unidos.
O artigo completo encontra-se disponível (aqui).
Esta publicação também está disponível em: Inglês