Divulgação

Mirian Tavares publica artigo no e-book “Vidas: Formas de…”
Mirian Tavares, vice-coordenadora do CIAC, publicou o artigo “Contra o método: Recuperar os sentidos na era da hiperformatação” no e-book “Vidas: Formas de…”.
Com organização de Robson Xavier da Costa e José Maximiano Arruda Ximenes de Lima, a obra é fruto das comunicações apresentadas nos encontros da ANPAP – Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, realizados em 2022 e 2023.
O 32º Encontro Nacional da ANPAP – FORMAS DE VIDA, realizado em 2022 em Fortaleza (Brasil), e o 33º Encontro Nacional da ANPAP – VIDAS, realizado no ano seguinte em João Pessoa (Brasil), refletiram sobre as heterogéneas formas de ser e estar em um mundo permeado de complexas crises culturais, políticas, sanitárias, alimentares e ambientais. Em 2021, (re)existimos ao desconhecido e mortal coronavírus. Em 2022, a Associação reforçou a sua existência por meio de pesquisas e mostras artísticas, que mesmo em um evento on-line, se mostrou desafiador, potente, sensível e criativo. Em 2023, vislumbrando esperanças de recuperação da dignidade da pesquisa académica em/sobre artes visuais em todo o território brasileiro, fomentou-se a reflexão sobre como essas formas de vida – artística e estética – constroem e expõem em suas narrativas autobiográficas.
Mirian Tavares também foi conferencista convidada, participando na conferência de abertura na edição de 2023.
O e-book, lançado recentemente, pode ser descarregado em: https://zenodo.org/records/17131808
Esta publicação também está disponível em: Inglês