Publicações do CIAC

Já se encontra disponível o novo número da revista ROTURA sobre “Ficção Viva”
O último número da ROTURA – Revista de Comunicação, Cultura e Artes (vol.2, n.º4), do CIAC, já se encontra disponível online. Sob o título “Ficção Viva”, este número, que contou com a edição e direção da coordenadora do CIAC, Mirian Tavares, juntamente com os investigadores Patrícia Dourado e Francisco Silva Cavalcante Jr., dedicou um dossier ao pensamento ficcional e à urgência de refletir sobre a matéria viva da ficção.
No prefácio da edição,“Propostas Para Uma Ficção Viva”, os editores propõem adicionar aos argumentos da razão a observação atenta de experiências, em estreito diálogo com os estudos dos processos de criação.
No artigo “A silhueta de uma borboleta contra a tela vazia: vestígios da modernidade na experiência de narrar”, Leonardo Moura Mateus parte de reflexões autobiográficas para refletir sobre os espaços de sobrevivência da narrativa no âmbito da vida, do conto, e do cinema. Cruzando o pensamento de Walter Benjamin, Ricardo Piglia e Silviano Santiago, e as obras de Nikolai Leskov, Edilberto Coutinho, e Eduardo Coutinho, constrói-se um pensamento sobre o “se fazer” do gesto de narrar, e os possíveis lugares onde tais gestos continuam ativos no mundo contemporâneo.
O texto “A sala de roteiro no Brasil: um modo híbrido de criação audiovisual — a série o Rei da TV”, de Samir Cheida apresenta uma reflexão sobre a criação de guiões, com o apoio das teorias de processo de criação de Cecília Salles, através da análise da série O Rei da TV, produzida pela Gullane Filmes e exibida na Star Plus. E “Total cinemática musiké: a experiência vídeo-poemática de Patrizia Vicinelli”, da investigadora Marzia D’Amico, explora a história do conceito grego antigo da música e das artes.
No artigo “Relato de processo da obra de Bruno Grilo em exposição colectiva na CASA-MUSEU Abel Salazar com o título A apologia da crise (do desconforto e do diálogo como paradoxo” o colaborador do CIAC faz um relato do processo criativo e expositivo da sua obra artística, que reúne um conjunto de trabalhos desenvolvidos em 2019 para a exposição coletiva na Casa-Museu Abel Salazar, no âmbito do doutoramento em Artes Plásticas. “Imaginários entrelaçados de Brasil e de Portugal em uma performance visual do artista Edicleison de Freitas Cardoso: Uma crónica sobre as múmias”, de Andre Feitosa de Sousa, transpõe imagens e sensações referidas por uma experiência artística de 2024 para a dimensão corrente do texto e o seu possível reflexivo, a partir de um trabalho conduzido no espaço público de Coimbra (Portugal), pelo artista Edicleison de Freitas e a participação de terceiros passantes. “Sleepless nights”, de Pauline Le Pichon, ilustra os cenários perturbadores que a impedem de dormir à noite. Narrativas tão inquietantes e com um aspeto tão realista que se tornam sufocantes para a autora.
“A propósito da palestra de outro dia – notas sobre um cozinheiro-ator e do cinema como arte impressionista” é uma entrevista concedida pelo cineasta Leonardo Mouramateus e pelo ator Mauro Soares às investigadoras Patrícia Dourado e Mirian Tavares, a propósito da palestra “Materialidades da Palavra nos Processos de Criação”, realizada em 16 de maio de 2023, em Faro, no Algarve, no âmbito da disciplina de Materialidades Transversais da Criação, do Mestrado em Processos de Criação da Universidade do Algarve. A entrevista era um material de apoio das investigadoras, cujas perguntas foram enviadas depois da palestra como um meio de ter algum registo material de alguns pontos abordados pelos artistas durante a palestra, e às quais eles gentilmente responderam. As respostas, que foram importantes para o desenvolvimento de outros trabalhos das investigadoras, são aqui compartilhadas com a comunidade científica interessada no estudo dos arquivos da criação e das nuances do gesto ficcional, especialmente destes dois artistas — mas não apenas — em modo de convite para estudos futuros. Entre os pontos abordados estão a palavra enquanto matéria e ferramenta de criação; o laboratório-cozinha do ator-químico-cozinheiro Mauro Soares, algumas memórias de infância; a composição com o vazio; o cinema como arte impressionista para Leonardo Mouramateus, possibilidades para uma ficção viva e o ator como ser diante das coisas.
O dossier “Ficção Viva” inclui ainda sete artigos na secção Varia e um ensaio: “Os apelos sociais nos anúncios televisivos: as mensagens de natal das marcas portuguesas” de Sónia Silva e Fábio Ribeiro; “Advergaming in advertising communication: case Study pepsiman and ias Brand awareness strategy” de Alex Mullo López, Jarelis Peñaherrera Romero e Patricia de Casas Moreno; “Secção de cinema do orfeão: the awakening of film culture in Covilhã and its likins with Salamanca” de Manuel Herrería Bolado; “Romy Schneider em Portugal: Cinema transacional e censura no período Marcelista (1968–1974)” de Jorge Carrega e Ana Bela Morais; “Digital image: The role of apparatus, artificial intelligence, and machine learning in visual Communication in the digital age” de Wilson Caldeira e José Simões; “Literatures of contagion: The Camusian legacy” de Soumia Mejtia; “Vozes femininas contemporâneas: o estudo de caso de our uniforme, de Yegane Moghaddam” de Cátia Peres e Cynthia Levitan; “Em frente ao espelho: a “situação-cinema” segundo Roland Barthes” de Maria João Viegas.
O número da Rotura agora publicado inclui ainda sete artigos na secção Varia e um ensaio: “Os apelos sociais nos anúncios televisivos: as mensagens de natal das marcas portuguesas”, de Sónia Silva e Fábio Ribeiro; “Advergaming in advertising communication: case Study pepsiman and ias Brand awareness strategy”, de Alex Mullo López, Jarelis Peñaherrera Romero e Patricia de Casas Moreno; “Secção de cinema do orfeão: the awakening of film culture in Covilhã and its likins with Salamanca”, de Manuel Herrería Bolado; “Romy Schneider em Portugal: Cinema transacional e censura no período Marcelista (1968–1974)”, de Jorge Carrega e Ana Bela Morais; “Digital image: The role of apparatus, artificial intelligence, and machine learning in visual Communication in the digital age”, de Wilson Caldeira e José Simões; “Literatures of contagion: The Camusian legacy”, de Soumia Mejtia; “Vozes femininas contemporâneas: o estudo de caso de our uniforme, de Yegane Moghaddam”, de Cátia Peres e Cynthia Levitan; e “Em frente ao espelho: a “situação-cinema” segundo Roland Barthes”, de Maria João Viegas.
O CIAC tem a decorrer a chamada de trabalhos para o número especial “Alfamed — Meios Digitais, Direitos e Cidadania: Desafios para a Educação Mediática”, até ao dia 31 de janeiro de 2025
Esta publicação também está disponível em: Inglês