Divulgação

Jorge Santos distinguido em provas públicas de Doutoramento com tese sobre igualdade de género no desporto


No passado dia 8 de julho de 2025, Jorge Santos, investigador do CIAC, defendeu com sucesso a sua tese de doutoramento intitulada A Igualdade de Género no Desporto em Curadoria de Exposição Ativista: o Projeto de Média-Arte Digital Paralelo 3, no âmbito do programa de Doutoramento em Média-Arte Digital da Universidade do Algarve.

A investigação, foi aprovada com a classificação final de Muito Bom com distinção e louvor, perante o júri. A tese parte das desigualdades de género no desporto para explorar de que forma a curadoria ativista, aliada à média-arte digital, pode contribuir para a consciencialização e mudança social. Através da exposição «MULHERES NO DESPORTO – Pioneirismo, Desafios, Inspiração, Igualdade», apresentada no Museu Nacional do Desporto, Jorge Santos propõe um modelo de curadoria que integra narrativas transmédia, expressão artística e tecnologia digital, promovendo experiências imersivas e educativas.

A exposição, desenvolvida no âmbito do projeto Paralelo 3 – Artivismo ao Cubo, constitui o estudo de caso desta investigação, demonstrando como a fusão entre ficção e realidade pode ampliar o envolvimento do público e aprofundar a reflexão sobre questões sociais urgentes. Através de uma abordagem qualitativa e participativa, o autor documenta todo o processo expositivo num Diário Digital de Bordo, complementado por inquéritos e observação direta das interações dos visitantes com as obras digitais.

A investigação destaca-se pela sua relevância social e pela originalidade metodológica, ao combinar curadoria, arte e ativismo na promoção da igualdade de género no desporto, reforçando o papel dos museus como agentes de transformação social.