Divulgação

Prémio Novas Dramaturgias José Louro conta com participação de investigadores do CIAC
O Teatro das Figuras, a ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve/Teatro Lethes, o CIAC- Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Faculdade, Ualg, em parceria com a Câmara Municipal de Faro, o CET- Centro de Estudos de Teatro da Universidade de Lisboa e a Sociedade Portuguesa de Autores, com o patrocínio das empresas Grupo Rolear e Metalofarense e o apoio do Club Farense, lançam, este ano, o Prémio Novas Dramaturgias José Louro. Este prémio visa distinguir a escrita dramática de uma peça de teatro inédita em língua portuguesa e conta com parte do júri formado por investigadores do CIAC.
O texto vencedor será levado a cena no início de 2026, com estreia no Teatro das Figuras e, posteriormente, apresentações no Teatro Lethes, em Faro. A encenação ficará a cargo de Luís Vicente, ator, encenador e Diretor Artístico da ACTA Teatro – A Companhia de Teatro do Algarve.
Este prémio visa homenagear o professor José Luís Louro (Coimbra, 1933 – Faro, 2018), pedagogo, dramaturgo e encenador, um dos nomes mais relevantes da História do Teatro no Algarve. José Louro foi um impulsionador de teatro não só em Faro mas na região, foi programador do Teatro Lethes no ano de 2001, tendo também feito parte do Conselho de Administração deste último. A sua paixão pelo Teatro levou-o a apoiar a criação de várias companhias, como foi o caso do SinCera – Grupo de Teatro Universitário (1990) e da ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve (1995).
Este prémio tem ainda uma componente formativa: um Workshop de Escrita Dramática, dentro do Curso Livre da Escola de Verão em Genética Teatral da Universidade do Algarve, a decorrer em 2025, possibilitado pela parceria com o CIAC.
O vencedor desta primeira edição irá receber um prémio monetário no valor de 3.000,00 € (três mil euros). As candidaturas devem ser submetidas por formulário online, até dia 31 de maio de 2025.
Formulário de candidatura (aqui).
Regulamento da 1ª edição (aqui).