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Pré-lançamento da publicação “Vozes Vivas: indagações das vocalidades da cena” realizado na ESTC
Nos dias 30 e 31 de maio de 2025, a Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC), em Amadora, acolheu o II Encontro Internacional Vozes da Voz nas Artes Vivas. O evento, realizado no Estúdio de Teatro João Mota, teve como destaque o pré-lançamento da publicação Vozes Vivas: indagações das vocalidades da cena, coordenada por Sara Belo e Juliana Rangel, investigadoras do CIAC.
A publicação nasce de uma continuidade investigativa e artística iniciada no encontro “Vozes da Voz nas Artes Vivas”, realizado em novembro de 2023, em parceria entre a ESTC/IPL e o Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (Brasil). Esse encontro propôs um intercâmbio entre práticas performativas, processos criativos e pedagogias da voz no teatro contemporâneo, colocando a voz como fenómeno sensível, ético e político.
Como pensar a voz?
Como um movimento de ar que vibra no corpo profundo, atravessa a garganta e encontra, no ouvido do outro, ressonância. Uma voz viva, corpórea e irreproduzível, como propõe Adriana Cavarero — uma vibração de carne que se ouve e se sente. É com esse olhar que Vozes Vivas convida o leitor a refletir sobre a voz enquanto relação, presença e criação.
O evento começou a 30 de maio com uma sessão de boas-vindas, seguida da apresentação de alunos e da conversa de abertura com Anabela Duarte, cantora e investigadora, que compartilhou experiências da sua trajetória entre a música pop, experimental e a ópera. A tarde continuou com uma mesa-redonda sobre Poéticas da Voz na Cena Contemporânea Portuguesa, mediada por Sara Belo e Rodrigo Spina, com a participação de Bruno Bravo, Margarida Marecos, Pedro Gil e Marina Campanatti. À noite, foi apresentado o processo de pesquisa de pós-doutoramento de Rodrigo Spina e, logo após, o CD Voz Nua, de Sara Belo.
No dia 31 de maio, realizou-se um encontro online com professores e investigadores para a formação de uma rede internacional de cooperação e pesquisa em poéticas da voz.
A publicação, atualmente em fase de pré-lançamento enquanto aguarda financiamento para a sua edição completa, reúne textos de artistas, docentes e investigadores que exploram as múltiplas camadas da vocalidade na cena contemporânea.
Índice da publicação:
- Apresentação – Luca Aprea
- Introdução – Sara Belo e Juliana Rangel
- Vozes da Voz: Entrevista com Fátima Miranda – Juliana Rangel e Sara Belo
- Em busca de uma voz-intuição nas práticas performativas contemporâneas – Bruno Pereira
- Voz-versatilidade no teatro-música do séc. XX – Maria João Serrão
- Desafios na performance vocal junto à máquina sonora SerBanda – Cesar Lignelli
- Práticas da pedagogia vocal – propostas de pesquisa da singularidade da voz – Sara Belo
- Dos sons da voz: voz, espaço e biblioteca na arte teatral – Hector Briones
- Pedagogias da voz – Maria Repas
- Expectativas, juízos, exigências e falhas: a (des)crença na perfetibilidade da voz – João Miguel E. Henriques
- Vocalidades expandidas em elos: proposições performativas para uma imersão voz-ambiente em relação ecológica com a vida – Juliana Rangel
- Carvings, um impasse (para ser lido em voz alta) – Maria Duarte
A obra, em sua diversidade de abordagens e práticas, reitera a centralidade da voz enquanto campo de investigação artística e partilha sensível, alinhando-se aos objetivos do CIAC de fomentar projetos interdisciplinares nas artes e na comunicação.
Apoios e realizações:
ESTC, CIAC/FCT, Instituto de Cultura e Arte (UFC), IA | UNICAMP, FAPESP (Processo n.º 2024/12853-2), FAEPEX, European University.